Música para a Vida: bem-estar e saúde mental em crianças estimuladas com educação musical baseada em metodologias ativas em grupos de estudo de música religiosa
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210278Palavras-chave:
educação musical, metodologia ativa, qualidade de vida, saúde mental, religiãoResumo
As práticas e metodologias ativas são de grande importância para a área de educação musical. Há poucos estudos evidenciando a análise da formação musical e a abordagem de materiais pedagógicos musicais em contextos religiosos. A educação musical que pode contribuir com o processo de aprendizagem, a qualidade de vida, a sociabilização, a expressão e reabilitação psicossocial dos participantes. Sendo assim, através desta revisão, pretendemos incentivar e elucidar as práticas de metodologias ativas no ensino musical de crianças e relacionar a melhora da qualidade de vida, bem-estar e da saúde mental. Além disso, pretendemos explorar o quanto pode ser significativo o processo de ensino e aprendizagem com crianças que tocam os hinos evangélicos em teclados e em orquestras, assim como ilustrar uma metodologia que auxilie a compreensão dos referenciais teóricos de forma lúdica através de atividades com apoio de metodologias ativas de vários pedagogos musicais ao longo de nossa história. E, por fim, pretendemos relacionar o tema de educação musical, os benefícios das metodologias ativas, assim como, evidenciar os benefícios da educação musical sobre a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde mental dos participantes que passam pelo processo de aprendizagem musical.
Downloads
Referências
ABRAMS, A. Music, cancer, and immunity. Clinical journal of oncology nursing, Utah State University, Logan, USA, p. 222-224, 5 set. 2021.
BARBOSA, C.E.A Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2023. Consultado em 29/08/2023 às 08:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/musica_educacao_contribuicoes/
BAZZANO,, A.N; A,, C.E; HYLTON,, C; GUSTAT, , J. Effect of mindfulness and yoga on quality of life for elementary school students and teachers:: results of a randomized controlled school-based study. Psychology research and behavior management,. Psychology research and behavior management, [s. l.], n. 11, p. 81–89, 10 abr. 2018. DOI https://doi.org/10.2147/PRBM.S157503. Disponível em: https://www.apa.org/. Acesso em: 28 ago. 2023.
BENNETT, S; SHAFRAN, R; COUGHTREY, A; WALKER, S; HEYMAN, I. Psychological interventions for mental health disorders in children with chronic physical illness:: a systematic review. Archives of disease in childhood,. Arch Dis Child ., [s. l.], 2015. DOI https://doi.org/10.1136/archdischild-2014-307474. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 28 ago. 2023.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Universidade Estadual de Londrina, ano 2012, ed. 32, p. 25-40, 27 mar. 2012. DOI https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0. Acesso em: 28 ago. 2023.
BERGMANN, J; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra, Rio de Janeiro, ano 2016, ed. 1, p. 104, 2017.
BRITO LANDI DE, H. Coping religioso, resiliência e qualidade de vida de pessoas com HIV/AIDS. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde), Brasília, ano 2016, v. xiv, 121, 26 maio 2016.
CHANG, C; TSAI, G; HSIEH, C,J. Psychological, immunological and physiological effects of a Laughing Qigong Program (LQP) on adolescents. Complementary therapies in medicine, [s. l.], v. 21, ed. 6, 2013. DOI https://doi.org/10.1016/j.ctim.2013.09.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S096522991300157X. Acesso em: 28 ago. 2023.
CHANG, M,Y; CHEN,,C,H; HUANG, K,F. Effects of music therapy on psychological health of women during pregnancy. Journal of clinical nursing, , [s. l.], p. 2580–2587, 17 out. 2008. DOI doi: 10.1111/j.1365-2702.2007.02064.x. Epub 2008 Feb 19. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov. Acesso em: 28 ago. 2023.
SÁ, L,C; TEIXEIRA, C,M,F,S. De Sons e Sentidos: a Psicologia da Música sob o Olhar da Complexidade. II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade: Anais do II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade.CIRET- CETRANS-UFES-UNESCO, 2005, Vila Velha- Vitória ES, 2005. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/artigoscongresso/Leomara_Craveiro_de_Sa_e_Celia_Maria_Ferreira_S_Teixeira.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
DEMO, P. Pesquisa como princípio educativo na universidade. Pesquisa: princípio científico e educativo., Ed. São Paulo: Cortez, ano 2006, v. 12, ed. Ed. São Paulo: Cortez, 2006, 128p., p. 128, 2011.
DONDA, D, C; LEÃO, E, R. Music as an intervention in health projects. Journal of school of nursing, university of São Paulo, Revista da Escola de Enfermagem da USP, ano 2021, ed. 55, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020002203715 55. Disponível em: www.revistas.usp.br. Acesso em: 28 ago. 2023.
