Os processos de desenvolvimento do site Precisa Cantar, Senhora?
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212258Palavras-chave:
Ensaio coral, Medida socioeducativa, Educação musicalResumo
Descrição do processo de pesquisa e construção do site XXX para apoio a educadores musicais e regentes corais, que teve como base a metodologia Design Science Research. O projeto traz diversas narrativas e estudos de caso baseados na experiência da pesquisadora à frente de classes de canto coral juvenil em entidades socioeducativas. Tais histórias abordam questões de ordem comportamental, social e institucional relacionadas ao canto coral. O usuário tem acesso gratuito a oito casos através de diferentes materiais multimídia e pode interagir com a pesquisadora pelas redes sociais compartilhando suas próprias experiências e discutindo os casos com outros profissionais.
Downloads
Referências
ABRAHAMS, Frank. & HEAD, Paul. Case studies in music education. Chicago: GIA Publications Inc., 1998.
ANDRADE, Débora; GABORIM-MOREIRA, Ana Lúcia (org.). Canto Coral Infantojuvenil: reflexões e ações. [Livro eletrônico]. São João Del-Rei: Mosaico Produções Gráficas e Editora Ltda, 2020.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
BRITTO, Teca de Alencar. Koellreutter Educador: o humano como objetivo da educação musical. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2011.
SABIONI, Cibele. Coro do Zero. Disponível em: https://www.corodozero.com/inicio Acesso em 23 dez. 2022
CHEVITARESE, Maria José de Souza. O Canto Coral como Agente de Transformação Sociocultural nas Comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavão: educação para liberdade e autonomia. 270 f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
COSTA, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da et al. Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 4, pp. 840-855. Fev, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000400013
COSTA, Patricia Soares Santos. Características do repertório para coro juvenil: verificação de especificidades. 243 f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
COSTA, Patricia Soares Santos. Coro Juvenil: por uma abordagem diferenciada. 129 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Faculdade de Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design Science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. [Livro eletrônico]. Porto Alegre: Bookman, 2015.
FERNANDES, José Fortunato. Educação musical de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa através do canto coral. 285 f. Tese (Doutorado em Música) - Curso de Música, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
FRANCHINI, Rogéria Tatiane Soares. O Regente como educador musical: saberes para a prática do canto coral com adolescentes. 143 f. Dissertação (Mestrado em música) - Curso de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. [Livro eletrônico]. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. [Livro eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GONÇALVES, A. de O.; SCHUMACHER, J. A aprendizagem através do Funk nas medidas socioeducativas: Relato de experiência realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Santa Maria/RS. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 4, mai 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1258.
GREEN, Lucy. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. In: V ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM LONDRINA, 5., 1996, Londrina: Abem, p. 25-35.
LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Criando arte através da excelência do Canto Coral. Tradução de Aderbal Soares. São Paulo: Pró Coral, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 2010.
MCCARTHY, Bernice. 4MAT 4Learning. 2022. Disponível em: https://4mat4learning.com.au/what-is-4mat/. Acesso em: 25 mar. 2023.
UM NOVO OLHAR: arte e capacitação de professores e regentes para a inclusão. Disponível em: https://umnovoolhar.art.br/. Acesso em 27/11/2022.
PAZIANI, Juliana Damaris de Santana. Repertório para coro Infanto-juvenil nos grupos corais do Projeto Guri. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, João Pessoa. Anais do 21º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. 2215 - 2224.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
SONGSTER. Disponível em: https://songster.com.br/ Acesso em 27/11/2022.
SWANWICK, Keith. Música, Mente e Educação. Tradução: Marcell Silva Steuernagel. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Débora Rodrigues Rangel, Eduardo Lackschevitz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).