Atividades de ensino de segundas línguas web-based pra estudantes do Programa Erasmus
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i38p5-16Parole chiave:
WebQuest, Attività web-based, Inquiry oriented activityAbstract
Apresentamos uma atividade didática aplicada ao ensino das línguas para estudantes universitários prestes a viajar no âmbito do projeto Erasmus para a Itália, Portugal ou Espanha. A proposta operacional consiste em um WebQuest, isto é, uma inquiry-oriented activity que prevê a busca das informações necessárias para a resolução da tarefa dada, utilizando sites da internet anteriormente selecionados pelo professor. A autenticidade dos documentos a serem consultados permite aos discentes potencializar a competência linguístico-comunicativa em campos semânticos sem dúvida úteis para enfrentar o período de estudos no exterior, por meio do desenvolvimento de uma atividade didática motivadora e flexível, pois pode ser realizada tanto a distância quanto em presença, e pode ser adequada aos diferentes níveis de conhecimento da LE.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BALBONI, P. Le sfide di Babele. Insegnare le lingue nelle società complesse. Torino: UTET, 2015.
CARLONI, G. Insegnare Italiano a stranieri. Percorsi operativi. Milano: Franco Angeli, 2015.
CILIBERTI, A. Glottodidattica. Per una cultura dell’insegnamento linguistico. Roma: Carocci Editore, 2012.
CONSIGLIO D’EUROPA. Quadro comune europeo di riferimento per le lingue: apprendimento insegnamento valutazione. Firenze: La Nuova Italia, 2002.
D’ANGELO, M. Nuove tecnologie per la didattica delle lingue e della traduzione. Roma: Aracne, 2012.
D’ANGELO, M. Considerazioni glottodidattiche sul concetto di digital literacy. In. AGRESTI, G. & PALLINI, S. Migrazioni tra disagio linguistico e patrimoni culturali. Roma: Aracne, 2015, p. 115.
DODGE, B. “Some thought about WebQuests”. http://webquest.org/sdsu/about_webquests.html. Accesso: 22/07/2018.
ELLIS, R. Task-based language Learning and Teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.
MARCH, T. “Why WebQuests”. http://tommarch.com/writings/why-webquests/ Ultimo accesso: 23/07/2018.
MARCH, T. “What WebQuests are (really)”. http://tommarch.com/writings/what-webquests-are/
NARDON-SCHMID, E. Didattica del lessico e nuove tecnologie. In: DI SABATO, B. & MAZZOTTA, P. (orgs.), Linguistica e didattica delle lingue e dell’inglese contemporaneo. Studi in onore di Gianfranco Porcelli. Lecce: Pensa Multimedia, 2011, p. 413.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista de Italianística

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
La rivista detiene i diritti patrimoniali degli articoli e li pubblica simultaneamente nell’ambito della Licenza Creative Commons-Attribuzione-Non Commerciale-Senza Opere Derivate.