O Verbo Entoado: Uma breve reflexão sobre a palavra cantada e seus desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173069Palavras-chave:
Música, Poesia, Canção, Idade Média, PalavraResumo
O artigo analisa a palavra cantada como um elemento que comporta, na sua essência, a música e a poesia, mas que, na verdade, é anterior a ambas, pois está na base do processo de manifestação dos sentimentos humanos. Para isso, o trabalho toma como base teórica tanto o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (que defende a ideia de que apenas cantando o ser humano consegue, na sua plenitude, se manifestar emocionalmente), quanto o de Luiz Tatit (que encara a canção como uma cristalização dos recursos entoativos da fala). Como o artigo toma como base a palavra cantada no Ocidente, optou-se por um recorte histórico que teve a Idade Média como ponto de partida para as reflexões mais estritamente musicais.
Downloads
Referências
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Tradução: Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
CANDÉ. Roland de. História Universal da Música. Vol. 1. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CARPEAUX, Otto Maria. O livro de Ouro da história da música: da Idade Média ao século XX. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
LEMINSKI, Paulo. Vida. Porto Alegre: Sulina, 1998.
MAGNANI, Sergio. Expressão e comunicação na linguagem da música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1989.
MENUHIN, Yehudi; DAVIS, Curtis W. A música do homem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes.., 1990.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música: Modulações pós-coloniais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
RAYNOR, Henry. História social da música. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1981.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. “Ensaio sobre a origem das línguas”. In: Os pensadores. Tradução por Lourdes Santos Machado; introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 5 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
TATIT, Luiz. Todos entoam: Ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha,
VIEIRA, Yara Frateschi. Poesia Medieval: Literatura portuguesa. São Paulo: Global Editora, 1987.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. 2ª ed. 7ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jorge Fernando Barbosa do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).