EDWARDS , E; MISCHOULON, D; RAPAPORT, M; STUSSMAN, B; WEBER, W. Building an evidence base in complementary and integrative healthcare for child and adolescent psychiatry. Child and adolescent psychiatric clinics of North America, [s. l.], 2013. DOI https://doi.org/10.1016/j.chc.2013.03.007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 28 ago. 2023.
HALLAM, S; CROSS, I; THAUT, M. The Oxford Handbook of Music Psychology. American Psychological Association., Oxford University, ano 2016, v. cap 55, p. 905-913, 2016. Disponível em: https://psycnet.apa.org/. Acesso em: 28 ago. 2023.
HATEM, T, P; I C LIRA, P; S MATTOS, S. The therapeutic effects of music in children following cardiac surgery. Jornal de pediatria, 82(3), Rio de Janeiro, ano 2006, p. 186–192, 24 ago. 2006. DOI https://doi.org/10.2223/JPED.1473. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 28 ago. 2023.
HUMMES, J, M. Por que é importante o ensino de música: Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM: Hunter, James C. (2006). Como ser um líder servidor. Tradução de A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, Porto Alegre, v. V. 11, p. 17-25, 2004.
KEBACH, P; DUARTE, R. EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL:: Processos de inclusão no sistema regular de ensino.. TEXTOS E DEBATES, [s. l.], n. 15, 2008. DOI https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i15.751. Disponível em: https://revista.ufrr.br/. Acesso em: 28 ago. 2023.
KESSLER, R C; FOSTER, C L; SAUNDERS, W B; STANG, P E. Social consequences of psychiatric disorders: I: Educational attainment. The American journal of psychiatry, Institute for Social Research, University of Michigan, p. 1026–1032., 1995. doi: 10.1176/ajp.152.7.1026. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.go. Acesso em: 28 ago. 2023.
KOELSCH,S; OFFERMANNS, K; FRANZKE, , P. Music in the treatment of affective disorders:: An exploratory investigation of a new method for music-therapeutic research.. American Psychological Association, [s. l.], p. 307–316., 2010. DOI https://doi.org/10.1525/mp.2010.27.4.307. Disponível em: https://psycnet.apa.org/. Acesso em: 28 ago. 2023.
LORENZETTI, M A G. A Igreja Católica como espaço de educação musical: aulas de canto em um grupo de jovens. XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, , Pirenópolis, ed. ISBN 978-85-237-0850-4, p. 199-208, 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/. Acesso em: 28 ago. 2023.
LORENZETTI, M A G. Aprender e ensinar música na Igreja Católica:: Um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Dissertação de Mestrado, PORTO ALEGRE, 2015.
LUXINGER, M B; SOUZA, W M F de. A EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS COMO RECURSO PARA INCLUSÃO DE PESSOAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. V Jornada Chinela-Brasileira de Educação Inclusiva, Trabalho apresentado no Congresso Nacional de Educação Inclusiva., ano 2020, p. 1-18, 2020. DOI 10.22533/at.ed.4682116112. Disponível em: www.semanticscholar.org. Acesso em: 28 ago. 2023.
MACDONALD, R. A. Music, health, and well-being: a review. International journal of qualitative studies on health and well-being, National Library of Medicin, 7 ago. 2013. DOI 10.3402/qhw.v8i0.20635. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov. Acesso em: 28 ago. 2023.
MACHADO, L. D.; LAVRADOR,M. C. C. Loucura - Como Dizer o Indizível. Revista Textura da Psicologia:Subjetividade e Política no Contemporâneo.Casa do Psicólogo Casa do P, São Paulo, p. 1-13, 2002.
MAHEIRIE, K. Processo de criação no fazer musical: Uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Parte de Tese de Doutorado: Psicologia em Estudo, Maringá, ano 2003, v. 8, ed. 2, p. 147-153, 15 out. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a15.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2023.
MELO,, G.A.A.; RODRIGUES, A.B.,; FIRMEZA,, M.A.,; GRANGEIRO, A.S.M; OLIVEIRA, P.P.; CAETANO, J.A. Intervenção musical sobre a ansiedade e parâmetros vitais de pacientes renais crônicos:: ensaio clínico randomizado. Revista Latino Americano Enfermagem., [s. l.], ed. 51, 2017. DOI 10.1590/S1980-220X2016030503201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QGxMY4mkNmHJbL3QHcWNzQp/?lang=pt#. Acesso em: 28 ago. 2023.
MERRIAM, , A. O. The anthropology of music. Evanston. Northwestern University Press, [s. l.], 1964.
