Projeto Corais nas escolas: um estudo qualitativo da prática coral na educação básica no Estado do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212245Palavras-chave:
Projeto, Coral, Educação Básica, Repertório, BNCCResumo
Este artigo realizou um estudo qualitativo a partir da seguinte questão: como tornar o canto coral atrativo e dinâmico na educação básica? Em busca de respostas, revisaram-se os textos afins ao tema, incluindo os anais da ANPPOM acerca dos temas: canto coral, coro juvenil e repertório; Penna e Barros (2022) que focaram o funk; Ramalhete e Moreira (2021) que estudaram o rap e a BCNNC. A metodologia obteve os dados (revisão textual e coleta de informações) que foram analisadas com o cruzamento do referencial teórico e o trabalho da regente Priscila Raquel Aquino que está à frente do Coral da EEEM Arnulpho Mattos. Realizada a reelaboração do arranjo da música ‘Canção Infantil’, do compositor Cesar MC. Os resultados confirmaram a hipótese, de que não há uma receita pronta, mas trazidas as reflexões num momento oportuno de mudanças com o advento da BNCC. Porquanto, importa repensar as práticas corais que sugerem inovações, sob os experimentos e as adequações de trabalhos disponíveis voltados para um público específico, isto é, da educação básica.
Downloads
Referências
ARAUJO, Vitor Gabriel. Regência Coral - Apostila para Capacitação de professores do Guri Santa Marcelina. São Paulo: 2014.
BAKADOROVA, Olga; RAUFELDER, Diana. O papel essencial da relação professor-aluno na satisfação das necessidades dos alunos durante a adolescência. J. 2018. Appl. Dev. Psicol. 58 , 57- 5. 10.1016/j.appdev.2018.08.004 [CrossRef] [Google Scholar].
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 9 out. 2022.
CASTAGNA, Paulo. Possibilidades da gestão de acervos musicais históricos no Brasil da atualidade. In: I ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA DO CAMPO DAS VERTENTES: ARQUIVOS TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO ESTUDO DOCUMENTAL. Anais... Universidade Federal de São João Del Rei, 2018, p. 34-50. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/emhcv/Anais%20I%20EMHCV.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
FUCCI AMATO, Rita. O canto coral como prática sócio-cultural e educativo-musica. Opus, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 75-96, jun. 2007.
GOMES, Priscila Raquel Aquino. Entrevista de Priscila Aquino em 30 de setembro de 2022. Vitória/ES. WhatsApp. Online.
GONÇALVES, Marcelo Trevisan. Desafios para integração do ensino coletivo de instrumentos musicais ao currículo do Ensino Médio em escolas públicas no Estado do Espírito Santo. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2021. Disponível em: https://gestaopublica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PGGP/detalhes-da-tese?id=15755. Acesso em: 3 fev. 2023.
MARTENOT, Maurice. Guía didáctica del maestro. Buenos Aires: Ricordi, 1967.
MEURER, Rafael Prim; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Ideias de corpo na prática coral: considerações a partir do conceito holístico de pessoalidade. OPUS, [s.l.], v. 24, n. 3, p. 202-215, out. 2018. ISSN 15177017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2018c2408. Acesso em: 20 maio 2023.
MILLER, Richard. On the art of singing. Oxford: Oxford University Press, 1996.
MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Associação Brasileira de Educação Musical. Porto Alegre, v.1, n.1, 2009. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/view/109/31. Acesso em: 4 fev. 2023.
PENNA, Maura; BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca. Regatando/estabelecendo/construindo relações: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade. Música na Educação Básica, v. 11, n. 13/14, 2022. p. 8-21. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/view/243. Acesso em: 02 maio 2023.
RAMALHETE, Mariana Passos; MOREIRA, Tatiana Aparecida. Desigualdade social vista do alto do morro: uma análise do rap Canção Infantil, de César Mc. Revista: Letras de Hoje, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/download/40847/27392/. Acesso em: 3 maio 2023.
SILVA, Ana Maris Goulart. O sujeito cantante: reflexões sobre o canto coral. São Paulo, 2014, 191fls. Dissertação Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Psicologia e Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-145737/publico/ANA_MARIS_GOULART_SILVA.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Tradução Alda de Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
VIANNA, Silvio. O que é remix. [2020] Disponível em: https://www.musicaeletronicaviann.com/o-que-%C3%A9-remix. Acesso em: 2 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).