Vol. 19 Núm. 2 (2019): Dossiê temático: Claudio Santoro e Heitor Villa-Lobos

					Ver Vol. 19 Núm. 2 (2019): Dossiê temático: Claudio Santoro e Heitor Villa-Lobos

Em 2019, a Revista Música homenageia Heitor Villa-Lobos (1887-1959) pelos 60 anos de sua morte e celebra os 100 anos de nascimento de Claudio Santoro (1919-1989). Dois expoentes da música brasileira de concerto no século XX.

Publicado: 2019-12-22

Número completo

Editorial

  • Editorial Dossiê Claudio Santoro e Villa-Lobos

    Paulo de Tarso Salles, Rodolfo Coelho de Souza
    vii-viii
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.165327

Artículos

  • A promoção da saúde na formação do cantor muito além da saúde vocal

    Leila Claudia Monteiro de Castro dos Santos Braga, Gabriel Eduardo Schütz
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.158743
  • Recepção e influência de Lorenzo Perosi (1872-1956) na música religiosa de Alberto Nepomuceno (1864-1920)

    Thiago Plaça Teixeira
    17-43
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.160085
  • A produção para piano solo da Société Musicale Indépendante-SMI obras, intérpretes e retorno da crítica especializada

    Danieli Verônica Longo Benedetti
    44-64
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.161147
  • Identidades entre som e barro a zabumba Mestre Vitalino e o pífano no Alto do Moura

    Marília Paula dos Santos
    65-85
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.164376
  • Chupim y Chopin, afeminados y enfermos música y género en la primera mitad del siglo veinte en Brasil

    Jorge Israel Ortiz Vergara
    86-115
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163874
  • Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos apresentação de um manuscrito para canto e violão

    Humberto Amorim
    116-144
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.162100
  • Tópicos tropicais Imaginário e exotismo na obra de Villa-Lobos

    Heloísa de Araújo Duarte Valente
    145-159
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163566
  • A música cantada indígena e o universo composicional de Heitor Villa-Lobos

    Marcos Júlio Sergl
    160-185
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163511
  • Villa-Lobos cancionista las letras en la Aria de Bachianas nº5

    Pedro de Grammont e Souza
    186-209
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163285
  • Traços da enunciação musical tensiva no Choros nº 6 de Villa-Lobos

    Gustavo Cardoso Bonin
    210-230
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163572
  • Villa-Lobos na teledramaturgia semântica musical e poéticas audiovisuais

    Raphael Fernandes Lopes Farias
    231-243
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163794
  • Villa-Lobos e o modernismo da Primeira República

    Lutero Rodrigues
    244-252
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.165306
  • A Influência da música de Heitor Villa-Lobos no primeiro e terceiro movimentos da Primeira Sinfonia de Claudio Santoro.

    Rafael Fajiolli Oliveira
    253-284
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163699
  • Claudio Santoro e a Polônia Aproximações estéticas

    Semitha Heloisa Matos Cevallos
    285-308
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163237
  • A trajetória de Claudio Santoro a partir de suas canções

    Camila Ventura Fresca
    309-318
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163662
  • Mutationen I de Claudio Santoro, para cravo industrial e fita magnética uma obra protesto?

    Carlo Vinícius Rosa Arruda
    319-338
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163192