MORAN, J. M. Desafios da Educação a Distância no Brasil: In: Valente, J. A. Arantes, V. A. A. (Org.). Educação a Distância: pontos e contrapontos. Desafios da educação a distância no Brasil, Summus-São Paulo, ed. 5, p. 134, 2011.
MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Blog www2.eca.usp.br/moran, [s. l.], 2013.
MOREIRA, A.L.I.G. Iniciação ao piano para crianças: um olhar sobre a prática pedagógica em conservatórios da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2005.
MUSZKAT, M. Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva. Literartes, São Paulo, [s. l.], v. 1, ed. 10, p. 233-243, 2019. DOI 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.163338. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes. Acesso em: 29 ago. 2023.
NOVO, J.A.D.D. Educação musical do espaço religioso: um estudo sobre a formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa. Dissertação (Mestrado em Música) , Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8422. Acesso em: 29 ago. 2023.
PALFREY, Jonh; GASSER, Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Edu| Educ.&Tecnol. | , Artmed, 2011., v. 18, n. 3, p. 73-75, 2013.
PARK, C. Mind-body CAM interventions: current status and considerations for integration into clinical health psychology. Journal of clinical psychology, [s. l.], p. 45-63, 2013. DOI 10.1002/jclp.21910. Epub 2012 Aug 30. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 29 ago. 2023.
PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Ibero-Americana de Educación., [s. l.], 2000. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3993. Acesso em: 29 ago. 2023.
REEVES, W. C., Strine, T. W., Pratt, L. A., Thompson, W., Ahluwalia, I., Dhingra, S. S., McKnight-Eily, L. R., Harrison, L., D'Angelo, D. V., Williams, L., Morrow, B., Gould, D., Safran, M. A., & Centers for Disease Control and Prevention. A MENTAL Health Surveillance System for the General Population During the COVID-19 Pandemic: Protocol for a Multiwave Cross-sectional Survey Study. National Library of Medicine - National Institutes of Health, [s. l.], p. 1-29, 26 nov. 2020. DOI 10.2196/23748. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 29 ago. 2023.
RIFKIN, J. La Era del Acesso. Ediciones Paidós Ibérica, Barcelona, 2000.
ROCHA, C.M.M. Educação Musical "Método Willens"minha experiência pessoal. Faculdade de Educação da Bahia, Salvador, ed. 2, p. 160, 1990.
RODRIGUES, I. A Rítmica de Emile Jaques Dalcroze: Uma Educação por e para a Música. Revista Brasileira de História da Educação , RBHE 23 • 2023, 2023. DOI 10.4025/rbhe.v23.2023.e253. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/3yszc9kXLLfYZdCrGSvdRDR/. Acesso em: 29 ago. 2023.
ROSA, G; MOEHLECKE, V. Clínica, Música e Tempo: Agenciamentos Possíveis para uma Experiência Afetiva. Rev. Polis e Psique-2017, [s. l.], p. 84-99, 2018.
SMIT, F; CUIJPERS,, P; OOSTENBRINK, J; BATELAAN, N; GRAAF, R de; BEEKMAN, A. Costs of nine common mental disorders: implications for curative and preventive psychiatry. National Library of Medicine, onlinelibrary.wiley.com › journal › 1099176xThe Journal of Mental Health Policy and Economics, 2006.
SPOLLE, C W; MACHADO, A.; BIGATTO, K R S; SANTOS, S. Música no cuidado em saúde mental. Saúde Mental: cuidado e subjetividade, Rio de Janeiro-Difusão, 2013, v. 2, p. 153-176, 20132013. Disponível em: www.semanticscholar.org. Acesso em: 29 ago. 2023.
SZÖNYI, E. A Educação Musical Na Hungria Através Do Método Kodály. Sociedade Kodály do Brasil, , São Paulo, 1996.
TRAHAN, T; DURRANT, S J; MÜLLENSIEFEN, D; WILLIAMSON, V J. The music that helps people sleep and the reasons they believe it works:: A mixed methods analysis of online survey reports. Journals.plos.org, United Kingdom, 14 nov. 2018. DOI 10.1371/journal.pone.0206531. Disponível em: eprints.lincoln.ac.uk. Acesso em: 29 ago. 2023.
SANDERSLEBEN , H.U-Von; ROTHENBERGER, A; ALBRECHT, B; ROTHENBERGER, L G; KLEMENT, S; BOCK, N. Ginkgo biloba extract EGb 761® in children with ADHD. National Library of Medicine, [s. l.], 2014. DOI Ginkgo biloba extract EGb 761® in children with ADHD. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 29 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Mary de Cervantes, Josilene Andrade da Silva, Priscila Medeiros, Renato Leonardo de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).