Disparidades no início do caminho
brechas de gênero na escola primária
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844184081Palavras-chave:
Escola primária, Decomposição do intervalo, Disparidades de gênero, MatemáticaResumo
Um expressivo número de trabalhos tem concluído que estudantes do sexo masculino têm melhor rendimento em matemática em comparação com seus pares femininos. Embora as diferenças se tenham reduzido ao longo do tempo, meninos em geral têm melhor performance em testes padronizados. No entanto, não há consenso entre os pesquisadores/ as sobre quando estas disparidades aparecem e sobre a dimensão destas diferenças. Este artigo busca identificar quando as diferenças de gênero aparecem, quando elas se tornam significativas e como evoluem à medida que estudantes progridem nos primeiros anos da vida escolar. Para explicar as diferenças na performance escolar por gênero, este trabalho considera as pontuações nos testes de matemática entre estudantes da escola primária. São realizadas análises longitudinais e transversais com base nos dados do Programa Longitudinal da Primeira Infância (ECLS-K, na sigla em inglês) nos EUA. As disparidades de gênero são decompostas por meio do método ñopo-match. Os resultados mostram que enquanto as diferenças são quase inexistentes no início da escolaridade, elas se ampliam rapidamente entre o primeiro e o quinto ano, chegando a um acentuado índice de 60,8%. O aumento das disparidades no rendimento escolar de meninos e meninas ao longo do tempo por causas que não sejam os fatores socioeconômicos e escolares sugere que estes últimos diminuem à medida que as crianças progridem na escola.
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