v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo

Publicado: 2023-12-22

Editorial

  • Mudanças, permanências e ponderações sobre o trabalho de editoria de um periódico

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220234901001%20
    Lúcia Helena Sasseron, Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Leandro R. Pinheiro, Emerson de Pietri, Rosana Passos
    e20234901001

Entrevista

  • Myriam Krasilchik: uma vida dedicada à Universidade de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349002001
    Juliana de Souza Silva, Katiene Nogueira da Silva
    e202349002001

Artigos

  • Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262052por
    Márcia Aparecida Jacomini, Hericka Karla Alencar de Medeiros Wellen, Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella, Maria Aparecida Guedes Monção
    e262052
  • Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262397por
    José Douglas Alves dos Santos, Monica Fantin
    e262397
  • Máquina de rostidades na educação básica: cartografando a literatura crítica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349267073por
    Ericka Fernandes Vieira Barbosa, Andrea Cristina Versuti
    e267073
  • Equidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de Fortaleza

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260580por
    Vanda Mendes Ribeiro, Paula Reis Kasmirski, Choukri Ben Ayed
    e260580
  • A gymnastica no Collegio de Pedro II: uma prática compartilhada pelos seus mestres

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247249
    Anna Luiza Ferreira Romão, Ana Claudia Avelar Avelar, Andrea Moreno
    e247249
  • Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247388
    Michele Viviene Carbinatto, Nayana Ribeiro Henrique, Tamiris Lima Patricio Patricio
    e247388
  • Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247481
    Raimunda Alves Melo, Keylla Rejane Almeida Melo, Juciane Vaz Rego
    e247481
  • Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248317
    Cleber Lopes, Rafael Rossato
    e248317
  • Las evaluaciones educacionales estandarizadas desde la experiencia de los actores

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248451es
    Johana Contreras, Álex Torres
    e248451
  • Evasão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: análise através de registros administrativos

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248553
    Alessandra dos Santos, Elza Corbari, Liliam Faria Porto Borges, Paulo Roberto Azevedo
    e248553
  • Ensino confessional na escola laica? Teoria política e a ADI 4.439/2017 no Supremo Tribunal Federal

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247988
    Sebastián Rudas
    e247988
  • Identificação de estratégias cognitivas e metacognitivas em pedagogos escolares: resultados de um programa de formação

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248484por
    Henrique Costa Brojato, Evelise Maria Labatut Portilho
    e248484
  • O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248608por
    Ismael Santos Lira, Jonei Cerqueira Barbosa
    e248608
  • Percepções de professores sobre clima educacional na educação infantil de São Bernardo do Campo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249251por
    Denise D’auria-Tardeli, Lucian da Silva Barros, Mônica Tessaro, Vanessa Takigami Alves
    e249251
  • Automutilação na adolescência e vivência escolar: uma revisão integrativa da literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249711por
    Gianna de Lara, Eduardo Steindorf Saraiva, Danielli Cossul
    e279711
  • Self-assessment in higher education institutions: literature analysis and research opportunities

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248924eng%20
    Francisca Goedert Heiderscheidt, Fernando Antônio Forcellini
    e248924
  • Educación en emergencias: una revisión de la literatura (1999-2020)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249297esp%20
    Mónica Marcela Parra-Zapata, Jhony Alexander Villa-Ochoa
    e249297
  • Principais motivos de saída antecipada dos alunos durante o período de aula

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249413por
    Bruno Salviano da Silva
    e249413
  • Game Jams: novos lugares educativos?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249534por
    Lucinda Saldanha, Sofia Marques da Silva, Pedro D. Ferreira
    e249534
  • Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacional

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249650por%20
    Marlova Estela Caldatto, Carlos Alexandre Ribeiro Martins, José Carrillo Yanez
    e249650
  • Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249924por
    Paulo Miranda, Ema Mamede
    e249924
  • Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250081
    José Otero, Cleci Werner da Rosa
    e250081
  • Discriminación percibida entre profesor y educador tradicional en la educación intercultural en La Araucanía, Chile

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250586esp
    Katerin Arias-Ortega, Gerardo Muñoz, Segundo Quintriqueo
    e250586
  • La evaluación del profesorado universitario: una mirada del estudiantado

