Aspectos da cultura italiana nas aulas de língua portuguesa: reflexões sobre o livro didático
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i38p39-60Palavras-chave:
Livro didático, Cultura italiana, Ensino médio, Formação de professoresResumo
O uso do livro didático (LD) nas aulas de língua portuguesa é uma realidade da maioria das escolas regulares brasileiras. Em muitos casos, trata-se da única ferramenta do(a) professor(a) para subsidiar suas aulas. Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento de dados acerca da presença da cultura italiana na coleção de livros didáticos de português para o Ensino Médio: Esferas das linguagens. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, de natureza básica e com objetivos exploratórios e descritivos, já que se trata de um aspecto ainda muito pouco pesquisado nos livros didáticos. A partir disso, a ideia do estudo é refletir sobre como uma formação em Letras, que não se limite ao estudo do Português, mas inclua uma língua e uma literatura estrangeira, pode oferecer ao professor ferramentas capazes de auxiliar também nas aulas de Português. Nosso foco aqui será a cultura italiana pelo papel fundamental que possui na formação da identidade brasileira e pela frequência com a qual referências a essa cultura são utilizadas nos livros didáticos, fato que o manual escolhido para a nossa análise evidencia.
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