v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa

					Visualizar v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa
Publicado: 2022-02-17

Editorial

  • Reflexões pós-pandemia em um mundo em transformação

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220224801001
    Cássia Sofiato, Cláudia Valentina Galian, Elias Evangelista Gomes, Lia Machado Fiuza Fialho, Maria da Graça Jacintho Setton
    e20224801001

Entrevista

  • Feminismo negro: pedagogias, epistemologias, ético-políticas e métodos. Entrevista com Christen A. Smith

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248002002
    Adriana Tolentino Sousa, Uvanderson Silva, Fabiana Jardim
    e201948002002
  • Por uma história transnacional da sociologia: entrevista com Gisèle Sapiro

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248002001
    Gabriela Valente, Charlène Ménard, Maria da Graça J. Setton
    e202248002001

Artigos

  • A essência e a aparência no contexto curricular da licenciatura no curso de geografia da Universidade Estadual de Londrina

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236020
    Adriana Regina de Jesus Santos, José Alexandre Gonçalves
    e236020
  • Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236643eng
    Uyara Ferreira Silva, Deller James Ferreira, Ana Paula Laboissière Ambrósio, João Lucas dos Santos Oliveira
    e236643
  • A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por
    Vera Teresa Valdemarin
    e234750
  • A identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239088por
    André Francisco Alcântara Fagundes, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Débora Fabiana Felix
    e239088
  • A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243164por
    Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
    e243164
  • O esporte no contexto escolar extracurricular: sentidos e contradições no ensino do futsal

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237054por
    Christiano Streb Ricci, Flavia Volta Cortes de Oliveira, Renato Francisco Rodrigues Marques
    e237054
  • Diferenças no desempenho acadêmico na UFMG: entre ingressantes via vestibular e via Enem

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237939por
    Iago Amaral, André Braz Golgher
    e237939
  • Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241700por
    Catarina Doutor, Natália Alves
    e241700
  • Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245243por
    Mônica Aparecida Rodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
    e245243
  • Educação inclusiva na universidade: perspectivas de formação de um estudante com transtorno do espectro autista

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238947por
    Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
    e238947
  • O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239129por
    Gisele Brandelero Camargo, Marynelma Camargo Garanhani
    e239129
  • Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236862%20
    Claudio A. Dalbosco, Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
    e236862
  • Processos de criação com imagens na educação das artes visuais

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237521
    Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti, Marilda Oliveira de Oliveira
    e237521
  • Formação docente à deriva: a preparação para o magistério superior em programas de pós-graduação em direito no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237253%20
    Joannes Paulus Silva Forte, Jordi Othon Angelo
    e237253
  • Gustavo Alberto: “invenção” e circulação da primeira carteira escolar patenteada no Brasil (1881-1884)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241234
    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    e241234
  • Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244193
    Moacir Fernando Viegas
    e244193
  • Plano Nacional de Cultura: análise jurídica da concepção, tramitação e potencialidades

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244555por
    Francisco Humberto Cunha Filho
    e244555
  • Ensinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246118por
    Raul da Fonseca Silva Thé
    e246118
  • O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246996
    Raquel A. Marra da Madeira Freitas, José Carlos Libâneo
    e246996
  • Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249171
    Paulo Delgado, Vera Diogo, João M. S. Carvalho, Pedro Martins
    e249171
  • Pelo fio do nome: relações transnacionais no processo de provimento material do Ginásio Paranaense (1892-1906)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248461por
    Gecia Aline Garcia, Gizele de Souza
    e248461
  • O pensamento conceitual de fração: o modo de organização do ensino davydoviano

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236913por
    Daiane de Freitas, Ademir Damazio
    e236913
  • Imaginação, racionalidade e educação: bases da criação e do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240693
    Simone Corbiniano
    e240693
  • O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239353por
    José Carlos Rothen, Géssica Priscila Ramos, Regilson Maciel Borges, Ana Paula Silveira, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
    e239353
  • Erros em esquemas de demonstração com números complexos

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248235587
    Patrícia Damas Beites, Maria Luísa Branco Branco, Cecília Costa
    e235587
  • A rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação pensada por meio da inscrição literária

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234239%20%20
    Bruno Luiz x Bruno Luiz Américo, Fagner Carniel
    e234239
  • Educação e condição feminina em um tratado de Alexandre de Gusmão escrito na América Portuguesa no final do século XVII

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238149en
    Fernando Ripe, Giana Lange do Amaral
    E238149
  • “Mar de bullying”: turbilhão de violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na escola

