Claudio Santoro e a Polônia
Aproximações estéticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163237Palavras-chave:
Claudio Santoro, Música Contemporânea Brasileira, Krzysztof Penderecki, Música Contemporânea Polonesa, sonorismoResumo
Há muitos escritos sobre a presença do compositor brasileiro, Claudio Santoro na Rússia, Alemanha e França. No entanto, pouco se pesquisou sobre sua passagem pela Polônia em 1955 e posteriormente sobre o uso de uma linguagem bem próxima a do sonorismo, característica do início da obra de Krzystof Penderecki, e a do aleatorismo controlado, presente na criação de Witold Lutosławski. Estes estilos oriundos da vanguarda polonesa estão presentes em muitas composições brasileiras dos anos 1960, incluindo obras de Santoro, como a peça Interações Assintóticas.
Downloads
Referências
CHŁOPICKA, Regina. Krzysztof Penderecki miedzy sacrum a profanum: studia nad twórczoscia wokalno-instrumentalna. Kraków: Akademia Muzyczna w Krakowie, 2000.
DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. New York: Cambrigde University Press, 1997.
LEMINSKI, Paulo. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2010.
MIRKA, Danuta. The Sonoristic Structuralism of Krzysztof Penderecki. Katowice: Music Academy of Katowice, 1997.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2008.
SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil, 1970-1980. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SANTORO, Maria Carlota Braga. Resgatando memórias de Cláudio Santoro. Rio de Janeiro: Barroso Edições, 2002.
TARUSKIN, Richard. Music in the Late Twentieth Century. New York: Oxford University Press, 2005.
THOMAS, Adrian. Polish Music since Szymanowski. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
TOMASZEWSKI, Mieczysław. Krzysztof Penderecki i jego muzyka. Kraków: Akademia Muzyczna w Krakowie, 1994.
Teses e Dissertações
HARTMANN SOBRINHO, Ernesto Frederico. Estética Musical e Realismo Socialista em Obras Nacionalistas para Piano de Claudio Santoro: janelas hermenêuticas. 217p. Tese (Doutorado em Música) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
CEVALLOS, Semitha. A recepção do sonorismo polonês por parte dos compositores brasileiros. 67p. Dissertação (Mestrado em Música) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
CEVALLOS, Semitha. Outono de Varsóvia e Festival da Guanabara: música e sociedade. 177p. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Artigos em Periódicos Científicos
APÊLO. Música Viva. Rio de Janeiro, ago. 1948, n° 16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Semitha Heloisa Matos Cevallos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).