Vol. 44 (2018)

Publicado: 2018-01-01

Editorial

Homenagem

  • Popular education and higher education in Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844104010
    Celso de Rui Beisiegel
    e104010
  • Celso de Rui Beisiegel: o legado de um intelectual em defesa da educação popular pública

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420184410401100
    Marilia Pontes Sposito
    e10401100

Entrevista

  • Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002001
    Diana Vidal, Rafaela Rabelo
    e44002001
  • Religion and education a challenge to teachers’ work – interview with Françoise Lantheaume

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002002
    Maria da Graça Jacintho Setton, Gabriela Abuhab Valente
    e201844002002
  • António Nóvoa uma vida para a educação

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002003
    Carlota Boto
    e201844002003
  • A inserção de gênero na educação infantil a experiência de Portugal - entrevista com Maria João Cardona

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002004
    Cláudia Vianna, Carolina Faria Alvarenga
    e201844002004

Artículos

  • A altivez da ignorância matemática: Superbia Ignorantiam Mathematicae

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702152362
    João Paulo Attie, Manoel Oriosvaldo de Moura
    e152362
  • TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702153673
    Giselle Martins dos Santos Ferreira, Rafael Guilherme Mourão Castiglione
    e153673
  • Algunos factores asociados al desempeño académico en matemáticas y sus proyecciones en la formación docente

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706155233
    Gamal Cerda, Carlos Pérez, Manuel Aguilar, Estíbaliz Aragón
    e155233
  • A literatura na formação de futuros cientistas: lição de Frankenstein

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201610157176
    Valdir Reginato, Dante Marcello Claramonte Gallian, Suzie Marra
    e157176
  • Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703157305
    Flaviany Ribeiro da Silva, Simone Gonçalves Assis
    e157305
  • Representações de alunos sobre a integração curricular das TIC no ensino básico

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201707157951
    Elisabete Cruz
    e157951
  • O lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703158494
    Daniel Salésio Vandresen, Rodrigo Pelloso Gelamo
    e158494
  • Práticas pedagógicas num Território Educativo de Intervenção Prioritária

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706158555
    Fernanda Bastos, Cristina Costa-Lobo, Carla Santos Pereira
    e158555
  • O ensino secundário centrado nas artes: percepções de jovens do norte de Portugal

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201707160053
    Thiago Freires, Fátima Pereira
    e160053
  • Programas socioeducativos y regulación del trabajo docente en el nivel secundario

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703160182
    Analía Inés Meo, Diana Milstein
    e160182
  • Control ideológico en los programas secundarios transitorios en Historia y Ciencias Sociales (1974-1981)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702160736
    Sebastián Neut Aguayo
    e160736
  • Relacionalidad y construcción cultural en la educación temprana: diálogo entre pares menores de 18 meses

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706160928
    Eugenia Pizarro Troncoso, Sergio Toro Arévalo
    e160928
  • Remuneração de professores de educação básica nos setores público e privado na esfera municipal

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706161233
    Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Élcio Gustavo Benini, Bruna Mendes Dias, Leandro Sauer
    e161233
  • O escritor da pena feiticeira: João Köpke (1852-1926)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709161585
    Norma Sandra de Almeida Ferreira
    e161585
  • Walking ethnography e entrevistas na análise de experiências estéticas no Cerrado

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706161972
    Valéria Ghisloti Iared, Haydée Torres de Oliveira
    e161972
  • Dirección escolar y liderazgo pedagógico: un análisis de contenido del discurso de los directores de centros educativos en la Comunidad Autónoma de Andalucía (España)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709162034
    Maximiliano Ritacco Real, Francisco Javier Amores Fernández
    e162034
  • Como se constitui o discurso de professores iniciantes em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709162258
    Anderson Cezar Lobato, Ana Luiza de Quadros
    e162258
  • Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711162822
    Aymê Okasaki, Antonio Takao Kanamaru
    e162822
  • Isócrates, professor de philosophía

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703162915
    Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
    e162915
  • Inicios de las Boys Town en España: la Ciudad de los Muchachos de Vallecas (Madrid)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709163028
    Francisco Javier Pericacho Gómez, Mario Andrés-Candelas
    e163028
  • A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711164384
    Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer
    e164384
  • Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706164387
    Rafaela Silva Rabelo
    e164387
  • Monoculturalidad en las prácticas pedagógicas en la formación inicial docente en La Araucanía, Chile

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711164545
    Katerin Arias-Ortega, Segundo Quintriqueo M, Vanessa Valdebenito Z
    e164545
  • “Quem ensina também aprende” : a formação pela prática de professores primários na província do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708164704
    Franciele Ferreira França, Gizele de Souza
    e164704
  • ¿Qué nos revelan los instrumentos de observación de aula sobre clases de matemática en escuelas con trayectoria de mejoramiento?

