Fladem Brasil: ações de resistência em meio à pandemia de COVID-19

Autores

  • Glauber Resende Domingues Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Forum Latino Americano de Educação Musical - Brasil
  • Leonardo Moraes Batista Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Forum Latino Americano de Educação Musical - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179805

Palavras-chave:

Fladem Brasil, Educação Musical, Pedagogias Abertas, COVID-19

Resumo

Este texto pretende apresentar algumas ações de resistência forjadas pela seção brasileira do FLADEM (Foro Latino Americano de Educación Musical), o Fladem Brasil, como medidas para atravessar e resistir à Pandemia de COVID-19 que tem assolado o mundo e, por conseguinte, o Brasil. Na introdução contextualizaremos o que é o FLADEM e como tem sido o enfrentamento à pandemia por intermédio do isolamento social. A primeira parte do texto pretende apresentar a constituição e a realização das lives Fladem Brasil. Já na seção posterior pretendemos explicitar questões acerca do processo de realização das lives pedagógicas e formativas. Na terceira parte traremos alguns desdobramentos destas duas ações que ocorreram no final do primeiro semestre de 2020 e que resultaram no curso  “Das pedagogias abertas à práxis escancarada”. Na quarta e última seção discorreremos sobre a última ação do Fladem Brasil, que foi o Seminário Nacional. Ao final procuraremos apontar o que temos como instituição aprendido com este momento de isolamento físico e quais percepções temos em relação a ações futuras do Fladem Brasil acerca do pós-pandemia, que já é hoje.

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Biografia do Autor

  • Glauber Resende Domingues, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Forum Latino Americano de Educação Musical - Brasil

    Glauber Resende Domingues é doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Licenciatura em Música pela Escola de Música da mesma universidade. Professor de Música no Colégio de Aplicação da UFRJ. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado 'Gêneros musicais latino-americanos na Educação Básica: abordagens interseccionais' no CAp UFRJ. Integra o Grupo de Pesquisa Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica (PPGE-UFRJ). É o atual Presidente do Fladem Brasil (Seção brasileira do Foro Latino-Americano de Educación Musical) - 2020-2022. Membro do GT 24 (Educação e Arte) da ANPEd. Tem interesse pelos estudos acerca da Educação Musical como foco nos processos pedagógicos de escuta em experiências estéticas com o som na Música e em outras expressões artísticas, nas Epistemologias Latino-americanas (do Ensino) da Música e nas questões LGBTQIa+ na Educação Musical < http://lattes.cnpq.br/9408325715410458>.

  • Leonardo Moraes Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Forum Latino Americano de Educação Musical - Brasil

    Leonardo Moraes Batista é preta bixa e indivíduo periferizado urbano. É filho de Selma Moraes Batista, irmão de Vanessa Moraes Batista, sobrinho de Luciana Maria Moraes, Bernadete de Fátima Moraes, Lúcia Maria Moraes, Edna Moraes e Neto de Maria de Lourdes Diogo Moraes – forjado e criado no matriarcado de mulheres negras. É pesquisador, musicista, educador e curador. É Licenciado em Música (2012) e Especialista em Educação Musical (2014) pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CeU). Mestre em Educação Musical (2015), Doutorando em Etnomusicologia (2018) e pesquisador no Laboratório de Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo o Grupo de Pesquisa NEGÔ o espaço de pesquisa, interlocução e produção de conhecimento. É membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e do Fórum Latino Americano de Educação Musical (FLADEM) - Fladem Brasil. É professor colaborador no Curso de Especialização em Educação Musical do Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CeU)/FLADEM, no qual desenvolve orientações de pesquisas. Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: educação musical, etnomusicologia, educação, arte educação e seus desdobramentos, tais como: decolonialidade, interculturalidade, contracolonialidade, diversidade cultural, cultura, relações étnico-raciais, formação de professores e políticas de educação brasileira. <http://lattes.cnpq.br/6703096527905876> .

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Publicado

2020-12-20

Como Citar

Fladem Brasil: ações de resistência em meio à pandemia de COVID-19. (2020). Revista Música, 20(2), 259-282. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179805