O estresse gerado pela pandemia como risco para adoecimento mental e físico do músico a partir das neurociências cognitivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.178817Palabras clave:
Estresse, Pandemia, Músico, AdoecimentoResumen
O objetivo deste artigo é mostrar como o estresse gerado pela pandemia pode contribuir no adoecimento de músicos. Para tanto, o embasamento teórico será as Neurociências, que visa compreender o funcionamento do sistema nervoso humano em relação à fisiologia, comportamento, aprendizado e patologias. Neste sentido, será apresentado os motivos que podem levar músicos a desencadearem estresse e as consequências neurobiológicas à saúde física e mental.
Descargas
Referencias
AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. “Participação da cultura no orçamento reduz em todas esferas de governo em 2018”. Reportagem do Sistema de Indicadores Culturais do IBGE, 05 de dezembro de 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/26238-participacao-da-cultura-no-orcamento-reduz-em-todas-esferas-de-governo-em-2018#:~:text=Participa%C3%A7%C3%A3o%20da%20cultura%20no%20or%C3%A7amento%20reduz%20em%20todas%20esferas%20de%20governo%20em%202018,-Editoria%3A%20Estat%C3%ADsticas%20Sociais&text=O%20setor%20p%C3%BAblico%20destinou%20para,despesas%20consolidadas%20da%20administra%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%BAblica. Acesso em: 31 de out. de 2020.
ALHEIRA, Flávio; BRASIL, Marco Antônio. O papel dos glicocorticóides na expressão dos sintomas de humor – uma revisão. Revista de Psiquiatria. RS maio/ago 2005; 27(2):177-186.
ALMONDES, Katie Moraes de; ARAÚJO, John Fontenele de. Padrão do ciclo sono-vigília e sua relação com a ansiedade em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Rio Grande do Norte, v. 1, n. 8, p.37-43, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/epsic/v8n1/17233.pdf. Acesso em: 29 de set. de 2020
ARANTES, Mariana (org). Pandemia e Pandemônio: reflexões sobre educação emocional em tempos de coronavírus. Recife: Editora UFPE, 2020, p. 44-47.
BACON, Peter. “64% musicians considering leaving the music profession”. London Jazz News, Londres, 24 de agosto de 2020. Disponível em: https://londonjazznews.com/2020/08/24/64-musicians-considering-leaving-the-music-profession-survey/. Acesso em: 31 de out. de 2020
BARROS, M. H. F. (2020). Educação musical, tecnologias e pandemia. OuvirOUver, 16(1), 292-304.
BRITTO, Priscylla Souza. Música e Neurociências: O impacto neurofisiológico da rotina do estudante universitário de música. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Música, Departamento de Música, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia: os vários vírus que nos assolam. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7 – 21, jan./jun. 2020.
CHIQUETTI, Taciana. Distanciamento social: da ansiedade ao amadurecimento emocional. In: ARANTES, Mariana (org). Pandemia e Pandemônio: reflexões sobre educação emocional em tempos de coronavírus. Recife: Editora UFPE, 2020, p. 33 a 37.
ESPIRIDIÃO-ANTONIO, Vanderson, et al. Neurobiologia das emoções. Rev. Psiq. Clín 35 (2); 55-65, 2008.
FERNANDES, M.A.; RIBEIRO, H.K.P.; SANTOS, J.D.M.; MONTEIRO, C.F.S.; COSTA, R.S.; SOARES, R.F.S. Prevalência de transtornos de ansiedade como causa de afastamento de trabalhadores. Revista Brasileira Enfermagem. [Internet]. vol.71 supl.5 Brasília 2018. 2344-2351.
FONTANA, David. Estresse: faça dele um aliado e exercite a autodefesa. São Paulo: Saraiva, 1991.
GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.24, n.4, p.1327-1346, 2019.
GUERRA, Mariana. Ansiedade. Disponível em< https://mariangelaguerra.com.br/> Acesso em: 05 de set. de 2020.
JOCA, Sâmia et al. Estresse, depressão e hipocampo. Revista Brasileira de Psiquiatria 2003; 25(Supl II):46-51.
KANDEL, Eric R. et al. Princípios de Neurociências. 5. ed. Porto Alegre: Amgh Editora Ltda, 2014. 1496 p.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios?: Conceitos fundamentais de neurociências. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010.
LOURO, Viviane. Estresse e educação emocional pela neurociências. In: ARANTES, Mariana (org). Pandemia e Pandemônio: reflexões sobre educação emocional em tempos de coronavírus. Recife: Editora UFPE, 2020, p. 44-47.
NOAL, Débora; DAMÁSIO, Fabiana (Coord.). Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19. Ministério da Saúde: FIOCRUZ, 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Depression and Other Common Mental Disorders: Global Health Estimates. Geneva: World Health Organization; 2017. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). ONU destaca necessidade urgente de aumentar investimentos em serviços de saúde mental durante a pandemia de COVID-19. 14 de maio de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6170:onu-destaca-necessidade-urgente-de-aumentar-investimentos-em-servicos-de-saude-mental-durante-a-pandemia-de-covid-19&Itemid=839. Acesso em: 15 de out. de 2020.
ROZENTHAL, Marcia. Aspectos neuropsicológicos da depressão. Revista Psiquiatria. RS, 26'(2): 204-212, mai./ago. 2004.
SELYE, Hans. The Evolution of the Stress Concept: The originator of the concept traces its development from the discovery in 1936 of the alarm reaction to modern therapeutic applications of syntoxic and catatoxic hormones. American Scientist. Carolina do Norte - Estados Unidos, p. 692-699. dez. 1973.
TENG, Chei T. PAMPANELLI, Mariana. O suicídio no contexto psiquiátrico. Revista Brasileira de Psicologia, 02(01), Salvador, Bahia, 2015. P. 41-51.
VASCONCELOS, Ana. O Cérebro Social: Compreendendo o Cérebro Como um Órgão Social. Interações: sociedade e as novas modernidades 32. Pp. 34-52, 2017.
SPAHN, Claudia; RICHTER, Bernhard. Avaliação do risco de contaminação com COVID-19 em Instrumentistas e Cantores. Terceira atualização. Alemanha: Instituto de Música e Medicina da Universidade de Medicina e da Universidade de Música de Freiburg, 1 de junho de 2020.
VALLE, Luiza. Estresse e distúrbios do sono no desempenho de professores: saúde mental no trabalho. Tese de doutorado. Instituto de psicologia da USP. São Paulo: USP, 2011. (209 p).
VAZ, F. C. et al. Cortisol e atividade física: Será o estresse um indicador do nível de atividade física espontânea e capacidade física em idosos? Revista Brasília Médica, São Paulo, 50, n.2, p. 143- 152, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Viviane Louro, Fabiana dos Santos Louro, Plinio Gladstone Duarte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).