O estresse gerado pela pandemia como risco para adoecimento mental e físico do músico a partir das neurociências cognitivas

Autores

  • Viviane Louro Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabiana dos Santos Louro Secretaria de Educação de São Caetano do Sul
  • Plinio Gladstone Duarte Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.178817

Palavras-chave:

Estresse, Pandemia, Músico, Adoecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como o estresse gerado pela pandemia pode contribuir no adoecimento de músicos. Para tanto, o embasamento teórico será as Neurociências, que visa compreender o funcionamento do sistema nervoso humano em relação à fisiologia, comportamento, aprendizado e patologias. Neste sentido, será apresentado os motivos que podem levar músicos a desencadearem estresse e as consequências neurobiológicas à saúde física e mental.

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Biografia do Autor

  • Viviane Louro, Universidade Federal de Pernambuco

    Docente efetiva do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em música pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Bacharel em piano pela FMU-FIAM-FAAM. Pesquisadora da área de educação musical inclusiva e música e neurociências. Autora dos livros: Educação Musical e Deficiência - propostas pedagógicas (2006), Arte & Inclusão Educacional (2007), Arte e Responsabilidade Social (2009), Fundamentos da Aprendizagem musical da pessoa com deficiência (2012), Música e Inclusão - múltiplos olhares (2016) e Jogos e atividades para educação musical inclusiva (2018). Criadora do site musica e inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com) e do Simpósio de Educação Musical Especial. Palestrante sobre educação musical inclusiva, psicomotricidade e neurociências em todo território nacional. Colunista da revista No Tom. Na UFPE é coordenadora dos projeto de pesquisa Balaio Sonoro - instrumentos musicais acessíveis e sustentáveis e do projeto de extensão "Probem" - Saúde mental do Músico. Coordenadora da Liga Acadêmica de Neurociências Aplicadas da UFPE e do curso de Especialização em Neurociências, Música e Inclusão, além de diretora musical do coletivo musical Catatreko (www.catatreko.wordpress.com). Organizadora do Encontro de educação musical e inclusão e membro do Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva (LEMEI). Integra a comissão de neurocriminologia da Associação Brasileira de Criminologia. Possui 22 prêmios nacionais entre piano e projetos socioeducativos com arte. Participou de diversas entrevistas em rádios e TV e foi speakers do TED Talk Recife em 2017 (https://www.youtube.com/watch?v=xtLGMNOFaVA)

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Publicado

2020-12-20

Como Citar

O estresse gerado pela pandemia como risco para adoecimento mental e físico do músico a partir das neurociências cognitivas. (2020). Revista Música, 20(2), 379-396. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.178817