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702165144
    Ma. Victoria Martínez, Felipe Godoy, Ernesto Treviño, Leonor Varas, Gabriela Fajardo
    e165144
  • Representações sociais sobre a permanência na docência: o que dizem docentes do ensino fundamental?

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711166148
    Ivany Pinto Nascimento, Sônia Eli Cabral Rodrigues
    e166148
  • A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709166665
    Marcus Alexandre de Pádua, Felipe da Silva Triani, Eliane Cristina Tenório Cavalcanti, Cristina Novikoff
    e166665
  • Estudio de casos: tensiones y desafíos en la elaboración de la normativa escolar en Chile

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711167834
    Oscar Nail Kroyer, Jorge Valdivia Guzmán, Jorge Gajardo Aguayo, Carmen Viejo Almanzor, Ricardo Salas Salinas, Gabriel Romero Torres
    e167834
  • Hierarquias escolares: desempenho e popularidade

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710167836
    José Leon Crochík, Marian Ávila de Lima Dias, Cintia Copit Freller, Alex Sandro Correa, Rodrigo Nuno Peiró Correia
    e167836
  • Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420170916925
    José Pedro Matos Fernandes, Alberto Filipe Araújo, Ángel García del Dujo
    e169625
  • A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201712170308
    Marilia Pontes Sposito, Raquel Souza, Fernanda Arantes e Silva
    e170308
  • Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201712170831
    Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Martha Marandino
    e170831
  • Resultados e opiniões dos alunos sobre a implantação do ensino a distância em aulas de fonética e fonologia na Universidade Airlangga

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710173240
    Deny A. Kwary, Sarah Fauzie
    e173240
  • Art, school and museum: the analysis of an experience in art education at the university Museum of Art - MUnA

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420180144174612
    Gustavo Cunha de Araújo
    e174612
  • Interlocutions of researches in technologies in education1*

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844168214
    Elaine Conte, Maiane Liana Hatschbach Ourique
    e168214
  • Ecuadorian kindergartners’ numerical development: contribution of SES, quality of early mathematics education, and school type

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463444201801164156
    Gina Bojorque, Joke Torbeyns, Daniël Van Nijlen, Lieven Verschaffel
    e164156
  • “Re-learn how to see the world”: cinema as education of the way of looking

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420180144162138
    Avelino Aldo de Lima Neto, Terezinha Petrucia da Nóbrega
    e162138
  • History learning based on the construction of narratives about the past

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844164920
    Marlene Cainelli, Isabel Barca
    e164920
  • The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844170967
    Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Raquel Avila Amaral
    e170967
  • Actualidad de la renovación pedagógica en la Comunidad de Madrid: un estudio a través de centros escolares representativos

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174543
    Francisco Javier Pericacho Gómez, Mario Andrés-Candelas
    e174543
  • Me Inc.: The desired identity in initial training in Physical Education

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174633
    Mário Luiz Ferrari Nunes, Marcos Garcia Neira
    e174633
  • Cinema, education, and contemporary imaginaries: hermeneutic studies on dystopia, nihilism, and affirmation in the films O som ao redor, The Turin Horse and Winter sleep

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175009
    Rogério de Almeida
    e175009
  • La labor tutorial y su impacto en la formación científico-investigativa inicial del docente

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844165094
    Diane González Mirabal, Gustavo Esteban Achiong Caballero
    e165094
  • Schools, cities and their heritage: school dynamics of cultural patrimonialisation

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844172781
    Rodrigo Manoel Dias da Silva
    e172781
  • A aquisição da leitura em leitores principiantes: erros típicos no português europeu

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844165734
    Edlia Simões, Margarida Alves Martins
    e165734
  • Educación, racismo cultural y seguridad nacional: la escuela intercultural en contextos de violencia

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174819
    Patricio Lepe-Carrión
    e174819
  • Niveles de conciencia del profesorado en su función orientadora: una tipología enmarcada en la lógica difusa

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175908
    Alícia Villar Aguilés, Sonsoles San Román Gago, Francesc J. Hernàndez i Dobon
    e175908
  • La producción de escritos en educación: reflexiones sobre la firma

