v. 23 n. 1 (2023): Dossiê Temático: Pesquisa em canto coral na atualidade

					Visualizar v. 23 n. 1 (2023): Dossiê Temático: Pesquisa em canto coral na atualidade

Este Dossiê Temático “Pesquisa em canto coral na atualidade”, traz os resultados de pesquisas que refletem as atuais vertentes de investigação em canto coral. O dossiê faz parte das celebrações dos 50 anos de atividade coral no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Publicado: 2023-09-01

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação do Dossiê Temático: Pesquisa em canto coral na atualidade

    Susana Cecilia Igayara-Souza, Marco Antonio da Silva Ramos, Caiti Hauck, Munir Sabag, Carolina Andrade Oliveira
    I-V
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.215623

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

  • Canta, canta, minha gente: uma revisão de literatura sobre o coro infantojuvenil nos anais dos Congressos Nacionais da ABEM

    Klesia Garcia Andrade, Anaide Maria Alves da Paz, Valdiene Carneiro Pereira
    1-36
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212250
  • Os processos de desenvolvimento do site Precisa Cantar, Senhora?

    Débora Rodrigues Rangel, Eduardo Lackschevitz
    37-53
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212258
  • Projeto Corais nas escolas: um estudo qualitativo da prática coral na educação básica no Estado do Espírito Santo

    Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues
    55-68
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212245
  • Canto coral no ensino remoto: percepções sobre a adaptação da disciplina de Laboratório Coral I da UFPEL durante a pandemia de COVID-19

    Everton Terciote, Daniela da Silva Moreira
    69-119
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212444
  • Dificuldade como critério de escolha de repertório para coro adulto amador: tendências da literatura

    Willsterman Sottani
    121-161
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212187
  • A Importância da autoeficácia na resiliência de idosos cantores de corais durante a pandemia

    Crismarie Casper Hackenber, Sheila Maria Ogasavara Beggiato, Taís Glauce Fernandes de Lima Pastre, Gilson Brun, Valdomiro de Oliveira, Gislaine Cristina Vagetti
    163-201
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212249
  • Pertencimento e performance: diálogos entre a música escrita e a improvisação no canto coral

    Paula Castiglioni
    203-214
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212593
  • Ansiedade na Performance Musical: estudo de caso no coro da Escola Superior de Educação

    Ana Beatriz Almeida, Aoife Hiney
    215-235
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210905
  • Canto coletivo e canto coral: um estudo sobre a música vocal moçambicana

    Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva
    237-268
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.211445
  • Influências da vivência como regente-educador na prática composicional coral de Gustav Holst

    Luísa Campelo de Freitas
    269-288
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212482
  • A Associação de Canto Coral e as políticas culturais do Estado Novo (1941-1946)

    Rafael Pires Quaresma Caldas
    289-307
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212237
  • Prática coral independente em São Paulo (1960-1979): uma investigação baseada em fontes jornalísticas

    Ana Paula dos Anjos Gabriel
    309-325
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212247
  • Dona Nobis Pacem Op. 28, de Lindembergue Cardoso: análise interpretativa para montagem da obra em formato remoto

    Denise Castilho de Oliveira Cocareli
    327-369
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212266

Artigos

  • A “Babel invertida” da Orquestra Popular de Câmara: projeto estético e processo criativo na Música Popular Instrumental Brasileira (MPIB)

    Paula de Queiroz Carvalho Zimbres
    371-397
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.206593
  • Tupã: o rap indígena dos Brô MC’s como performance micropolítica

    Marta Macedo Brietzke
    399-414
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212212
  • Os cegos cantadores rabequeiros do nordeste brasileiro: manifestacão dos arquétipos do cego poeta-cantor e do blind fiddler

    Jorge Linemburg
    415-450
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.208018
  • Música e instituições culturais: contribuições para uma musicologia urbana na Blumenau do século XX

    Tiago Pereira
    451-474
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212535
  • Sons cotidianos fixados em suporte: espaço, memória e narrativa

    Orlando Scarpa Neto
    475-501
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212040
  • Rítmica e relações culturais em “Minuano (Six-eight)”, de Pat Metheny

    Luan Augusto Langaro Teixeira
    503-520
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212265
  • Sobre a abundância de coisas, palavras e músicas

    Cassiano de Almeida Barros
    521-535
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.209508
  • O uso da música nos dramas jesuíticos austríacos

    Caio Amadatsu Griman
    537-556
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210431
  • Perfil da produção científica sobre música e idosos: uma revisão bibliométrica

    Diogo de Souza Mendonça, Gerson Flores-Gomes, Lydio Roberto Silva, Valdomiro de Oliveira, Gislaine Cristina Vagetti
    557-575
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.211332
  • Música para a Vida: bem-estar e saúde mental em crianças estimuladas com educação musical baseada em metodologias ativas em grupos de estudo de música religiosa

    Ana Mary de Cervantes, Josilene Andrade da Silva, Priscila Medeiros, Renato Leonardo de Freitas
    577-589
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210278
  • Teoria Aplicada ao Violão, de Othon da Rocha Neves: uma análise comparativa

    Frederico Cunha Grünewald Zarantoneli
    591-615
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.211300

Tradução

  • Textura e material no pensamento musical contemporâneo

    Luigi Brandão, Alejandro Jara; Jean-Yves Bosseur
    617-629
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.207375
  • Capítulo XVIII do Segundo Livro do “Tratado de Harmonia reduzida aos seus princípios naturais”

    Kleber Mazziero; Jean-Philippe Rameau
    631-645
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212255