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241630por
    Mateus Aparecido de Faria
    e241630
  • Elaboración de una guía de análisis de libros de texto de matemáticas basada en la teoría de la idoneidad didáctica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238787eng
    María José Castillo Céspedes, María Burgos, Juan D. Godino
    e238787
  • Reflexões sobre formação de professores de filosofia à luz da fase teatral de Jerzy Grotowski

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239767
    Débora Mariz, Camila Machado
    e239767
  • O movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científico

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234816por
    Rafael Augusto Marques dos Reis, Luiz Fernando Badaró, Vinicius Machado de Oliveira, Juliano de Souza
    e234816
  • Creatividad, innovación pedagógica y educativa: análisis de la percepción de un grupo de docentes chilenos

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238562%20
    Andrés Troncoso A. Troncoso , Gonzalo Aguayo C. Aguayo, Carmen Claudia Acuña Z Acuña , Laura Torres R. Torres
    e238562
  • Bibliotecas escolares e salas de leitura importam para o aprendizado dos estudantes?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242158por
    Cecília Coutinho de Miranda, Daniel Santos Braga, Ana Paula Campos Cavalcanti
    e212158
  • Racismo: um desafio para a educação bilíngue em Madrid

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240475eng
    David Patrick Doherty, Juana María Anguita Acero, Francisco Javier Sánchez-Verdejo Pérez
    e240475
  • Análise das dimensões social e acadêmica de uma brinquedoteca em uma instituição de ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236386
    Maria Fernanda Diogo
    e236386
  • Identidad lectora de profesores noveles y mediación literaria digital: entrecruces entre trayectorias y competencias

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248233911
    Lorena Berríos Barra, Antonio Mendoza Fillola, Margarida Prats Ripoll
    e233911
  • Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237152
    Paula Pessoa dos Santos de Nader Pereira, Alan Camargo Silva, Sílvia Maria Agatti Lüdorf
    e237152
  • Domínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248132por
    Célia Elizabete Caregnato, Bernardo Sfredo Miorando, Denise Leite
    e248132
  • ¿PISA desde la cuna? El Estudio Internacional de Aprendizaje Temprano e implicancias para América Latina

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248362esp
    Mathias Urban Urban, Jennifer Guevara, Peter Moss
    e248362
  • Representações das classes secundárias experimentais construídas por Gildásio Amado (1958-1973)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246923
    Fernanda Gomes Vieira, Norberto Dallabrida
    e246923
  • Relação com o saber e táticas de territorialização de jovens bolsistas do ensino médio na escola privada

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246763por
    Andrea Cecilia Moreno, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
    e246763
  • Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246037por
    Cristina Meyer, Leticia Losano, Dario Fiorentini
    e246037
  • Sociologia da infância e reprodução interpretativa: um modelo redondo do desenvolvimento infantil

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241891por%20
    Nislândia Santos Evangelista, Rita de Cássia Marchi
    e241891
  • Uma análise de significados da matemática para ingressantes de um curso de licenciatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241471por
    Leandro de Oliveira Souza, Lorraine Silva Gonçalves, Rayane Gomes de Medeiros, Cristiane Coppe de Oliveira
    e241471
  • A implementação do Pronatec e as implicações na política de educação profissional: o prescrito e o efetivado

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240913por
    Danilma de Medeiros Silva, Dante Henrique Moura
    e240913
  • O ensino de história e o livro didático na geopolítica do conhecimento em Timor-Leste

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238720
    Daniel De Lucca
    e238720
  • Ideologia e mudança de discurso de graduandos camponeses: contribuições bakhtinianas para a educação do campo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243360por
    Brenda Santos de Sousa, Frederik Moreira-dos-Santos
    e243360
  • A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242455por
    Heike Schmitz, Julian Tejada, Danilo Silva
    e242455
  • Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248247432por
    Maria Julia Carvalho de Melo, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Carlinda Leite
    e247432
  • Antologia de um currículo: notas esquizoanalíticas para cartografar narrativas seriadas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242904por
    Evanilson Gurgel, Marlécio Maknamara
    e242904
  • Estudantes universitários brasileiros na Espanha: motivações e fatores de decisão

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243385por
    Luciano Kingeski, Jordi Olivella Nadal
    e243385
  • Competencia digital docente para crear contenidos: autopercepción del profesorado en formación didáctico-científica de Galicia (España)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243510
    Nuria Castiñeira Rodríguez, María-Asunción Lorenzo-Rial, Uxío Pérez Rodríguez
    e243510
  • Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239195
    Edmundo Fernandes Souza Filho, Edna Martins
    e240020
  • Egressas(os) do curso de pedagogia (2002 a 2012) na Faculdade de Educação da USP: impressões sobre a experiência formativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246192por
    Marcos Garcia Neira, Elizabeth dos Santos Braga, Rita de Cassia Gallego
    e246192
  • O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em história: um estudo sobre Brasil/Portugal

