Archivio

  • N. 48 (2023)

    Número dedicado aos estudos linguísticos com foco na comparação entre o italiano e outras línguas: não apenas o português brasileiro, mas também o inglês, o espanhol e o alemão.

    Organizado por Elisabetta Santoro (USP), Adriana Mendes Porcellato (USP) e Luciane do Nascimento Spadotto (USP).

  • N. 47 (2023)

    Número dedicado aos estudos literários que apresenta um panorama multiforme e multicolorido não apenas da Literatura Italiana, mas também das Artes Plásticas e do Cinema.

    Organizado por Fabiano Dalla Bona (UFRJ) e Tatiana Fantinatti (UFBA).

  • N. 46 (2023)

    Número dedicado aos estudos literários que traz trabalhos apresentados no simpósio O lugar da palavra: história, política, sociedade em tradução, durante o XIX Congresso da ABPI, que aconteceu remotamente, em outubro de 2021.

    Organizado por Aislan Camargo Maciera (USP), Aline Fogaça dos Santos Reis e Silva (UFRGS) e Gesualdo Maffia (UFBA).

  • N. 45 (2022)

    Número dedicado aos estudos literários que traz trabalhos apresentados no simpósio Trânsitos e traduções pela literatura e cultura italianas durante o XIX Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), realizado em outubro de 2021.

    Organizado por Erica Salatini (UFBA), Lucia Wataghin (USP) e Patricia Peterle (UFSC).

  • N. 44 (2022)

    Número dedicado aos estudos linguísticos com os trabalhos apresentados no XIX Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) com o tema O mundo de Dante e Dante no mundo: a herança linguística, literária e cultural em diálogo com a contemporaneidade.

    Organizado por Jadirlete Lopes Cabral (UFBA), Paula Garcia de Freitas (UFPR) e Adriana Mendes Porcellato (USP).

  • N. 43 (2021)

    Número dedicado aos estudos literários. Uma edição especial para homenagear o grande Dante Alighieri.

    Organizado por Adriana Iozzi Klein (USP) e Doris Nátia Cavallari (USP).

  • N. 42 (2021)

    Número dedicado aos estudos linguísticos com foco na reflexão sobre o ensino de italiano nas escolas e sobre o papel da (inter)cultura.

    Organizado por Adriana Mendes Porcellato (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Paula Garcia de Freitas (UFPR).

  • N. 41 (2020)

    Número dedicado aos estudos literários com alguns artigos que derivam de trabalhos apresentados no XVIII Congresso da Associação Brasileira dos Professores de Italiano (ABPI) com o tema: Ética e criatividade na língua, na literatura e na cultura italianas.

    Organizado por Adriana Iozzi Klein (USP), Fabiano Dalla Bona (UFRJ) e Roberta Barni (USP).

  • N. 40 (2020)

    Número dedicado aos estudos linguísticos com uma seleção de artigos provenientes trabalhos apresentados no XVIII Congresso da Associação Brasileira dos Professores de Italiano (ABPI), realizado em Belo Horizonte em 2019, com o tema: Ética e criatividade na língua, na literatura e na cultura italianas.

    Organizado por Angela M. T. Zucchi (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Adriana Mendes Porcellato (USP).

  • N. 39 (2019)

    Número dedicado aos estudos literários que apresenta artigos sobre Literatura Italiana, Teatro, Cinema e História da Itália.

    Organizado por Doris Nátia Cavallari (USP) e Roberta Barni (USP).

  • N. 38 (2019)

    Número dedicado aos estudos linguísticos com foco em análises diretamente relacionadas ao ensino e à aprendizagem do italiano como segunda língua/língua adicional e pesquisas e reflexões sobre os “efeitos” da imigração italiana no Brasil e também na Argentina.

    Organizado por Angela Zucchi (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Romulo Souza (USP).

  • N. 37 (2018)

    Número dedicado aos estudos literários que apresenta artigos dos mais variados temas, desde a análise da literatura italiana dos anos dois mil, passando pela influência da crítica de arte italiana Anita Sarfatti, na década de 1940, para a constituição do acervo MAM hoje MAC-USP, até chegar ao papel relevante da vulgarização de textos latinos na Florença do século XIII, para a formação de um panorama cultural em torno da língua volgare.

