Music for Life: well-being and mental health in children stimulated with music education based on active methodologies in religious music study groups

Authors

  • Ana Mary de Cervantes Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Josilene Andrade da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Priscila Medeiros Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Renato Leonardo de Freitas Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210278

Keywords:

musica education, active methodology, mental health, religion, quality of life

Abstract

Active practices and methodologies are of great importance in music education. Few studies show musical training analysis and the approach of musical pedagogical materials in religious contexts. Music education can contribute to the participants' learning process, quality of life, socialization, expression, and psychosocial rehabilitation. Therefore, through this review, we intend to encourage and elucidate the practices of active methodologies in teaching music to children and relate the improvement in quality of life, well-being, and mental health. In addition, we intend to explore how significant the teaching and learning process can be with children who play the gospel hymns on keyboards and in orchestras, as well as illustrate a methodology that helps the understanding of theoretical references in a playful way through activities with the support of active methods of several musical pedagogues throughout our history. And finally, we will relate the theme of music education, the benefits of active methodologies, and highlight the benefits of music education on the quality of life, well-being, and mental health of participants who go through the learning process musical.

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Author Biographies

  • Ana Mary de Cervantes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Possui mestrado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário(2000). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

    FORMAÇÃO ACADÊMICA

    Mestrado em Música

    1998 - 2000

    Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário
    Título: PROCESSOS CRIATIVOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL ALIADOS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS,Ano de Obtenção: 2000
    Orientador: CECÍLIA CONDE

  • Priscila Medeiros, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

    Possui graduação em enfermagem pela Universidade São Francisco (USF). Realizou aperfeiçoamento em iniciação científica (2008 até 2010) e Treinamento técnico (2010 à 2011) no Laboratório de Neuropsicofarmacologia na mesma Universidade. Fez Mestrado (2011-2013) no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP. Doutorado (2013-2017) pelo Departamento de Neurologia - área de concentração Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é Pós-doutoranda do Departamento de Farmacologia também pela FMRP- USP e faz parte Centro Multiusuário de Neuroeletrofisiologia (EMU/FAPESP) na FMRP-USP situado no Departamento de Cirurgia e Anatomia. Fez visita acadêmica no Basal Ganglia Neuroanatomy Laboratory do Centro de Investigacion Médica Aplicada da Universidade de Navarra, Pamplona- Espanha (2012). Fez estágio no Department of Experimental Medicine, Division of Pharmacology, University of Campania L. Vanvitelli, Nápoli- Itália (2015/2016).Atua na área de Neurociências com ênfase em estudos pré-clínicos que abordam os aspectos sensoriais, emocionais, cognitivos e sociais da dor crônica e suas comorbidades psiquiátricas e neurológicas. Explora também as facetas da empatia/resiliência e da dor na pesquisa básica. Investiga os efeitos das emoções positivas para o alívio de dor. Além disso, sabendo-se que Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população, e que existem evidências da sua utilização para o alívio da dor. Um dos mais atuais interesses e inspirações tem sido nas investigações sobre mecanismos cerebrais que fundamentam as intervenções como: musicoterapia, aromaterapia dente outras práticas. É membro da Membro da American Association of Neuroscience Nurses (AANN). Faz parte do Comitê de Pesquisa Básica e de Práticas Integrativas e Complementares da SBED (Sociedade Brasilera para o Estudo da Dor). Mãe de Leonardo nascido em 2014. (Fonte: Currículo Lattes)

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Published

2023-09-01

How to Cite

Music for Life: well-being and mental health in children stimulated with music education based on active methodologies in religious music study groups. (2023). Revista Música, 23(1), 577-589. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210278