A música cantada indígena e o universo composicional de Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163511Palavras-chave:
Heitor Villa-Lobos, Música indígena, Música brasileira, Paisagem sonoraResumo
Este estudo trata do respeito do aproveitamento de melodias, ritmos, efeitos sonoros, da fonética e da ambiência indígena, por Heitor Villa-Lobos, a partir dos conceitos de Murray Schafer de paisagem sonora (1991; 2001) e de performance, de Paul Zumthor (2005), no universo composicional de Villa-Lobos. Para tanto, utilizamos como metodologia a análise comparativa de partituras e a audição de obras icônicas desse contexto, como a Floresta do Amazonas, Choros nº 3, Mandú-Çarará, Canide Ioune-Sabath e Sinfonia nº 10. Paralelamente, valemo-nos de pesquisas dedicadas a Villa-Lobos em relação à temática indígena, com o objetivo de definir quais são os elementos sonoro-vocais e as técnicas de emissão onomatopaicas utilizadas pelo compositor para recriar a ambiência do universo musical indígena dentro de suas propostas de paisagem sonora implícita nesse universo. Concluímos que a obra musical de Villa-Lobos com temática indígena apresenta uma paisagem sonora específica brasileira, uma referência mundial.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Escala, Ritmo e Melodia na Música dos Índios Brasileiros. Rio de Janeiro: Rodrigues & Cia, 1938.
BAUMAN, Richard. Verbal Art as Performance. Illinois: Waveland Press, 1977.
FELICÍSSIMO, Rodrigo Passos. Uirapuru: a lenda do pássaro encantado, de Heitor Villa-Lobos. II SIMPÓSIO NACIONAL HEITOR VILLA-LOBOS: práticas, representações e intertextualidades; Rio de Janeiro, 2016.
FERNANDES, Maria Helena Rosas. A Música indígena como fonte de pesquisa da música contemporânea. In: ANAIS DO 2º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA. Belo Horizonte: Imprensa Universitária, 1987.
HORTA, Luiz Paulo. Villa-Lobos: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1987.
KIEFER, Bruno. Villa-Lobos e o Modernismo na Música Brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1986.
LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil. Trad. Sérgio Milliet. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1967.
MOREIRA, Gabriel Ferrão. O elemento indígena na obra de Villa-Lobos: observações musico-analíticas e considerações históricas. 153 p. Orientador: Prof. Dr. Acácio Tadeu de Camargo Piedade. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, SC: UDESC, 2010. Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/bitstream/handle/1587/1/gabriel1.pdf>. Acesso em: 05/out/2018.
NÓBREGA, Adhemar. Os choros de Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Gráfica Editora Arte Moderna Ltda., 1975.
PEREIRA, Kleide Ferreira do Amaral. Influências Indígenas na Obra de Villa-Lobos. Correspondência Musicológica. Nº 22. Editor: Antônio Alexandre Bispo. Colônia: I.S.M.P.S, 1993.
PIEDADE, Acácio T.C. A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música. Revista El oído pensante. Buenos Aires. 2013. Gttp://ppct.caycut.gov.ar/index.php;oidopensante. Acesso em 15/10/2019.
PUPIA, Adailton Sérgio. Intertextualidade na Bachianas Brasileiras N. 2 de Heitor Villa-Lobos. 123 p. Orientador: Professor Dr. Norton Eloy Dudeque. Dissertação de Mestrado. Curitiba: Departamento de Artes e Música – Universidade Federal do Paraná, 2017.
SALABERRY, Nicolás Ramírez. Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará. 136 p. Orientador: Prof. Dr. Lutero Rodrigues da Silva. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista, 2017.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. São Paulo: Unicamp, 2009.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.
SPECHT, Roberta. Heitor Villa-Lobos: Por uma narrativa musical da nação. 102 p. Orientador: Dr. Cássio dos Santos Tomaim. Dissertação de Mestrado. Santa Maria: Departamento de História, 2017.
TARASTI, Eero. Heitor Villa-Lobos e a música dos índios brasileiros. Trad. de Marja Parno Guimarães. Presença de Villa-Lobos. 11º vol. 1ª ed. Rio de Janeiro: Gráfica Editora Arte Moderna Ltda, 1980.
VOLPI, Maria Alice. Villa-Lobos e o Imaginário Edênico de Uirapuru. Brasiliana, revista semestral da Academia Brasileira de Música, nº 29. Rio de Janeiro: ABMúsica, agosto de 2009.
ZANON, Fábio. Sinfonia nº 10 – Ameríndia. Cd. Naxus 8.573243. São Paulo: Editora da Osesp, 2014.
ZANON, Fábio. Sinfonia nº 12. Uirapuru. Mandu-Çarará. Cd. Naxus 8.573451. São Paulo: Editora da Osesp, 2014b.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: Entrevistas e ensaios. Trad. Jerusa Pires Ferreira; Sonia Queiroz. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcos Júlio Sergl
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).