    Organizado por Fabiano Dalla Bona (UFRJ) e Roberta Barni (USP).

  • N. 36 (2018)

    Número dedicado aos estudos linguísticos com foco nos temas: autonomia, uso do dicionário, novas tecnologias, aulas invertidas, material didático, língua de herança, EaD, motivação, tecnologias livres e linguagem do turismo.                                                                                                                                                                                                                                                                   Organizado por Elisabetta Santoro (USP), Angela Zucchi (USP) e Romulo Souza (USP).
  • N. 35 (2017)

    Número dedicado aos estudos linguísticos com foco em questões históricas colocadas em relação com o nosso presente e questões que observam aspectos linguísticos que podem abrir novas perspectivas para um melhor entendimento da língua e para uma reflexão, sempre em desenvolvimento, sobre o ensino e a aprendizagem do italiano.

    Organizado por Angela Zucchi (USP) e Elisabetta Santoro (USP).

  • N. 34 (2017)

    Número dedicado aos estudos literários que apresenta artigos com enfoque na recepção da literatura brasileira na Itália e sobre recepção e traduções da literatura italiana em outros países.

    Organizado por Andrea Santurbano (UFSC), Lucia Wataghin (USP) e Patricia Peterle (UFSC).

  • N. 33 (2017)

    Número dedicado aos estudos literários: produto do trabalho de um grupo de docentes e alunos, de graduação e de pós-graduação, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Organizado por Lucia Wataghin (USP), Sara Debenedetti (USP) e Silvana De Gaspari (UFSC).

  • N. 32 (2016)

    Número dedicado aos estudos linguísticos que aborda questões ligadas ao ensino do italiano no Brasil.

    Organizado por Angela Zucchi (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR).

  • N. 31 (2016)

    Número dedicado aos estudos literários que reúne artigos resultantes, em sua maioria, de trabalhos apresentados no “XVI Congresso da ABPI, XVI Encontro Internacional de Estudos Italianos, V Jornada de Italianística da América Latina e III Seminário Internacional de Estudos Camillerianos”, ocorrido em Fortaleza, no mês de outubro de 2015.

    Organizado por Adriana Iozzi Klein (USP) e Fabiano Dalla Bona (UFRJ).

  • N. 30 (2015)

    Número dedicado aos estudos linguísticos que aborda questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem do italiano como língua estrangeira, discussões acerca do papel do léxico na língua e aspectos específicos de um olhar sobre os estudos linguísticos que se move entre língua, identidade e dialetos.

    Organizado por Angela Zucchi (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Olga Alejandra Mordente (USP).

  • N. 29 (2015)

    Número dedicado aos estudos literários totalmente dedicado a Giovanni Boccaccio, um dos fundadores da Literatura Italiana, considerado também o pai da prosa literária moderna.

    Organizado por Doris Nátia Cavallari (USP).

  • N. 28 (2014)

    Número dedicado aos estudos linguísticos ligado às linhas de pesquisa “Aquisição e aprendizagem do Italiano como língua estrangeira” e “O italiano falado e escrito sob a perspectiva brasileira”.

    Organizado por Angela Zucchi (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Olga Alejandra Mordente (USP).

  • N. 27 (2014)

    Número dedicado aos estudos literários inteiramente dedicado à poesia italiana contemporânea.

    Organizado por Vera Lúcia de Oliveira (Università degli Studi di Perugia).

  • N. 26 (2013)

    Número dedicado aos estudos linguísticos aborda temas ligados ao ensino e à aprendizagem das línguas estrangeiras/segundas línguas e refletem, em especial, sobre o ensino do italiano, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

    Organizado por Angela Zucchi (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Olga Alejandra Mordente (USP).

  • N. 25 (2013)

    Número dedicado aos estudos literários que aborda a literatura italiana de diferentes épocas, sob vários enfoques.

    Organizado por Adriana Iozzi Klein (USP), Doris Nátia Cavallari (USP) e Roberta Barni (USP).

  • N. 24 (2012)

    Número dedicado aos estudos linguísticos que aborda as reflexões sobre a língua italiana e suas peculiaridades e, em especial, ao ensino e à aprendizagem do italiano como língua estrangeira.

    Organizado por Angela Zucchi (USP), Elisabetta Santoro (USP) e Olga Alejandra Mordente (USP).

1-25 di 44