J. Octaviano e Oscar Guanabarino: “a verdade é uma aposta de lutas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174582

Palavras-chave:

Oscar Guanabarino, João Octaviano Gonçalves, J. Octaviano, Crítica musical, Lutas de representatividade na música

Resumo

O artigo intenta cruzar alguns vestígios das disputas práticas e simbólicas que giraram em torno da música de concerto no Brasil durante as primeiras décadas do século XX, tomando como objeto de estudo a relação entre o compositor, pianista e professor João Octaviano Gonçalves (1892-1962) e o crítico Oscar Guanabarino (1841-1937). Um dos pontos decisivos foi tentar desvelar algumas das camadas soterradas que compuseram o campo de concorrências no qual ambos atuavam, conectando as suas projeções individuais aos interesses de grupo. Com um referencial ancorado em historiadores culturais (CHARTIER, 2002; BOURDIEU, 1996; CERTEAU, 1982) e em diálogo com a literatura brasileira mais recente dedicada ao tema (GOLDBERG; OLIVEIRA, 2019; PASSAMAE, 2017), foram levantadas 50 fontes em jornais e periódicos da época para sustentar as discussões. Os resultados sugerem que ao lado das trajetórias e crenças pessoais se articulam lutas de representatividade mais amplas que são decisivas para ensejar posicionamentos. Por isso, a importância de se relacionar “os discursos proferidos com a posição de quem os utiliza” (CHARTIER, 2002:17) ou, ainda que parcialmente, resgatar “o gesto que liga as ‘ideias’ aos lugares.” (CERTEAU, 1982: 64).

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Biografia do Autor

  • Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical (Violão, Música Popular Brasileira/Arranjo e Licenciatura). Em 2014, recebeu bolsa integral da Fonds de Dotation Porosus para cursar o II Máster de Violão Clássico da Universidade de Alicante (ESP), onde estudou com David Russel, Manuel Barrueco, Hopkinson Smith, Paul O’dette, Roberto Aussel, Fábio Zanon, entre outros. Aos 28 anos, tornou-se o mais jovem efetivo a ingressar no corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona a cadeira de violão desde 2007. Também é o pesquisador mais jovem a publicar pela Academia Brasileira de Música, instituição pela qual lançou 02 livros: Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último esgotado e considerado pela crítica “a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil” (Revista Violão Pro, 2009), “um estudo minucioso” (Revista Concerto, 2010) e “leitura obrigatória para quem quiser entender a obra do compositor para o instrumento” (Jornal da Associação de Violão do Rio de Janeiro, 2010). Sua discografia inclui 01 Documentário-Musical (Céus de Rondônia/FUNARTE-2012) e 01 DVD (Tacuchian por Humberto Amorim/ABM-2015). Dentre os diversos concursos, prêmios e editais nos quais foi laureado, destacam-se a Bolsa Interações Estéticas 2012 (FUNARTE) e a Bolsa de Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-R 2015/FBN).

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Publicado

2020-12-20

Como Citar

J. Octaviano e Oscar Guanabarino: “a verdade é uma aposta de lutas”. (2020). Revista Música, 20(2), 119-172. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174582