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349241907esp
    Bilda Valentín-Martínez, Cristina Mayor-Ruiz
    e241907
  • Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248000por
    Dionara Guarda Guarda, Graciela Cabreira Gehlen, Gimene Cardozo Braga, Albimara Hey
    e248000
  • Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251296eng
    Richarles de Araújo Sousa, Mário Sérgio Pedroza Lobão, Renata Gomes de Abreu Freitas
    e251296
  • No palimpsesto da sala de aula: a legitimação de obras literárias em disputa na escola

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247334eng
    Patrícia Aparecida do Amparo
    e247334
  • O direito de ler: o que podemos aprender com as neurociências para ampliar as políticas de infância e de literacia

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249518eng
    Francisco Mello Castro, Amanda Séllos Rodrigues, Flávia Lage Pessoa da Costa
    e249518
  • Preconcebidos sobre ciência compartilhados por estudantes de escola pública rural

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249915eng
    Rosielson Soares de Sousa, Wagner Rodrigues Silva, Cristiane Carvalho de Paula Brito
    e249915
  • A controvérsia sobre avaliações em larga escala no Brasil: continuum argumentativo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250287por
    Renato Melo Ribeiro, Sandra Zákia Sousa
    e250287
  • A construção discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250430por
    Danielle Pykocz, Larissa Cerignoni Benites
    e250430
  • Una reflexión sobre la enseñanza de la literatura y una propuesta renovadora

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251005esp
    José María Santos Rovira
    e251005
  • Modelos didácticos mediados por TIC en la enseñanza universitaria: una revisión sistemática

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251276es
    Isabel Jiménez Becerra, Roberto Canales Reyes, Alejandra Agudelo Marín, Lucy Deyanira Andrade Vargas
    e251276
  • Identidad docente de profesores(as) que ejercen en escuelas diferentes: Montessori y Waldorf-Steiner

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251652esp
    Rosa Orellana-Fernandez, Eugenio Merellano-Navarro, Alejandro Almonacid-Fierro, Olivier Brito
    e251652
  • Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253818
    Marcia Speguen de Quadros Piccoli, Nilda Stecanela
    e253818
  • Uso de redes sociales y prácticas de chat: sus relaciones con la comprensión de textos en estudiantes universitarios

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254491esp
    Julio Daniel del Cueto, Luis Ángel Roldán
    e254491
  • Reflexiones de la práctica educativa de maestros de matemáticas panameños en ejercicio

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256706esp
    Orlando García Marimón, Javier Diez-Palomar
    e256706
  • Silêncio docente e emancipação: entre lições indígenas, Freire e Rancière

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251220
    Vitor Fabrício Machado
    e251220
  • Filosofia trágica e pedagogia da escolha: imaginários cinematográficos sobre a afirmação da vida

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254031
    Rogério de Almeida
    e254031
  • O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252467eng
    Iris Cristina Peláez-Sánchez, Anabel Velásquez-Durán
    e252467
  • Colégio Nossa Senhora de Lourdes: histórias de sujeitos e práticas (Farroupilha/RS, 1922-1954)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253644por
    Gisele Belusso, Terciane Ângela Luchese
    e253644
  • Políticas de inclusão de estudantes com deficiência nos institutos federais do Rio Grande do Sul

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254398
    Suzana Trevisan, Denise Macedo Ziliotto
    e254398
  • Plano Estadual de Educação do Paraná: desmonte da coordenação federativa e fragilidade da interface socioestatal

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256316port
    Elisangela Alves da Silva Scaff
    e256316
  • The Look Act (2017) em Massachusetts: implicações para a sociedade e a formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256335eng
    Simone Silveira Amorim
    e256335
  • Esquentando o debate: análise de temas sociocientíficos controversos selecionados por licenciandos em visitas a museus

