O Verbo Entoado: Uma breve reflexão sobre a palavra cantada e seus desdobramentos

Autores

  • Jorge Fernando Barbosa do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173069

Palavras-chave:

Música, Poesia, Canção, Idade Média, Palavra

Resumo

O artigo analisa a palavra cantada como um elemento que comporta, na sua essência, a música e a poesia, mas que, na verdade, é anterior a ambas, pois está na base do processo de manifestação dos sentimentos humanos. Para isso, o trabalho toma como base teórica tanto o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (que defende a ideia de que apenas cantando o ser humano consegue, na sua plenitude, se manifestar emocionalmente), quanto o de Luiz Tatit (que encara a canção como uma cristalização dos recursos entoativos da fala). Como o artigo toma como base a palavra cantada no Ocidente, optou-se por um recorte histórico que teve a Idade Média como ponto de partida para as reflexões mais estritamente musicais.

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Biografia do Autor

  • Jorge Fernando Barbosa do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música

    Possui doutorado e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Revisor e professor de Literatura Brasileira e Produção Textual e Língua Portuguesa. Professor do Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música - UniCBE / RJ.

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Publicado

2020-12-20

Como Citar

O Verbo Entoado: Uma breve reflexão sobre a palavra cantada e seus desdobramentos. (2020). Revista Música, 20(2), 49-62. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173069