Villa-Lobos na teledramaturgia
semântica musical e poéticas audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163794Palavras-chave:
Villa-Lobos, Telenovela, Semântica musical, Imaginário, Cultura das mídiasResumo
Este artigo analisa os usos de composições do brasileiro Heitor Villa-Lobos nas telenovelas brasileiras. Partimos das minisséries A Muralha e Hoje é dia de Maria; e das novelas Amor, eterno amor e A lei do amor, e das composições usadas nessas obras audiovisuais. Assim como o uso do repertório sinfônico é comum em produções audiovisuais, a obra de Villa-Lobos aparece nessas produções e se mostra eficiente como trilha musical. As características do discurso musical do compositor foram aqui analisadas em relação às novelas e minisséries televisivas selecionadas, apoiadas na teoria das tópicas e da musemática, de Philip Tagg. Conclui-se que, devido às suas características intrínsecas, obra Villa-Lobos se amolda adequadamente à poética audiovisual, razão pela qual se faz presente para além das salas de concerto – para aonde foi inicialmente concebida.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: ZOUK, 2012.
GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
GOMES, R. Matrizes culturais e formatos industriais: uma série brasileira de televisão. Caligrama São Paulo, 2006, Online, n 2, v 2.
HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Para uma revisão das identidades coletivas em tempo de globalização, in LOPES, M. I. V. (org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia.2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício do cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura.São Paulo: Loyola, 2004.
MOREIRA, Gabriel F. O elemento indígena na obra de Heitor Villa-Lobos: uma pesquisa em finalização. I Simpósio brasileiro de pós-graduandos em música; XV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em : < http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/2782>. Acesso em 30 de novembro de 2019.
MOTTER, Maria de Lourdes. A telenovela: documento. REVISTA USP, São Paulo, n.48, p. 74-87, dezembro/fevereiro 2000/2001.
MORIN, Edgar. O método 4: as ideias, habitat, vida, costumes, organização. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SOUZA, Rodolfo Coelho de. Abstração e representação na música eletroacústica. Revista Vórtex, Curitiba, n.1, 2013.
TAGG, Philip. Para que serve um musema? Antidepressivos e a gestão musical da angústia Conferência Philip Tagg. Conferência. In: V Congresso da IASPM-LA- Palestra, Tradução preliminar: Henrique Wesley. Rio de Janeiro, 2004.
TAGG, Philip. Analisando a música popular: teoria, método e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 14 n.23. p. 5-41, dezembro de 2003.
VALENTE, Heloísa de A. Duarte; FARIAS, Raphael F. Lopes. Criaturas da noite: luxo, divas e um piano ao luar. A música como (p) arte da narrativa publicitária. Culturas Midiáticas. Ano X, n. 18 - jan-jun/2017.
ZAMPRONHA, E. Transferência: o que é, e o que oferece à música? Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.1, 2013, p. 8-18.
Audiovisuais:
A Muralha. Autor: Maria Adelaide Amaral. Direção: Denise Saraceni, Carlos Araújo e Luís Henrique Rios. Rio de Janeiro, Rede Globo, 2000.
Amor, Eterno Amor. Autores: Maria Adelaide Amaral, Vilari Vincent. Direção: Denise Saraceni. Rio de Janeiro, Rede Globo, 2016-17.
Hoje é dia de Maria. Autores: Luiz Carvalho, Luís Fernando Abreu. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Rio de Janeiro, Rede Globo, 2005.
A Lei do Amor. Autora: Elizabeth Jhin. Direção: Luciana Oliveira, Roberta Richard, Fabio Strazzer e Paulo Ghelli. Rio de Janeiro, Rede Globo, 2012.
Partituras:
VILLA-LOBOS, Heitor. “Prelúdio” das Bachianas brasileiras nº 4. São Paulo: Irmãos Vitale, 1976.
CHOPIN, Frédéric. Chopin: Complete Works for the Piano Book XI: Sonatas. New York: Schirmer's Library, 1939.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Raphael Fernandes Lopes Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001