Em busca da clarineta perdida: conexão com a performance no reencontro com meus instrumentos

Autores

  • Ricardo José Dourado Freire Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179210

Palavras-chave:

Clarineta, Pesquisa em Performance, Produção de Vídeos, Mídias sociais, quarentena

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre os procedimentos de divulgação pública de um processo de coleta de dados sobre performance musical. Este processo de pesquisa aconteceu em decorrência das restrições impostas pela pandemia do COVID19, quando os protocolos de pesquisa estão sendo mediados por dinâmicas relacionadas tanto com a produção de vídeos quanto por dinâmicas de interação com mídias sociais. A convergência de métodos de pesquisa, produção artística e divulgação na internet criou um novo ambiente para realização de investigações artísticas. O projeto de pesquisa que foi estabelecido em três etapas: 1) Definição do projeto de performance, 2) Produção de vídeos para internet, e 3) Elaboração de estratégias de divulgação em mídias sociais. O projeto Desafio com 15 clarinetas foi realizado em Novembro de 2020, com pré-produção entre agosto e outubro, produção e publicação dos vídeos, entre 1 e 20 de novembro, nas plataformas Facebook, Instagram e Youtube. O projeto consistiu na gravação em vídeo da peça Hommage à Strauss de Béla Kovács com 15 configurações de instrumento, boquilha e palheta. O propósito desta experiência foi a preparação e divulgação de uma performance musical nas mídias sociais explorando as possibilidades atuais de elaboração de conteúdo, produção e divulgação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo José Dourado Freire, Universidade de Brasília

    Possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1992), Bacharelado em Música pela Universidade de Brasília (1991), Master of Music - Michigan State University (1994) e Doctoral In Musical Arts - Michigan State University (2000). Atuou como fundador e presidente da Associação Brasileira de Clarinetistas e atua como professor associado IV da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Performance Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: clarineta, performance musical, teoria musical e educação musical.

Referências

ALMEIDA, Andre; GEORGE, David; SMITH, John; WOLFE, Joe. The clarinet: How blowing pressure, lip force, lip position and reed “hardness” affect pitch, sound level, and spectrum. The Journal of the Acoustical Society of America 134, 2247, 2013. https://asa.scitation.org/doi/10.1121/1.4816538

FREIRE, R. J. D. Utilização da série harmônica e da série sub-harmônica como recurso pedagógico em aulas de percepção musical e solfejo In: SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre- RS. Anais do SIMCAM XII. Curitiba-PR: Associação Brasileira de Cognição Musical, 2016, v. 1. p. 311-319. https://abcogmus.org/2020/09/14/anais-do-12o-simposio-internacional-de-cognicao-e-artes-musicais/

FREIRE, Ricardo J. D. Como será que eu afino? A relação entre sistemas de afinação e parâmetros de afinação na performance musical. Música Hodie, v. 16, p. 133-144, 2016. https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/45333

FREIRE, Ricardo J. D. Relações de afinação na produção de notas resultantes de acordo com os sistemas de Afinação Igual, Pitagórico e Justo. Percepta - Revista de Cognição Musical, v. 4, p. 79-94, 2017. https://www.abcogmus.org/journals/index.php/percepta/article/view/36

GRELLIER, Claire. Studying Clarinet in France: a Guide for American Clarinet Students Who Wish to Study in French Music Institutions. 247 páginas. Ensaio de Doutorado (Doutorado em Música) – School of Music, University of Miami, Miami-FL. 2020

HOLOMAN, Kern. The Paris Conservatoire in the Nineteenth Century. OXFORD HANDBOOKS ONLINE, https://www.oxfordhandbooks.com em 15 de novembro de 2020. Oxford University Press, 2018.

KOVÁCS, Bela. Hommages. Leverkusen- Germany: Edition Darok, 1994.

LAWSON, Colin. The Cambridge Companion to the Clarinet. Cambridge- UK, CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 1995

RAY, Sonia. Pedagogia da Performance Musical. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Em busca da clarineta perdida: conexão com a performance no reencontro com meus instrumentos. (2020). Revista Música, 20(2), 297-312. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179210