Vol. 20 Núm. 2 (2020): Dossiê "Música em quarentena"

					Ver Vol. 20 Núm. 2 (2020): Dossiê "Música em quarentena"

Además de las obras recibidas con temas libres, v. 20 n. 2 de Revista Música presenta el dossier “Música en cuarentena”, que recoge artículos e informes seleccionados por los editores invitados, con reflexiones y experiencias de músicos y profesores de música, sobre las actividades musicales (pedagógicas, artísticas y terapéuticas) realizadas durante la cuarentena promulgada. desde marzo de 2020 (en Brasil), cuando las clases presenciales y las actuaciones musicales fueron prohibidas debido a las medidas para contener la pandemia de coronavirus en todo el mundo. El dossier se divide en tres sub-áreas de interés: Educación Musical, coordinado por la profesora Magali Kleber y la profesora Luciane Garbosa; Performance Musical, coordinada por la profesora Sonia Ray; Salud y emociones del músico, coordinado por la profesora Luciane Cuervo.

Esta edición también incluye dos traducciones de textos referenciales, "Etnomusicología" de Jean-Jacques Nattiez y "Sagrado y profano en la música", de Thrasybulos Georgiades. Este volumen cierra el relato del compositor Harry Crowl sobre la creación de su cuarteto de cuerda nº 3, con el coro SATB, "Corona", una reflexión musical sobre la pandemia y su impacto humano.

Las contribuciones son de investigadores de diferentes regiones de Brasil y del exterior.

Publicado: 2020-12-20

Número completo

Editorial

  • Editorial

    Paulo de Tarso Salles
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180239

Artículos

  • O Regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra

    Luciano Camargo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173758
  • Un análisis de la interpretación coreográfica de Erosión, música de ballet de Heitor Villa-Lobos, de Luiz Bongiovanni.

    Charlotte Caroline Riom
    17-48
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176298
  • O Verbo Entoado: Uma breve reflexão sobre a palavra cantada e seus desdobramentos

    Jorge Fernando Barbosa do Amaral
    49-62
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173069
  • Música armorial revisão bibliográfica

    Marília Paula dos Santos
    63-98
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.172263
  • Sisterly Conflict: Music and Text in Richard Strauss' Elektra (1909)

    David Gomiero Molina
    99-118
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.169716
  • J. Octaviano e Oscar Guanabarino: “a verdade é uma aposta de lutas”

    Humberto Amorim
    119-172
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174582
  • Música de Mbira: Lentes e reflexões ampliadoras de conceito(s) e significado(s) da Música

    Micas Orlando Silambo
    173-192
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175175
  • A Sonata do Girassol Vermelho: contribuições para a literatura musical para viola

    Semitha Heloisa Matos Cevallos
    190-218
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175139
  • Perspectives on Beethoven’s Middle and Late Periods: Developments in his Writing for Cello in the Op. 69 and Op. 102 Sonatas

    Elise Pittenger
    223-238
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176085
  • Dossiê "Música em quarentena": Apresentação

    Magali Oliveira Kleber, Luciane Wilke Freitas Garbosa, Sonia Ray, Luciane Cuervo
    I-IV
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180209
  • (Re)Ações da Associação Brasileira de Educação Musical em tempos de pandemia: entre adaptações e a construção de um novo futuro

    Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Mário André Wanderley Oliveira
    239-258
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179804
  • Fladem Brasil: ações de resistência em meio à pandemia de COVID-19

    Glauber Resende Domingues, Leonardo Moraes Batista
    259-282
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179805
  • Ações, interações e transformações da Performance musical no confinamento

    Sonia Ray
    283-296
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180193
  • Em busca da clarineta perdida: conexão com a performance no reencontro com meus instrumentos

    Ricardo José Dourado Freire
    297-312
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179210
  • A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia

    Sonia Regina Albano de Lima
    313-336
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179790
  • Virtual flauta doce: projetos de extensão integrados com atividades não presenciais

    Isamara Alves Carvalho, Patrícia Michelini Aguilar, David Castelo
    337-350
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179788
  • "And Harry doesn't mind if he doesn't make the scene...": Repensando a performance durante a pandemia de 2020

    Fabio Soren Presgrave
    351-356
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179789
  • Percepções do impacto da pandemia no meio acadêmico da música: um ensaio aberto sobre temporalidades e musicalidades

    Luciane Cuervo, Pedro Ricardo Bücker Santiago
    357-378
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180068
  • O estresse gerado pela pandemia como risco para adoecimento mental e físico do músico a partir das neurociências cognitivas

    Viviane Louro, Fabiana dos Santos Louro, Plinio Gladstone Duarte
    379-396
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.178817
  • O uso da música para a regulação do estado de ânimo no período pós-COVID-19

    João Fortunato Soares-Quadros Junior, Carmen María Román-Torres, Alberto Joaquim Gouveia Diniz Neto, Ivo Freitas Santana
    397-416
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180074

Tradução

  • Etnomusicologia

    Jean-Jacques Nattiez; Marcos Branda Lacerda, Lucas de Lima Coelho
    417-434
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176385
  • Sacro e profano na música

    Thrasybulos Georgiades; Igor Baggio
    435-450
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174976

Partitura