Aspectos da cultura italiana nas aulas de língua portuguesa: reflexões sobre o livro didático

Autores

  • Igor Porsette Universidade Federal do Espírito Santo
  • Grace Paixão Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i38p39-60

Palavras-chave:

Livro didático, Cultura italiana, Ensino médio, Formação de professores

Resumo

O uso do livro didático (LD) nas aulas de língua portuguesa é uma realidade da maioria das escolas regulares brasileiras. Em muitos casos, trata-se da única ferramenta do(a) professor(a) para subsidiar suas aulas. Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento de dados acerca da presença da cultura italiana na coleção de livros didáticos de português para o Ensino Médio: Esferas das linguagens. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, de natureza básica e com objetivos exploratórios e descritivos, já que se trata de um aspecto ainda muito pouco pesquisado nos livros didáticos. A partir disso, a ideia do estudo é refletir sobre como uma formação em Letras, que não se limite ao estudo do Português, mas inclua uma língua e uma literatura estrangeira, pode oferecer ao professor ferramentas capazes de auxiliar também nas aulas de Português. Nosso foco aqui será a cultura italiana pelo papel fundamental que possui na formação da identidade brasileira e pela frequência com a qual referências a essa cultura são utilizadas nos livros didáticos, fato que o manual escolhido para a nossa análise evidencia.

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Biografia do Autor

  • Igor Porsette, Universidade Federal do Espírito Santo

    Igor Porsette é licenciado em Letras Português e em Letras Italiano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Fundamentos em Práticas Interdisciplinares pela Faculdade de Educação da UFJF; Mestre e Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Professor Adjunto I na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrando disciplinas de Língua Italiana, Literatura Italiana, Linguística Aplicada e disciplinas relativas ao Ensino de língua estrangeira.

  • Grace Paixão, Universidade Federal do Espírito Santo

    Grace Alves da Paixão é Bacharel e Licenciada em Letras Português e em Letras Francês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Professora Adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrando disciplinas de Língua Francesa, Literaturas de Língua Francesa, disciplinas relativas ao Ensino de FLE e estágio. Assessora de Língua Francesa no Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

29-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Porsette, I., & Paixão, G. (2019). Aspectos da cultura italiana nas aulas de língua portuguesa: reflexões sobre o livro didático. Revista De Italianística, 38, 39-60. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i38p39-60