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175632
    Ivana Mihal
    e175632
  • Gamificación en educación: una panorámica sobre el estado de la cuestión

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173773
    Ana-M. Ortiz-Colón, Juan Jordán, Míriam Agredal
    e173773
  • Utilización de una herramienta TIC para la enseñanza del inglés en un contexto rural

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844167454
    Andrea Lizasoain C., Amalia Ortiz de Zárate F., Claudia Becchi Mansilla
    e167454
  • (In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844165933
    Cláudio Marques da Silva Neto, Elba Siqueira de Sá Barretto
    e165933
  • Desarrollo de la competencia de análisis de la idoneidad didáctica en futuros profesores de matemáticas

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844172011
    Belén Giacomone, Juan D. Godino, Pablo Beltrán-Pellicer
    e172011
  • Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171010
    Patrícia Weiduschadt, Beatriz Teresinha Daudt Fischer
    e171010
  • No es copia fiel. Procesos de estigmatización en la narrativa fotográfica de las coberturas mediáticas

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171589
    Carina V. Kaplan, Virginia Saez
    e171589
  • Desigualdades educacionais e letramento

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171299
    Marcos Antonio Batista da Silva, Cleomar Azevedo
    e171299
  • Estereótipos sociais na voz das crianças uma análise de livros escolares do Ensino Básico português

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175628
    Teresa da Conceição Mendes de Castro, Rui Manuel do Nascimento Lima Ramos
    e175628
  • A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844166920
    Idemar Vizolli, Helena Quirino Porto Aires, Mylena Gonçalves Barreto
    e166920
  • Os desafios e limites da inserção dos bolsistas do PIBIC – Ensino Médio no campo acadêmico

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844168239
    Adriano de Oliveira, Lucídio Bianchetti
    e168239
  • La especialización del saber en la escuela intervenciones estatales en campos específicos de conocimiento

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175336
    Cecilia Acevedo
    e175336
  • Política editorial de traduções John Dewey na Coleção Cultura, Sociedade e Educação, dirigida por Anísio Teixeira

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171567
    Maria Rita de Almeida Toledo
    e171567
  • Modelo de predicción de la deserción estudiantil de primer año en la Universidad Bernardo O´Higgins

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844172094
    Alexis Matheu Pérez, Claudio Ruff Escobar, Marcelo Ruiz Toledo, Luis Benites Gutierrez, Germán Morong Reyes
    e172094
  • Modelo de autoevaluación y heteroevaluación de la práctica docente en Escuelas Normales

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844170360
    José Ángel Vera Noriega, Gissel Bueno Castro, Nohemí Guadalupe Calderón González, Francisca Leticia Medina Figueroa
    e170360
  • Perception of principals about the attributions in the pedagogical management of municipal schools in Jacobina, Bahia, Brazil

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174879
    Ione Oliveira Jatobá Leal, Ivan Luiz Novaes
    e174879
  • Training of university professors and their meaning for inclusive education

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176672
    Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Elaine Gomes Matheus Furlan, Paulo Cezar de Faria, Daniele Lozano, Claudia Gomes
    e176672
  • Revisiting Knowles and Freire Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173244
    Rosanna Barros
    e173244
  • A recuperação intensiva no Estado de São Paulo uma experiência com professoras de uma escola pública

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173981
    Lúcia Veiga Schermack, Izabella Mendes Sant’Ana
    e173981
  • O paralelismo corpo-mente em Spinoza notações (im)pertinentes para a educação

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176074
    Fernando Yonezawa, Fabio Hebert da Silva
    e176074
  • Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173362
    Joannes Paulus Silva Forte, Manoel Moreira de Sousa Neto, Márcio Kleber Morais Pessoa, Vinicius Limaverde Forte
    e173362
  • Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176325
    Jouhanna do Carmo Menegaz, Vânia Marli Schubert Backes, Katheri Maris Zamprogna, Margarete Maria de Lima, Taís Pereira da Costa
    e176325
  • Livro didático e cultura da impressão

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844xxxx
    Didier Dominique Cerqueira Dias de Moraes
    e175373
  • Formação pedagógica em Moçambique a voz dos participantes

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178295
    Tizuko Morchida Kishimoto, Lucy Sayuri Ito
    e178295
  • Associativismo operário, educação e autonomia na formação da classe trabalhadora em São Paulo (1889-1930)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179976
    Ana Luiza Jesus da Costa
    e179976
  • Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180213
    Alexandro Braga Vieira, Ines de Oliveira Ramos, Renata Duarte Simões
    e180213
  • Compartilhar, estudar, ampliar olhares narrativas docentes sobre formação continuada

