Transformações sociotécnicas na Comunicação e Educação: do analógico ao digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p9-24Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Transformação sociotécnica, Plataformização, RegulamentaçãoResumo
A introdução da tecnologia na educação tem se tornado uma tendência global, com diversos países e estados adotando medidas para modernizar o ensino e otimizar processos administrativos. Alguns exemplos incluem o uso de Inteligência Artificial na produção de materiais didáticos e na automação de práticas pedagógicas, como avaliações de desempenho e planejamento de atividades. Esse avanço tecnológico tem desencadeado mudanças profundas na educação. Essas mudanças enfrentam desafios significativos, como questões de privacidade de dados, acesso equitativo à tecnologia e necessidade de formação de professores. Além disso, há preocupações sobre a narrativa do “progresso” e sua ligação com dinâmicas econômicas, que podem obscurecer as verdadeiras motivações por trás dessas transformações. O artigo propõe discutir essas transformações sociotécnicas, especialmente diante da crescente plataformização da educação, da expansão do ensino a distância e do desenvolvimento acelerado de ferramentas de IA. Também enfatiza a importância de regulamentações rigorosas e investimentos adequados em infraestrutura para garantir a soberania informacional do país.
Downloads
Referências
ALAM, Shahidul. Majority world: challenging the West’s rhetoric of democracy. Amerasia Journal, Los Angeles, v. 34, n. 1, p. 88-98, 2008. DOI:10.17953/amer.34.1.l3176027k4q614v5
ANCHETA-ARRABAL, Ana; PULIDO-MONTES, Cristina; CARVAJAL Victor. (2021). Gender digital divide and education in Latin America: A literature review. Education Sciences, Basel, v. 11, n. 12, p. 804, 2021. DOI: 10.3390/educsci11120804
ARMADA, Francisco; MUNTANER, Carles; NAVARRO, Vicente. Health and social security reforms in Latin America: the convergence of the World Health Organization, the World Bank, and transnational corporations. International Journal of Health Services, Thousand Oaks, v. 31, n. 4, p. 729-768, 2001. DOI: 10.2190/70BE-TJ0Q-P7WJ-2ELU
ARTOPOULOS, Alejandro. Labyrinths of platformization of education in the Global South (and beyond). In: ARTOPOULOS, Alejandro. The New Digital Education Policy Landscape. London: Routledge, 2023. p. 147-164.
ASHAARI, Mohamed Azlan; SINGH, Karpal Singh Dara; ABBASI, Ghazanfar Ali; AMRAN, Azlan; LIEBANA-CABANILLAS, Francisco. Big data analytics capability for improved performance of higher education institutions in the Era of IR 4.0: A multi-analytical SEM & ANN perspective. Technological Forecasting and Social Change, Amsterdam, v. 173, 2021. DOI: 10.1016/j.techfore.2021.121119
BARBOSA, Renata Peres; ALVES, Natália. A reforma do Ensino Médio e a plataformização da educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, 2023. DOI: 10.23925/1809-3876.2023v21e61619
BARBOZA, Douglas Ribeiro; FERREIRA, Ana Carolina Sampaio. Neoliberalismo, social-liberalismo e a antessala para os processos de fascistização no Brasil. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 26, n. 2, p. 636-657, 2022.
BEAUNOYER, Elisabeth; DUPÉRÉ, Sophie; GUITTON, Matthieu J. COVID-19 and digital inequalities: Reciprocal impacts and mitigation strategies. Computers in human behavior, Amsterdam, v. 111, 2020.
BILES, James J. Informal work in Latin America: Competing perspectives and recent debates. Geography Compass, Hoboken, v. 3, n. 1, p. 214-236, 2009.
BONNER, Michelle D. What democratic policing is… and is not. Policing and society, Thousand Oaks, v. 30, n. 9, p. 1044-1060, 2020. DOI: 10.1080/10439463.2019.1649405
BULANOVA, Marina; VELIKAYA, Nataliya. Digitalization of higher education during the pandemic: advantages and risks. University Management: Practice and Analysis, [s. l.], v. 25, n. 4, 2022. DOI: 10.15826/umpa.2021.04.034
CASILLI, Antonio; POSADA, Julian. The platformization of labor and society. In: GRAHAM, Mark; DUTTON, William H. (ed.). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2019. p. 293-306
CASSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Educação Decolonial: o futuro da escola é ancestral. [S. l.]: Centro de referência em educação integral, 2024. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/especiais/educacao-decolonial/ Acesso em: 26 jun. 2024.
CHEN, Lijia; CHEN, Pingping; LIN, Zhijian. Artificial intelligence in education: a review. Ieee Access, [s. l.], v. 8, p. 75264-75278, 2020.
CLUTTERBUCK, Jennifer. The role of platforms in diffracting education professionalities. Tertium Comparationis, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 73-92, 2023.
DÍAZ, Sebastián. Reforma y política educacional en Chile 1990-2004: El neoliberalismo en crisis. Estudios pedagógicos, Valdivia, v. 31, n. 1, p. 113-135, 2005. DOI: 10.4067/S0718-07052005000100007
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. Bielefeld: Bielefeld University Press, 2020.