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250644
    Martha Marandino, Eduardo Dantas Leite, Pedro Donizete Colombo Junior
    e250644
  • Pensamento crítico e criativo no ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250774por
    Alexandre Tolentino de Carvalho, Cleyton Hércules Gontijo, Mateus Gianni Fonseca
    e250774
  • Culturas colaborativas e lideranças pedagógicas: constrangimentos organizacionais, culturais e horizontes de possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250989
    Generosa Pinto Silva Vilela Pinheiro, José Matias Alves
    e250986
  • (Dis)posições para a formação docente em um curso de pedagogia: contribuições da extensão universitária

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251676por
    Roberta Pereira de Paula Rodrigues, Giseli Barreto da Cruz
    e251676
  • Abordagem histórico-dialética dos conceitos na organização do ensino da matemática

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252104
    Vanessa Dias Moretti, Luis Radford
    e252104
  • Investigação científica em Angola: desafios e estratégias para a autonomia nacional

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252847
    Marcelino Mendes Curimenha
    e258607
  • Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258607
    Tsamiyah Levi, Ernesto Seidl
    e258607
  • O que nudes e divulgação não autorizada de imagens íntimas têm a lembrar à escola?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259986por
    Laís Barbosa Patrocino, Paula Dias Bevilacqua
    e259986
  • A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251243
    Patricia Regina Piovezan, Marcos Vinicius Francisco, Neusa Maria Dal Ri
    e251243
  • Ações do professor para a promoção do raciocínio matemático em aulas de cálculo diferencial e integral

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251659
    André Luis Trevisan, Mariana Vasconcelos Negrini, Bárbara de Falchi, Eliane Maria de Oliveira Araman
    e251659
  • Escrita a partir de fontes e suas relações com o plágio em estudantes universitários

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252586por
    Isabel Festas, Ana Seixas, Armanda Matos
    e252586
  • Desigualdades interseccionais nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação física

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252722por
    Giannina do Espírito-Santo, Alexandre Palma, Renata Veloso Vasconcelos, Monique Ribeiro de Assis, Claudia Paulich Loterio
    e252722
  • Cartografias de professoras: a quarta dimensão em aula de matemática

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252809por
    Michela Tuchapesk da Silva, Tássia Ferreira Tártaro
    e252809
  • Desempenho de estudantes de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio considerando variáveis socioeconômicas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253303
    Cayo César Viana de Lima, Carla Regina Guimarães Brighenti
    e253303
  • A educação infantil em municípios com distintas capacidades orçamentárias: acesso, condições de oferta e financiamento

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254082
    Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno, Adriana Aparecida Dragone Silveira
    e254082
  • Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256358
    Rainri Back
    e256358
  • Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma abordagem hermenêutica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260638
    Rainri Back
    e260638
  • Expressões de sofrimento psíquico de estudantes da Universidade Federal do Tocantins

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254990
    Alice Agnes Spíndola Mota, Sidiany Mendes Pimentel, Marta Romilda Spíndola Mota
    e254990
  • Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255299
    Adriene Damasceno Seabra Seabra, Victor Oliveira da Costa, Estefanny da Silva Bittencourt, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, João Bento-Torres, Natáli Valim Oliver Bento-Torres
    e255299
  • Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256304
    Maic Brito da Silva, Jefferson da Silva Santos, Simoni Tormöhlen Gehlen
    e256304
  • O impacto das alterações do FIES na permanência no ensino superior entre 2015 e 2019

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256547
    André Viana Custódio, Juliana Toralles dos Santos Braga
    e256547
  • Desenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257253en
    Yerdan S. Katayev, Elena I. Burdina
    e257253
  • Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249290
    Felipe Tumenas Marques, Francisco Louzada Neto
    e249290
  • Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251469
    Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Carlo Schmidt
    e251469
  • Programa de Classes Descentralizadas na expansão da educação profissional pública paulista: histórico e desdobramentos

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261780
    Sueli Soares dos Santos Batista, Daniel Capella Pereira
    e261780
  • A realidade aumentada como interface de integração com o livro didático

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257018
    João Ferreira Sobrinho Junior, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    e257018
  • Do mercado do sucesso ao sucesso de um mercado: soluções educacionais, avaliação e inclusão escolar

