Projeto Corais nas escolas: um estudo qualitativo da prática coral na educação básica no Estado do Espírito Santo

Autores

  • Marcelo Rodrigues de Oliveira Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo
  • Michele de Almeida Rosa Rodrigues Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212245

Palavras-chave:

Projeto, Coral, Educação Básica, Repertório, BNCC

Resumo

Este artigo realizou um estudo qualitativo a partir da seguinte questão: como tornar o canto coral atrativo e dinâmico na educação básica? Em busca de respostas, revisaram-se os textos afins ao tema, incluindo os anais da ANPPOM acerca dos temas: canto coral, coro juvenil e repertório; Penna e Barros (2022) que focaram o funk; Ramalhete e Moreira (2021) que estudaram o rap e a BCNNC. A metodologia obteve os dados (revisão textual e coleta de informações) que foram analisadas com o cruzamento do referencial teórico e o trabalho da regente Priscila Raquel Aquino que está à frente do Coral da EEEM Arnulpho Mattos. Realizada a reelaboração do arranjo da música ‘Canção Infantil’, do compositor Cesar MC. Os resultados confirmaram a hipótese, de que não há uma receita pronta, mas trazidas as reflexões num momento oportuno de mudanças com o advento da BNCC. Porquanto, importa repensar as práticas corais que sugerem inovações, sob os experimentos e as adequações de trabalhos disponíveis voltados para um público específico, isto é, da educação básica.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Rodrigues de Oliveira, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo

    Mestre em Educação Musical (2018) - UFRJ; Licenciado em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira/ES - FAMES (2009); Bacharel em Música - Trompa pela Faculdade de Música do Espírito Santo/ES (2007); Pós - Graduado em Tecnologias da Aprendizagens (SENAC/2022); Pós - Graduado em Educação Musical pela a Fabra (2015); Pós - Graduado em Artes e Educação pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio/ES (2014); Pós - Graduado em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd/ES (2008); Palestrante do Projeto Bandas e Corais (FAMES/SEDU - 2011); Palestrante no Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Artes na Faculdade de Educação da Serra/ES (2014). Regente de Banda na Educação Básica (Município de Viana e Vitória). Atuou na FAMES nos anos de 2009 à 2021 como Professor nos Cursos de graduação (Bacharel Erudito e Popular/Licenciatura em Música) e de extensão (Preparatório para graduação; Formação Musical Popular e Erudito). Além de professor/regente adjunto da Prática de conjunto da Orquestra de Sopro da FAMES e Trompista/Coordenador do Grupo Oficial Tocata Brass da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira/ES . Cursos em andamento: Licenciatura em Artes EAD - Centro Universitário (FAVENI) . Atualmente bolsista pesquisador da Fapes no Programa Música na rede na modalidade Bandas nas escolas do ES.

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Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

Como Citar

Projeto Corais nas escolas: um estudo qualitativo da prática coral na educação básica no Estado do Espírito Santo. (2023). Revista Música, 23(1), 55-68. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212245