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180983
    Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis, Luciana Esmeralda Ostetto
    e180983
  • Percepções, dificuldades e ações de professores frente às drogas na escola

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182015
    Pâmela Migliorini Claudino da Silva, Tanyse Galon, Sonia Regina Zerbetto, Adaene Alves Machado de Moura, Rosa Jacinto Volpato, Angelica Martins de Souza Gonçalves
    e182015
  • Estrategias motivacionales efectivas en profesores en formación

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179652
    Jorge Valenzuela, Carla Muñoz, Abigail Montoya Levinao
    e179652
  • (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179910
    Jardelino Menegat, Dirléia Fanfa Sarmento, Mary Rangel
    e179910
  • O recenseamento escolar de 1920 na imprensa paulista uma campanha cívica de combate ao analfabetismo

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844181751
    Louisa Campbell Mathieson
    e181751
  • Desafios da investigação com crianças na formação de professores contributos da sociologia da infância

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182055
    Ana Cristina Palos
    e182055
  • A apropriação do espaço escolar pelo projeto pedagógico o caso da Escola da Ponte (Portugal)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183443
    Carlos Manique da Silva, Cláudia Pinto Ribeiro
    e183443
  • Programa de Ensino Integral Paulista problematizações sobre o trabalho docente

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180303
    Viviane Cristina Dias
    e180303
  • Estrategias para promover la participación de familias en la educación de niños en escuelas chilenas

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180495
    Alicia Razeto
    e180495
  • Intercâmbio acadêmico as dificuldades de adaptação e de readaptação

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182699
    Franco Gatelli Périco, Roberto Birch Gonçalves
    e182699
  • Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175380
    Edivaldo Góis Junior, Carmen Lucia Soares
    e175380
  • Preocupações com a educação physica o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 - anos 1850)

    DOI: https://doi.org/10.1590/e175905
    Victor Andrade de Melo
    e175905
  • La inserción profesional como experiencia subjetiva el caso los profesores noveles en Quebec

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183252
    Javier Nunez Moscoso, Maurice Tardif, Cecilia Borges
    e183252
  • Operando com conceitos de Bourdieu produtividade em pesquisa e hierarquias acadêmicas no campo da educação

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178392
    Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock, Ana Luisa Antunes, Rosane Pinto Rodrigues, Débora da Silva Lopes Santos, João Paulo Ferraro Turano de Araujo
    e178932
  • Escuela y acto didáctico en el pensamiento pedagógico de Gabriela Mistral 1904-1925

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182847
    Adrián Rodrigo Baeza Araya
    e182847
  • Actividades y dinámicas implementadas con la tableta en un centro de educación básica de España

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183309
    Cristina Sánchez-Martínez, María-Carmen Ricoy, Tiberio Feliz-Murias
    e183309
  • Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183424
    Maria Eugênia Pesaro, Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Fabiana Sampaio Pellicciari, Patrícia Moratti, Cecilia Leach Pimentel, Cristiane Palmeira de Oliveira Barreto
    e183424
  • Identification and validation of coaching skill components among faculty members of universities

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185441
    Mohammad Mohammadisadr, Seyed Ali Siadat, Reza Hoveida
    e185441
  • Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior um caso de estudo

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180590
    António Carlos Corte-Real de Sousa, Carlos Alberto Bragança de Oliveira, José Luís Cabral Moura Borges
    e180590
  • Diversidade cultural e relações de gênero em uma escola indígena sul-mato-grossense

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185144
    Josiane Peres Gonçalves, Edicleia Lima de Oliveira
    e185144
  • Gastos com salários e desempenho em matemática uma análise baseada nas escolas municipais de SBC

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185770
    Fernando Vizotto Galvão
    e185770
  • Práticas educativas e de divertimento junto à natureza a cultura física em Curitiba (1886-1914)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178293
    Marcelo Moraes e Silva, Evelise Amgarten Quitzau, Carmen Lucia Soares
    e178293
  • Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet uma ecologia de saberes

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180699
    Petrilson A. Pinheiro
    e180699
  • “Young” Vygotsky unpublished works about art and the role of artistic creation in child development

