Pedagogias universitárias

as influências das diferentes áreas do conhecimento na atuação docente

Autores/as

  • Greice Scremin Universidade Franciscana, Santa Maria
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Franciscana, Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177719

Palabras clave:

Pedagogias universitárias, Atuação docente, Áreas de conhecimento, Saber acadêmico

Resumen

Este artigo tem o objetivo de discutir a influência das diferentes áreas do conhecimento na pedagogia universitária. A linha metodológica, de cunho qualitativo-narrativo, teve por base o corpus constituído pelas narrativas de 60 professores das diferentes áreas (de acordo com a classificação do CNPq), de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul (Brasil). A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. Como resultado, a investigação permitiu a vivência de um espaço de formação de pesquisadores no contexto de um grupo de pesquisa, pois o fato de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento fazerem parte desse grupo favoreceu a diversidade de formas de interpretação e de organização da análise dos achados da pesquisa. No que tange ao processo de interpretação dos achados, as categorias de análise construídas compreenderam: conhecimento específico como balizador da docência; rede de saberes da área profissional; docência em ação. Essas três categorias apresentaram-se permeadas por um núcleo fundante (supra-categoria), ao qual se denominou dimensão pessoal da docência, demarcando, assim, a atuação docente. Foi possível constatar que o conhecimento pedagógico se ajusta às diferentes áreas do conhecimento, tomando corpo como um conhecimento pedagógico específico. Isso acaba por afirmar e imprimir uma característica de estrutura epistemológica própria do conhecimento pedagógico.

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Publicado

2019-04-23

Número

Sección

Sección Temática: Educación Superior

Cómo citar

Pedagogias universitárias: as influências das diferentes áreas do conhecimento na atuação docente. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e177719. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177719