Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas

Autores

  • João Anzanello Carrascoza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105

Palavras-chave:

Vidas secas, Discurso, Consumo, Retextualização.

Resumo

A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Anzanello Carrascoza, Universidade de São Paulo

    Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. É docente também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

CARRASCOZA, João Anzanello. Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 93–105, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762.. Acesso em: 21 nov. 2024.