A performance de Regina José Galindo: luta e resistência na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.145508Palavras-chave:
Violência, Regina José Galindo, Performance, PolíticaResumo
Regina José Galindo, artista guatemalteca, tem orientado suas performances à proposição de zonas de conflito na mais recente memória política de seu país. Em sua errância caribenha, recupera no próprio corpo, a carga explosiva de situações que, pouco a pouco, contaminam todo o público. O contexto de La Verdad, projeto artístico resultante da anulação da sentença condenatória de Efrain Ríos Montt, pode ser compreendido como moção de repúdio da artista e gesto consciente de penalização. Para a performance, a criadora aciona, em um intervalo de quase hora e meia, a leitura dos testemunhos de mulheres sobreviventes do conflito armado vivido na Guatemala. Com dificuldade crescente, em virtude de anestésico aplicado em sua boca, entre pausas, Galindo descortina, página após página, um documento que contém os registros dos crimes praticados por ordem do ditador Ríos Montt. Com sua ação reelabora assim os atos de horror impostos às mulheres da etnia Ixil propondo uma revisão do trauma.
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