Resultados e opiniões dos alunos sobre a implantação do ensino a distância em aulas de fonética e fonologia na Universidade Airlangga
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710173240Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino presencial, Educação a distância, Fonética, FonologiaResumo
A demanda por ensino a distância no ensino superior tem aumentado significativamente nos últimos anos. Na Indonésia, sua implantação vem sendo estimulada pelo governo desde 2011. No entanto, as universidades ainda buscam o sistema mais apropriado e permanecem inseguras sobre a eficácia do programa. Este artigo discute a implantação do sistema de ensino a distância na Universidade Airlangga, uma das cinco principais universidades estatais na Indonésia. O sistema implantado nessa universidade segue os Sete Princípios de Boas Práticas em Educação de Graduação, isto é, incentivar os contatos entre estudantes e professores, desenvolver a reciprocidade e a cooperação entre estudantes, utilizar técnicas ativas de aprendizagem, oferecer devolutivas imediatas, enfatizar o tempo nas tarefas, comunicar aos estudantes o que deles se espera, respeitar os diversos talentos e as várias formas de aprender. A plataforma de ensino a distância nessa universidade é chamada de AULA (Airlangga University e-Learning Application). Os entrevistados do estudo foram os alunos que cursaram Linguística Geral, particularmente as aulas de Fonética e Fonologia. Com base no cálculo de teste-t dos resultados em provas, concluímos não ter havido diferença significativa entre os resultados da educação a distância e os de ensino presencial. Os resultados dos questionários mostram que 85% dos alunos estão satisfeitos com a implantação do ensino a distância, por acreditarem que o sistema facilita a compreensão dos materiais, é divertido e de acesso conveniente. Para novas implantações, os alunos sugeriram podcasts e jogos, além de um tempo maior para responder aos questionários e melhorias na plataforma.Downloads
Downloads
Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Como Citar
Resultados e opiniões dos alunos sobre a implantação do ensino a distância em aulas de fonética e fonologia na Universidade Airlangga. (2018). Educação E Pesquisa, 44, e173240. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710173240