Teoria Aplicada ao Violão, de Othon da Rocha Neves: uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.211300Palavras-chave:
Othon da Rocha Neves, método de violão, ensino de violãoResumo
Este trabalho apresenta o método inédito Teoria Aplicada ao Violão e os volumes 3 e 4 de Guitarra Espanhola publicados pela Editora Vitale em 1966, do compositor, arranjador e professor de violão da zona da mata mineira Othon da Rocha Neves (1924 – 1991), um relevante personagem da didática violonística nacional. Pretendemos realizar uma análise comparativa do método inédito com outros tratados que possivelmente teriam influenciado este didata, a saber, o Op. 59, de Matteo Carcassi (1792 – 1853), a Escola Moderna do Violão Vol. 1, de Isaias Savio (1900 – 1977) e a Iniciação ao Violão, de Henrique Pinto (1941 – 2010). Também identificamos Ferdinando Carulli (1770 – 1841) e Emilio Pujol (1886 – 1980) como possíveis influências pedagógicas. Os objetivos dessa investigação são: a identificação e caracterização da abordagem metodológica e pedagógica de Neves, bem como o detalhamento de mudanças no seu arcabouço teórico relativo às suas publicações anteriores.
Downloads
Referências
ANTUNES, Gilson. Henrique Pinto. Disponível em: <https://www.violaobrasileiro.com/dicionario/visualizar/henrique-pinto>. Acesso em: 08 jul 2019.
APEL, Willi. The Harvard dictionary of music. Harvard University Press, 2003, p. 31.
BARTOLONI, Giacomo. O violão na cidade de São Paulo no período de 1900 a 1950. 1995. 222 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 1995. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/99650>. Acesso em: 11 jul 2019.
CANILHA, Cauã Borges. Uma análise mecânica sobre os 25 Etudes Mélodiques et Progressives Op.60 para violão, de Matteo Carcassi. 2017. 233 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-31102017-145029/pt-br.php>. Acesso em: 10 jul 2019.
CARCASSI, Matteo. Methodo completo de Violão Opus 59. Tradução Raphael Coelho Machado. Mayence: B. Schott’s Soehne. 1850.
CARDOSO, João Henrique Côrrea. A Técnica violonística: um estudo das convergências e divergências nos métodos de ensino no decorrer da história do violão.2015. 157f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4769>. Acesso em: 09 jul 2019.
CARLEVARO, Abel. Escuela de la Guitarra. Buenos Aires: Barry editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra: cuaderno nº 1. Buenos Aires: Barry Editorial, 1966.
CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra: cuaderno nº 2. Buenos Aires: Barry Editorial, 1967.
CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra: cuaderno nº 3. Buenos Aires: Barry Editorial, 1969.
CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra: cuaderno nº 4. Buenos Aires: Barry Editorial, 1974.
CARULLI, Ferdinando; TERZI, Benvenuto. Metodo completo per chitarra vol. III. Riveduto e completato da Benvenuto Terzi, etc. Milão: G. Ricordi & c, 1955.
DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Mário Mascarenhas. Disponível em: <http://dicionariompb.com.br/mario-mascarenhas>. Acesso em: 09 jul 2019.
MOTA, Bethania Maria de Araújo. Retrospectiva histórica do Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano”. Juiz de Fora: FUNALFA, 2006. p. 91.
NEVES, Othon da Rocha. Capricho (Estudo Sobre Quiálteras). São Paulo – Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1985. Partitura. Violão. 2 p.
NEVES, Othon da Rocha. Festa junina: suíte brasileira (1. Marchinha. 2. Rancheira. 3. Polca. 4. Seresta. 5. Chorinho). São Paulo – Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1985. Partitura. Violão. 4 p.
NEVES, Othon da Rocha. Método para violão: guitarra espanhola. Volume 3. 6. ed. São Paulo, Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1966.
NEVES, Othon da Rocha. Método para violão: guitarra espanhola. Volume 4. São Paulo, Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1966.
NEVES, Othon da Rocha. Peças fáceis para o violão. 1ª ed. São Paulo – Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1967.
NEVES, Othon da Rocha. Peças fáceis para o violão. Volume 2. 1ª ed. São Paulo – Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1967.
NEVES, Othon da Rocha. Sonatina (1. Allegretto. 2. Adágio. 3. Allegro). São Paulo – Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1985. Partitura. Violão. 2 p.
NEVES, Othon da Rocha. Teoria Aplicada ao Violão. Juiz de Fora: não publicado, 1990.
OPHEE, Matanya. A Brief History of Spanish Guitar Methods. Tradução Nicolas de Souza Barros. Conferencia leída el Festival Internacional de Guitarra de Cuernavaca, 1998.
OROSCO, Maurício Tadeu dos Santos. O compositor Isaias Savio e sua obra para violão. 2001. 273f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <https://www.violaobrasileiro.com.br/files/uploads/texts/text_17/biblioteca_advb_arquivo_17.pdf>. Acesso em: 07 jul 2019.
PINTO, Henrique. Iniciação ao violão: princípios básicos e elementares para principiantes. São Paulo: Ricordi brasileira, 1978.
PUJOL, Emilio. Escuela razonada de la guitarra: libro primero. Argentina: Ricordi Americana, 1956.
SAVIO, Isaias. Escola moderna do violão: técnica do mecanismo. São Paulo: Ricordi brasileira, 1962.
SOARES, Oswaldo. A escola de Tárrega: método completo de violão. São Paulo, Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1962.
SUETHOLZ, Robert John. A pedagogia do violoncelo e aspectos de técnicas de reeducação corporal. 2011. 142f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-06062011-125105/pt-br.php>. Acesso em: 07 jul 2019.
TIRADO, Marta. Francisco Tárrega: un guitarrista imprescindible. Ribalta. Quaderns d'aplicació didàctica i investigació, Castelló de la Plana, n. 16, 2009, p. 23-35. Disponível em: <http://www.laguitarra-blog.com/wp-content/uploads/2011/09/tarrega-biografia.pdf>. Acesso em: 16 jul 2009.
WOLFF, Daniel. O violão clássico em Porto Alegre. Brasiliana, Rio de Janeiro, v. 28, 2008, p. 18-25. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/86625/000709728.pdf?sequence=1>. Acesso em: 07 jul 2019.
ZARANTONELI, Frederico Cunha Grunewald. O Legado de Othon da Rocha Neves à pedagogia do violão na zona da mata mineira: antologia de obras e biografia. Juiz de Fora: [s. n.], 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Frederico Cunha Grünewald Zarantoneli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).