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244825port
    Marisa Noda, Maria Glória Parra Santos Solé, Marlene Cainelli
    e244825
  • A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238181%20
    Priscila da Silva Soares, Cledir de Araújo Amaral
    e238181
  • O lugar do conceito de mundo da vida de Edmund Husserl na pedagogia libertadora de Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245421por
    Gabriela Ribeiro de Campos, Peri Mesquida, Luci Frare Kira
    e245421
  • Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239057
    Iara Terra de Oliveira, Leonardo José Steil, Wilmo Ernesto Francisco Junior
    e239057
  • Saúde do trabalhador docente e pesquisa: sujeito ou objeto, raramente afeto

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242423por
    Cristiane da Silva Costa, Ricardo Burg Ceccim
    e242423
  • Letramento e autoria: uma proposta de sequência didática para o ensino de literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-46342022482241466por
    Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Analice de Oliveira Martins
    e241466
  • Elementos da sociologia compreensiva de Max Weber: aplicação categorial para a pesquisa em educação

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239168por
    Edmilson Menezes, Nilma Margarida de Castro Crusoé
    e239168
  • A criança surda na educação infantil bilíngue: a importância do social para a construção da linguagem

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234024
    Érica Aparecida Garrutti, Tarsila Nunes de Andrade Moreira
    e234024
  • Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237870por
    Alanda Maria Ferro Pereira, Sheyla C. S. Fernandes, Ig Ibert Bittencourt, Amarillys Félix
  • As operações e o mando: ensaio de análise de ofícios burocráticos (Santa Catarina, 1928)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239852por
    Carolina Cechella Philippi
    e239852
  • História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234744
    Cíntia Santos Diallo, Cláudia Araújo de Lima
    e234744
  • O “bom trabalho” e a formação de pedagogas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237778eng
    Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Valéria Amorim Arantes
    e237778
  • Caracterización de problemas multiplicativos de números enteros propuestos por futuros maestros

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238551esp%20
    Miguel Montes, Maria Isabel Pascual, José Carrillo, Juan Pedro Martín-Díaz
    e238551
  • Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238999%20
    Angélica Pall Oriani Oriani
    e238999
  • Crianças surdas e experiências com a palavra escrita

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239142
    Rosane Aparecida Favoreto da Silva, Alessandra Gotuzo Seabra
    e239142
  • Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240473%20
    Maria Amélia Santoro Franco
    e240473
  • O papel da violência escolar no abandono da carreira docente: proposta de uma matriz analítica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238747%20
    Sullyvan Garcia-Silva, Paulo Lima Junior
    e238747
  • Aprender a desobedecer, ¿una tarea necesaria para los futuros docentes?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248232792
    Suyapa Martínez-Scott, Miriam Sonlleva Velasco, Roberto Monjas Aguado
    e232792
  • La importancia de leer cuentos para el desarrollo lingüístico de preescolares con Trastorno de Lenguaje

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248233178
    Maribel Granada Azcárraga, María Pomés Correa, Francisca Cáceres Zúñiga
    e233178
  • As práticas pedagógicas e a autonomia de professores no contexto de ensino bilíngue de elite

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246542por
    Luana Francine Mayer, Rosana Mara Koerner
    e246542
  • Intereses STEM/STEAM del alumnado de Secundaria de zona rural y de zona urbana en España

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240890
    Luis-Ángel Tamargo-Pedregal, Susana Agudo-Prado, Javier Fombona
    e240890
  • Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra This document is related to:10.1590/S1678-4634202551231821Ee

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248231821eng
    Cristina Barros, António Rochette Cordeiro, Rui Gama, Luís Alcoforado
    e231821
  • ¿Qué sabemos de la cultura académica? Revisión del concepto en la literatura en educación superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240831port
    Liliana Pedraja-Rejas, Emilio Rodríguez-Ponce, Julio Labraña
    e240831
  • La invisibilidad social del pueblo mapuche en la enseñanza de la historia en Chile

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243440esp
    Alexis Sanhueza Rodríguez, Joan Pagès Blanch, Neus González-Monfort, Gustavo González-Valencia
    e243440
  • Aproximações entre Paulo Freire e Theodor Adorno em torno da educação emancipatória

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239149%20
    Damião Bezerra Oliveira, Izan Rodrigues de Souza Fortunato, Waldir Ferreira de Abreu
    e239149
  • Escolas, territórios e afirmação cultural em periferias urbanas no Sul do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246918por
    Rodrigo Manoel Dias da Silva
    e246918
  • Ensino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia Gersão