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183267
    Priscila Nascimento Marques
    e183267
  • Mapeo sistemático de la literatura sobre evaluación docente (2013-2017)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185677
    Claudia Navarro Corona, María Soledad Ramírez Montoya
    e185677
  • Conocimientos y competencia de futuros profesores de matemáticas en tareas de proporcionalidad

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182013
    María Burgos, Pablo Beltrán-Pellicer, Belén Giacomone, Juan D. Godino
    e182013
  • Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430
    Maria Isabel Festas, Maria José Prata, Albertina Lima de Oliveira, Feliciano Veiga
    e183430
  • Em torno da hermenêutica da escola anatomia de uma política em mutação

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844184044
    Pedro Jorge Caetano
    e184044
  • Pedagogical practice in deaf education the intertwining of different approaches in the educational context

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179339
    Claudia Regina Vieira, Karina Soledad Maldonado Molina
    e179339
  • Puntos de no-derivabilidad de una función y su importancia en la comprensión del concepto de derivada

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844181974
    Claudio Fuentealba, Edelmira Badillo, Gloria Sánchez-Matamoros
    e181974
  • Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart autogoverno pedagógico e posição ativa do educando

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182622
    Claudio A. Dalbosco
    e182622
  • Disparities at the entrance door gender gaps in elementary school

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844184081
    Lina Martínez, Natalia Serna
    e184081
  • Agentes educativos y multiculturalidad en el aula

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844188506
    Antonio Rodríguez Fuentes, Alejandro Daniel Fernández Fernández
    e188506

Traducción

  • Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844003001
    Lev Semionovich Vigotski
    e44003001

Errata

Sección Temática: Educación Superior

  • Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708142931
    Keika Inouye, Fabiana de Souza Orlandi, Sofia Cristina Lost Pavarini, Elisete Silva Pedrazzani
    e142931
  • Fraude académico en universitarios en Colombia: ¿Qué tan crónica es la enfermedad?

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201706157079
    Lina Martinez, R. Enrique Ramírez
    e157079
  • Gestión del tiempo en alumnado universitario con diferentes niveles de rendimiento académico

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708157900
    Angélica Garzón Umerenkova, Javier Gil Flores
    e157900
  • Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201706161579
    Milena Yumi Ramos
    e161579
  • Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708161975
    Allan Moreira Xavier, Leonardo José Steil
    e161975
  • Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201612162807
    Jacques Wainer, Tatiana Melguizo
    e162807
  • Aproximaciones a la deserción universitaria en Chile

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708165743
    Rosa Arancibia Carvajal, Carmen Trigueros Cervantes
    e165743
  • Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708165786
    Pedro Rodrigues de Oliveira, Silvia Aparecida Oesterreich, Vera Luci de Almeida
    e165786
  • ¿Qué es relevante históricamente? Pensamiento histórico a través de las narrativas de los estudiantes universitarios

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709168641
    Alejandro Egea Vivancos, Laura Arias Ferrer
    e168641
  • Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805
    Walner Mamede, Gardênia S. Abbad
    e169805
  • Strengths and weaknesses of the Environmental Management course at the University of Brasília

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844166602
    Alexandre Nascimento de Almeida
    e166602
  • Rhizomatic Higher Education: curricular flexibility proposed by UFABC

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171355
    Allan Moreira Xavier, Leonardo José Steil
    e171355
  • Limites para afiliação à vida acadêmica de estudantes de camadas populares no contexto de expansão universitária

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173462
    Alice Cristina Figueiredo
    e173462
  • E-ducar o olho e o olhar narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173328
    Valéria Cazetta, Celi Rodrigues Chaves Dominguez, Fabiana Curtopassi Pioker-Hara, Josely Cubero
    e173328
  • O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177066
    Paula Francisca da Silva, Savana Diniz Gomes Melo
    e177066
  • Processo de Bolonha e mudanças curriculares na educação superior para que competências

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174148
    Christine Veloso Barbosa Araújo, Viviane Nascimento Silva, Sarah Jane Durães
    e174148
  • A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176870
    Juliana Lapa Rizza, Paula Regina Costa Ribeiro, Maria Renata Alonso Mota
    e176870
  • Contra o silêncio racial nos dados universitários desafios e propostas acerca da Lei de Cotas

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182839
    Adriano Souza Senkevics
    e182839
  • Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183907
    Isabel M. B. Fernandes, Sofia Cardim
    e183907
  • Pedagogias universitárias as influências das diferentes áreas do conhecimento na atuação docente

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177719
    Greice Scremin, Silvia Maria de Aguiar Isaia
    e177719