Avaliação cega por pares
Todos os textos submetidos para publicação serão encaminhados para revisão cega por pares (double blind peer review) a dois pareceristas ad hoc, que avaliarão os trabalhos, conforme as orientações da Revista de Italianística, recomendando ou não a publicação, ou ainda sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista ad hoc. O autor se compromete a realizar as alterações necessárias no prazo estipulado pelos editores. Caso contrário, não haverá garantia de publicação no número previsto.
Para assegurar a avaliação cega, devem ser excluídas todas as marcas de autoria, incluindo referências a grupos de pesquisa, títulos de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese etc.) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados, entre outros. Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos, os seguintes dizeres: “trecho removido para preservar a avaliação às cegas”.
Qualquer menção ao nome dos autores no trabalho submetido, tanto no corpo do texto quanto nas referências, deve ser substituída pela palavra AUTOR. Caso o artigo seja aprovado, as informações serão incluídas na versão a ser publicada.
Em todos os documentos enviados, a identificação de autoria deve ser removida também das propriedades do arquivo.