GARCÍA-MARTÍN, Judit; GARCÍA-SÁNCHEZ, Jesús. The digital divide of know-how and use of digital technologies in higher education: The case of a college in Latin America in the COVID-19 era. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 19, n. 6, 2022. DOI: 10.3390/ijerph19063358
GREEN, Jonathan; GARG, Shruti. Annual research review: the state of autism intervention science: progress, target psychological and biological mechanisms and future prospects. Journal of Child Psychology and Psychiatry, Hoboken, v. 59, n. 4, p. 424-443, 2018. DOI: 10.1111/jcpp.12892
GUPTA, Kriti Priya; BHASKAR, Preeti. Inhibiting and motivating factors influencing teachers’ adoption of AI-based teaching and learning solutions: prioritization using analytic hierarchy process. Journal of Information Technology Education: Research, Santa Rosa, v. 19, p. 693, 2020. DOI: 10.28945/4640
JENA, Rabindra. Technostress in ICT enabled collaborative learning environment: An empirical study among Indian academician. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 51, p. 1116-1123, 2015.
JENSON, Jane. Diffusing ideas for after neoliberalism: The social investment perspective in Europe and Latin America. Global Social Policy, Thousand Oaks, v. 10, n. 1, p. 59-84, 2010. DOI: 10.1177/1468018109354813
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019.
MAHLIGAWATI, Fahdarina; ALLANAS, E.; BUTARBUTAR, M. H.; NORDIN, N. A. N. Artificial intelligence in Physics Education: a comprehensive literature review. Journal of Physics: Conference Series, Bristol, v. 2596, n. 1, 2023. DOI: 10.1088/1742-6596/2596/1/012080
MELO, Adriana Almeida Sales. A mundialização da educação: o projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2003.
MENDOZA, Pilar; DORNER, Lisa. The neoliberal discourse in Latin American higher education: A call for national development and tighter government control. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 28, p. 176, 2020. DOI: 10.14507/epaa.28.5610
PERROTTA, Carlo; GULSON, Kalervo N.; WILLIMASON, Bem; WITZENBERGER, Kevin. Automation, APIs and the distributed labour of platform pedagogies in Google Classroom. Critical Studies in Education, London, v. 62, n. 1, p. 97-113, 2021. DOI: 10.1080/17508487.2020.1855597
PERUZZO, Cecilia M. Krohling. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. Comunicação e Sociedade, Goiânia, v. 2, p. 651-668, 2000. DOI: 10.5216/c&i.v2i2.22855
RIBEIRO, Darcy. Educação como prioridade. São Paulo: Global, 2018.
SAHU, Pradeep. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, Bethesda, v. 12, n. 4, 2020.
SALEM, Njma; MOHAMMADZADEH, Behbood. A study on the integration of ICT by EFL teachers in Libya. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, East Sussex, v. 14, n. 7, p. 2787-2801, 2018. DOI: 10.29333/ejmste/90594
SANCHO, Álvaro Antón; SÁNCHEZ-CALVO, María. Influence of knowledge area on the use of digital tools during the COVID-19 pandemic among Latin American professors. Education Sciences, Basel, v. 12, n. 9, 2022. DOI: 10.3390/educsci12090635
SHAIK, Thanveer; TAO, Xiaohui; LI, Yan; DANN, Christopher; MCDONALD, Jacquie et al. A review of the trends and challenges in adopting natural language processing methods for education feedback analysis. IEEE Access, [s. l.], v. 10, p. 56720-56739, 2022.
SIQUEIRA, Alexandra; CARVALHO, Liana. Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no ensino médio. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 3, p. 117-138, 2013. DOI: 10.1590/s0103-73072013000300008
SOARES, Ismar. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014.
SRINIVASAN, Malini; JISHNU, Dineshan; SHAMALA, Ramappa. COVID-19 and online education: Digital inequality and other dilemmas of rural students in accessing online education during the pandemic. World of Media. Journal of Russian Media and Journalism Studies, Moscow, v. 4, p. 34-54, 2021. DOI:10.30547/worldofmedia.4.2021.2
TEIXEIRA, Anisio. Educação é um direito. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
TORRES-HERNÁNDEZ, Norma; GALLEGO-ARRUFAT, María. Indicators to assess preservice teachers’ digital competence in security: a systematic review. Education and information technologies, London, v. 27, n. 6, p. 8583-8602, 2022.
WILLIAMSON, Ben; EYNON, Rebecca. Historical threads, missing links, and future directions in AI in education. Learning, Media and Technology, London, v. 45, n. 3, p. 223-235, 2020.
WILLIAMSON, Ben. Making markets through digital platforms: Pearson, edu-business, and the (e) valuation of higher education. Critical Studies in Education, London, v. 62, n. 1, p. 50-66, 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thaiane Moreira de Oliveira, Gisela Castro, Paola Ricaurte Quijano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.