Uma fusão discursivo-espetacular entre política, mídia e religião na campanha presidencial de 2018 no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p132-150

Mots-clés :

Fusão discursiva, Espetáculo, Cena de enunciação, Campanha eleitoral, Campos discursivos

Résumé

O presente artigo objetiva, centralmente, articular os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa e a produção de Guy Debord (1997) sobre o espetáculo social, a partir da proposta de uma fusão discursivo-espetacular entre o político, o midiático e o religioso, na campanha eleitoral de 2018 protagonizada pela coligação partidária “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, composta pelo Partido Social Liberal (PSL) e pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Procura-se demonstrar, segundo a perspectiva de Debord (1997), a profunda relação entre capitalismo e espetáculo social, tido como relações mediadas por imagens. Também se busca articular espetáculo social e cena de enunciação, noção que recupera o processo de representação da própria situação de tomada da palavra, por meio da constituição discursiva das instâncias enunciativas: o par enunciador/co-enunciador e as coordenadas de tempo e espaço da enunciação. Ainda, apresenta-se uma proposta de análise do corpus que consiste em destacar na materialidade verbo-visual os traços que evidenciam o funcionamento discursivo que se apresenta como hipótese desta pesquisa: uma fusão discursivo-espetacular entre discursos que circulam nos campos político, midiático e religioso, especificamente.

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Biographies de l'auteur

  • Antonio Carlos Soares, Universidade Federal do Pará

    Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Pará (2023). Professor da Prefeitura Municipal de Timon (Brasil).

  • Fátima Cristina da Costa Pessoa, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2004). Professora Adjunto da Universidade Federal do Pará (Brasil).

  • Lucas Martins Gama Khalil , Universidade Federal de Rondônia

    Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil (2017). Docente do Universidade Federal de Rondônia (Brasil).

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Publiée

2024-09-30

Comment citer

SOARES, Antonio Carlos; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; KHALIL , Lucas Martins Gama. Uma fusão discursivo-espetacular entre política, mídia e religião na campanha presidencial de 2018 no Brasil. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 132–150, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p132-150. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/221624.. Acesso em: 21 nov. 2024.