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257405
    Marília Segabinazzi Reinig, Geovana Mendonça Lunardi-Mendes
    e257405
  • Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259505
    Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Clara Mockdece Neves, Marcela Rodrigues de Castro, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Silva, Augusta Karla Silva Quintanilha, Marcela da Silva Vieira Dantas, Fabiane Frota da Rocha Morgado
    e259505
  • Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261007
    Paula Cardoso, Ema Mamede
    e261007
  • Experiência de si de crianças com deficiência: da vida precária à coragem da existência

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255083por
    Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves, André Márcio Picanço Favacho
    e255083
  • Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258073
    Alessandro Roberto de Oliveira, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de Almeida
    e258073
  • Educação física no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos: (im) possibilidades pedagógicas sobre o corpo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254083
    Clarissa Gimenes Balaguer, Alan Camargo Silva, Gustavo da Motta Silva, Sílvia Maria Agatti Lüdorf
    e254083
  • Intervenção em raciocínio quantitativo como possibilidade para o desenvolvimento do conhecimento aritmético

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254184por
    Camila Peres Nogues, Akira Borba Colen França, Beatriz Vargas Dorneles
    e254184
  • Ações afirmativas: um estudo do diferencial de desempenho acadêmico entre estudantes cotistas e não cotistas da UFV-CRP

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257324
    Kerly Cristina de Oliveira Galvão, Rosiane Maria Lima Gonçalves, Fábio André Teixeira, Lays Matias Mazoti Corrêa
    e257324
  • El sueño de la crítica produce monstruos: Educación en disputa, entre libertad y barbarie

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254149esp
    Maurício Brugnaro Júnior
    e254149
  • Perspectiva de género en actitudes hacia la probabilidad y su enseñanza en futuro profesorado chileno

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254527es
    Felipe Ruz, Ainhoa Berciano Alcaraz, Francisco Martínez-Ortiz, José M. Contreras García
    e254527
  • Os bebês na sala do berçário: diferentes trajetórias no espaço

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255022por
    Virgínia Souza Oliveira, Rafaela Ferreira Marques Marques, Vanessa Ferraz Almeida Neves
    e255022
  • Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256699eng
    Carola Manolino, Belén Giacomone, Pablo Beltrán-Pellicer
    e256699
  • A influência do capacitismo no Decreto n° 10.502/2020 e no texto da PNEE 2020

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257304por
    Bianca dos Santos Soares, Iara Pereira Ribeiro
    e257304
  • O jogo teatral e a construção do conhecimento simbólico: do jogar à experiência significativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259025
    Mariana Tagliari, Robson Corrêa de Camargo
    e259025
  • A avaliação da leitura no Brasil entre os anos 2014-2020: instrumentos e habilidades

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259865
    Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho, Ana Cláudia de Souza
    e259865
  • Hoje tem galinhada: o papel das merendeiras na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260167
    Mariana Belloni Melgaço, Luanna Ferreira da Silva, Rodrigo Matos-de-Souza
    e260167
  • New public management’ y cambio organizacional en la gestión de las universidades estatales chilenas: un estudio de caso

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260341
    Julio Labraña, María Francisca Puyol Puyol, Andrés Bernasconi, Aníbal Barba Varela
    e260341
  • Uma herança a ser lida: reflexões educacionais a partir de Hannah Arendt e Paul Ricoeur

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349264315
    Vanessa Sievers de Almeida
    e264315
  • O aluno que desconcerta: autistas no ensino regular

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257162
    Silvia Szterling Munimos
    e257162
  • Teorías subjetivas de profesores universitarios sobre el rol docente

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257985
    Gloria Gutiérrez Villa, María Isabel La Rosa Cormack
    e257985
  • A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258881por
    Susana Barbosa, Mónica Silveira-Maia, Manuela Sanches-Ferreira, Miguel Santos, Sílvia Alves
    e258881
  • Orientadores no Instagram: crise acadêmica e uberização da práxis do pesquisador

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261414
    Diego de Oliveira Souza
    e261414
  • Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261454
    Bianor Valente, Mariana Feio, Teresa Leite
    e261454

Errata

Colaboradores

  • Relação de pareceristas ad hoc (2022-2023)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022023490300300
    Educação e Pesquisa
    e2023490300300

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades