Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105Palavras-chave:
Vidas secas, Discurso, Consumo, Retextualização.Resumo
A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-12-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
CARRASCOZA, João Anzanello. Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 93–105, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762.. Acesso em: 21 nov. 2024.