Mudanças, permanências e ponderações sobre o trabalho de editoria de um periódico
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1517-970220234901001%20Keywords:
Editorial, Educação e Pesquisa, Volume 49Abstract
A redação do editorial da revista Educação e Pesquisa ocorre ao término de um extenso
ano de dedicação, durante o qual enfrentamos diversas mudanças.
Indubitavelmente, a mais sentida foi o precoce falecimento de nossa
estimada colega editora, Shirley Silva
Downloads
References
COLOMBO, Enzo. Reflexividade e escrita sociológica. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 01, p. 15-26, jan./
abr. 2016.
CRITÉRIOS, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO.
São Paulo: Scielo, 2020.
Educ. Pesqui., São Paulo, v. 49, e20234901001, 2023. 9
DANCE, Amber. Peer review needs a radical rethink. Nature, v. 614, p. 581-583, 16 Feb. 2023a
DANCE, Amber. Stop the peer-review treadmill. I want to get off. Nature, v. 614, p. 581-583, 16 Feb.
b.
GALIAN, Cláudia V. A.; PIETRI, Émerson. A ciência e os periódicos científicos: mais um ano de lutas
num cenário de pandemia, negacionismos e desincentivos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47,
p. e20214701001, 2021. Editorial.
GLOBAL State of peer review [online]. Publons, 2018 [viewed 29 March 2023]. Available from: https://
publons.com/community/gspr
NASSI-CALÒ, Lilian. Reformular a avaliação por pares para torná-la sustentável. [S. l.: s. n., 2023].
Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2023/03/29/reformular-a-avaliacao-por-pares-para-torna-lasustentavel/
SLEMIAN, Andréa; COUTO, Katia Cilene do; VIEIRA, Martha Victor. Editorial. Revista Brasileira de História,
São Paulo, v. 42, n. 90, May/Aug. 2022. https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n90-02
SPINAK, Ernesto. De pareceristas estrela a pareceristas fantasmas – Parte I [online]. SciELO em Perspectiva,
São Paulo, 2019 [viewed 09 October 2023]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2019/02/05/depareceristas-estrela-a-pareceristas-fantasmas-parte-i/
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors assume exclusive responsibility for the concepts expressed in their articles, which do not necessarily reflect the journal’s opinion.
Permission to photocopy all or part of the material published in the journal is granted provided that the original source of publication be assigned.