Uma fusão discursivo-espetacular entre política, mídia e religião na campanha presidencial de 2018 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p132-150Parole chiave:
Fusão discursiva, Espetáculo, Cena de enunciação, Campanha eleitoral, Campos discursivosAbstract
O presente artigo objetiva, centralmente, articular os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa e a produção de Guy Debord (1997) sobre o espetáculo social, a partir da proposta de uma fusão discursivo-espetacular entre o político, o midiático e o religioso, na campanha eleitoral de 2018 protagonizada pela coligação partidária “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, composta pelo Partido Social Liberal (PSL) e pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Procura-se demonstrar, segundo a perspectiva de Debord (1997), a profunda relação entre capitalismo e espetáculo social, tido como relações mediadas por imagens. Também se busca articular espetáculo social e cena de enunciação, noção que recupera o processo de representação da própria situação de tomada da palavra, por meio da constituição discursiva das instâncias enunciativas: o par enunciador/co-enunciador e as coordenadas de tempo e espaço da enunciação. Ainda, apresenta-se uma proposta de análise do corpus que consiste em destacar na materialidade verbo-visual os traços que evidenciam o funcionamento discursivo que se apresenta como hipótese desta pesquisa: uma fusão discursivo-espetacular entre discursos que circulam nos campos político, midiático e religioso, especificamente.
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