v. 20 n. 2 (2020): Dossiê "Música em quarentena"

					Visualizar v. 20 n. 2 (2020): Dossiê "Música em quarentena"

Além dos trabalhos recebidos com temáticas livres, o v. 20 n. 2 da Revista Música apresenta o dossiê “Música em quarentena”, que reúne artigos e relatos selecionados pelas editoras convidadas, com reflexões e experiências de músicos(as) e professores(as) de Música, a respeito das atividades musicais (pedagógicas, artísticas e terapêuticas) realizadas durante a quarentena decretada desde março de 2020 (no Brasil), quando aulas presenciais e apresentações musicais foram interditados por causa das medidas de contenção da pandemia de Coronavírus em todo o mundo. O dossiê é dividido em três subáreas de interesse: Educação Musical, coordenada pela professora Magali Kleber e pela professora Luciane Garbosa; Performance Musical, coordenada pela professora Sonia Ray; Saúde e emoções do músico, coordenada pela professora Luciane Cuervo.

Esta edição ainda apresenta duas traduções de textos referenciais, "Etnomusicologia" de Jean-Jacques Nattiez  e "Sacro e profano na música", de Thrasybulos Georgiades. Fecha este volume o relato do compositor Harry Crowl sobre a criação de seu Quarteto de cordas nº 3, com coro SATB, "Corona", uma reflexão musical sobre a pandemia e seu impacto humano.

As contribuições são de pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do Brasil e do exterior.

Publicado: 2020-12-20

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Paulo de Tarso Salles
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180239

Artigos

  • O Regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra

    Luciano Camargo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173758
  • Uma análise da releitura coreográfica de Erosão, música de balé de Heitor Villa-Lobos, por Luiz Bongiovanni

    Charlotte Caroline Riom
    17-48
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176298
  • O Verbo Entoado: Uma breve reflexão sobre a palavra cantada e seus desdobramentos

    Jorge Fernando Barbosa do Amaral
    49-62
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173069
  • Música armorial revisão bibliográfica

    Marília Paula dos Santos
    63-98
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.172263
  • Irmãs em conflito: música e texto em Elektra (1909) de Richard Strauss

    David Gomiero Molina
    99-118
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.169716
  • J. Octaviano e Oscar Guanabarino: “a verdade é uma aposta de lutas”

    Humberto Amorim
    119-172
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174582
  • Música de Mbira: Lentes e reflexões ampliadoras de conceito(s) e significado(s) da Música

    Micas Orlando Silambo
    173-192
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175175
  • A Sonata do Girassol Vermelho: contribuições para a literatura musical para viola

    Semitha Heloisa Matos Cevallos
    190-218
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175139
  • Perspectivas sobre a Segunda e Terceira Fase de Beethoven: Desenvolvimentos em sua Escrita para Violoncelo nas Sonatas Op. 69 e Op. 102

    Elise Pittenger
    223-238
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176085
  • Dossiê "Música em quarentena": Apresentação

    Magali Oliveira Kleber, Luciane Wilke Freitas Garbosa, Sonia Ray, Luciane Cuervo
    I-IV
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180209
  • (Re)Ações da Associação Brasileira de Educação Musical em tempos de pandemia: entre adaptações e a construção de um novo futuro

    Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Mário André Wanderley Oliveira
    239-258
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179804
  • Fladem Brasil: ações de resistência em meio à pandemia de COVID-19

    Glauber Resende Domingues, Leonardo Moraes Batista
    259-282
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179805
  • Ações, interações e transformações da Performance musical no confinamento

    Sonia Ray
    283-296
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180193
  • Em busca da clarineta perdida: conexão com a performance no reencontro com meus instrumentos

    Ricardo José Dourado Freire
    297-312
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179210
  • A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia

    Sonia Regina Albano de Lima
    313-336
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179790
  • Virtual flauta doce: projetos de extensão integrados com atividades não presenciais

    Isamara Alves Carvalho, Patrícia Michelini Aguilar, David Castelo
    337-350
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179788
  • "And Harry doesn't mind if he doesn't make the scene...": Repensando a performance durante a pandemia de 2020

    Fabio Soren Presgrave
    351-356
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179789
  • Percepções do impacto da pandemia no meio acadêmico da música: um ensaio aberto sobre temporalidades e musicalidades

    Luciane Cuervo, Pedro Ricardo Bücker Santiago
    357-378
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180068
  • O estresse gerado pela pandemia como risco para adoecimento mental e físico do músico a partir das neurociências cognitivas

    Viviane Louro, Fabiana dos Santos Louro, Plinio Gladstone Duarte
    379-396
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.178817
  • O uso da música para a regulação do estado de ânimo no período pós-COVID-19

    João Fortunato Soares-Quadros Junior, Carmen María Román-Torres, Alberto Joaquim Gouveia Diniz Neto, Ivo Freitas Santana
    397-416
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180074

Tradução

  • Etnomusicologia

    Jean-Jacques Nattiez; Marcos Branda Lacerda, Lucas de Lima Coelho
    417-434
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176385
  • Sacro e profano na música

    Thrasybulos Georgiades; Igor Baggio
    435-450
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174976

Partitura

  • Quarteto de cordas nº 3, com coro SATB, "Corona": relato sobre o contexto da composição e partitura da obra

    Harry Crowl
    451-461
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179849