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244603por%20
    Susana Fontes, Sónia Coelho
    e244603
  • Aprender a ser reinadeiro no cotidiano do Quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245486
    Sônia Cristina de Assis, Genesco Alves De Sousa, José Alfredo Oliveira Debortoli
    e245243
  • Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240660por
    Luciene Cerdas
    e240660
  • Educação matemática e a formação do homo oeconomicus

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244997
    Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores
    e244997
  • Normalidad, rendimiento y subjetividad en el contexto escolar chileno: análisis desde la gubernamentalidad

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244891esp
    Tuillang Yuing-Alfaro, Marcela Apablaza Santis
    e244891
  • Sentidos de educação na publicidade da EaD: do paradigma do processo ao paradigma do produto

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243770por
    Eduardo Alves Rodrigues, Cármen L. H. Agustini
    e243770
  • A formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do Enem (2016)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241713por
    Leonardo Barichello, Rita Santos Guimarães, Dalson Britto Figueiredo Filho
    e241713
  • Enseñanza de la comunicación oral en contexto indígena

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242426eng
    María Paz Vásquez Ramírez, Miguel Del Pino
    e242426
  • Integrar e acolher: o acesso de refugiados e imigrantes haitianos nas universidades

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244344por
    Luise Bittencourt Peres, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão, Carolina Freddo Fleck
    e244344
  • Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240020por
    Jeferson Antunes, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues Rodrigues
    e240020
  • A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244384por
    Catarina Paulos, Carmen Cavaco
    e244384

Errata

Colaboradores

  • Relação de pareceristas ad hoc (2021-2022)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022022480300300
    Editor editor chefe
    e480300300

SEÇÃO TEMÁTICA: JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO

  • Alguns aspectos da relação entre escola e direitos humanos na França no século XVIII

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248252932por
    Rodison Roberto Santos
    e252932
  • Judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral no município de Vitória (ES)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248252897por
    Universidade Federal do Espírito Santo, Vania Carvalho de Araújo
    e252897
  • Efeitos da judicialização da educação infantil evidenciados na produção acadêmica brasileira (2009-2019)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-46342022262181por
    Maciela Mikaelly Carneiro de Araújo, Solange Mary Moreira Santos
    e262181
  • O bullying escolar na legislação brasileira: uma análise documental

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249984por
    Edgar Abrahão Pereira, Grazielli Fernandes, Débora Dalbosco Dell’Aglio
    e249984

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu

  • A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245469
    Adriane Knoblauch, Cristina Carta Cardoso de Medeiros
    e245469
  • Pierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de France

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253814
    Amurabi Oliveira, Camila Ferreira da Silva Silva
    e253814
  • Limites da teoria dos campos: tensões em sua autonomia relativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254991por
    Juliana Miraldi
    e254991
  • Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares1

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254909por
    Ana Rodrigues Cavalcanti Alves
    e254909
  • Socialização de habitus: gênero e geração nas elites paulistanas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254257por
    Maria da Graça J. Setton, Cláudia Vianna, Paulo Rogério da C. Neves
    e254257
  • Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254584por
    Fernanda Ostermann, Flavia Rezende, Matheus Monteiro Nascimento, Luciana Massi
    e254584
  • Políticas de democratização do ensino superior e a reprodução de desigualdades sociais: estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248527por
    Thiago Antônio de Oliveira Sá
    e248527
  • Para uma teoria do capital esportivo: conversações com Bourdieu e Lahire

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253013por
    Gabriel Carvalho Bungenstab, Juliano de Souza, Rui Proença Garcia
    e253013
  • A reprodução de Bourdieu e Passeron muda a visão do mundo educacional

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244296
    Ione Ribeiro Valle
    e244296
  • Sobre a construção do objeto em sociologia: categorias bourdieusianas para compreender os “adeptos da sustentabilidade”

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254863por
    Bruno Costa Barreiros
    e254863
  • Uma análise bibliométrica da recepção de Pierre Bourdieu na ciência política

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248255565por
    Adriano Codato, Maiane Bittencourt, Rafael Perich, Rodrigo Silva
    e255565
  • Compreender e compreender-se: o campo educacional brasileiro num itinerário de leituras de Pierre Bourdieu

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254836por
    Denice Barbara Catani
    e254836

Seção Temática: Infância, Política e Educação

  • Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248257250por
    Elaine Conte, Cristiele Borges dos Santos Cardoso
    e257250
  • Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246869por
    Luciane Pandini-Simiano, Anna Carla Luz Lisboa
    e246869
  • A oferta da educação infantil no setor privado: direito ou negócio

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248770por
    Denise Madeira de Castro e Silva
    e248770