Transformações sociotécnicas na Comunicação e Educação: do analógico ao digital

Autores

  • Thaiane Moreira de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Gisela Castro Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo
  • Paola Ricaurte Quijano Escola de Humanidades e Educação do Tecnológico de Monterrey

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p9-24

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Transformação sociotécnica, Plataformização, Regulamentação

Resumo

A introdução da tecnologia na educação tem se tornado uma tendência global, com diversos países e estados adotando medidas para modernizar o ensino e otimizar processos administrativos. Alguns exemplos incluem o uso de Inteligência Artificial na produção de materiais didáticos e na automação de práticas pedagógicas, como avaliações de desempenho e planejamento de atividades. Esse avanço tecnológico tem desencadeado mudanças profundas na educação. Essas mudanças enfrentam desafios significativos, como questões de privacidade de dados, acesso equitativo à tecnologia e necessidade de formação de professores. Além disso, há preocupações sobre a narrativa do “progresso” e sua ligação com dinâmicas econômicas, que podem obscurecer as verdadeiras motivações por trás dessas transformações. O artigo propõe discutir essas transformações sociotécnicas, especialmente diante da crescente plataformização da educação, da expansão do ensino a distância e do desenvolvimento acelerado de ferramentas de IA. Também enfatiza a importância de regulamentações rigorosas e investimentos adequados em infraestrutura para garantir a soberania informacional do país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-Graduação em Comunicação pela mesma instituição.

  • Gisela Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP

  • Paola Ricaurte Quijano, Escola de Humanidades e Educação do Tecnológico de Monterrey

    Professora associada de pesquisa na Escola de Humanidades e Educação do Tecnológico de Monterrey e professora associada do Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard

Referências

ALAM, Shahidul. Majority world: challenging the West’s rhetoric of democracy. Amerasia Journal, Los Angeles, v. 34, n. 1, p. 88-98, 2008. DOI:10.17953/amer.34.1.l3176027k4q614v5

ANCHETA-ARRABAL, Ana; PULIDO-MONTES, Cristina; CARVAJAL Victor. (2021). Gender digital divide and education in Latin America: A literature review. Education Sciences, Basel, v. 11, n. 12, p. 804, 2021. DOI: 10.3390/educsci11120804

ARMADA, Francisco; MUNTANER, Carles; NAVARRO, Vicente. Health and social security reforms in Latin America: the convergence of the World Health Organization, the World Bank, and transnational corporations. International Journal of Health Services, Thousand Oaks, v. 31, n. 4, p. 729-768, 2001. DOI: 10.2190/70BE-TJ0Q-P7WJ-2ELU

ARTOPOULOS, Alejandro. Labyrinths of platformization of education in the Global South (and beyond). In: ARTOPOULOS, Alejandro. The New Digital Education Policy Landscape. London: Routledge, 2023. p. 147-164.

ASHAARI, Mohamed Azlan; SINGH, Karpal Singh Dara; ABBASI, Ghazanfar Ali; AMRAN, Azlan; LIEBANA-CABANILLAS, Francisco. Big data analytics capability for improved performance of higher education institutions in the Era of IR 4.0: A multi-analytical SEM & ANN perspective. Technological Forecasting and Social Change, Amsterdam, v. 173, 2021. DOI: 10.1016/j.techfore.2021.121119

BARBOSA, Renata Peres; ALVES, Natália. A reforma do Ensino Médio e a plataformização da educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, 2023. DOI: 10.23925/1809-3876.2023v21e61619

BARBOZA, Douglas Ribeiro; FERREIRA, Ana Carolina Sampaio. Neoliberalismo, social-liberalismo e a antessala para os processos de fascistização no Brasil. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 26, n. 2, p. 636-657, 2022.

BEAUNOYER, Elisabeth; DUPÉRÉ, Sophie; GUITTON, Matthieu J. COVID-19 and digital inequalities: Reciprocal impacts and mitigation strategies. Computers in human behavior, Amsterdam, v. 111, 2020.

BILES, James J. Informal work in Latin America: Competing perspectives and recent debates. Geography Compass, Hoboken, v. 3, n. 1, p. 214-236, 2009.

BONNER, Michelle D. What democratic policing is… and is not. Policing and society, Thousand Oaks, v. 30, n. 9, p. 1044-1060, 2020. DOI: 10.1080/10439463.2019.1649405

BULANOVA, Marina; VELIKAYA, Nataliya. Digitalization of higher education during the pandemic: advantages and risks. University Management: Practice and Analysis, [s. l.], v. 25, n. 4, 2022. DOI: 10.15826/umpa.2021.04.034

CASILLI, Antonio; POSADA, Julian. The platformization of labor and society. In: GRAHAM, Mark; DUTTON, William H. (ed.). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2019. p. 293-306

CASSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Educação Decolonial: o futuro da escola é ancestral. [S. l.]: Centro de referência em educação integral, 2024. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/especiais/educacao-decolonial/ Acesso em: 26 jun. 2024.

CHEN, Lijia; CHEN, Pingping; LIN, Zhijian. Artificial intelligence in education: a review. Ieee Access, [s. l.], v. 8, p. 75264-75278, 2020.

CLUTTERBUCK, Jennifer. The role of platforms in diffracting education professionalities. Tertium Comparationis, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 73-92, 2023.

DÍAZ, Sebastián. Reforma y política educacional en Chile 1990-2004: El neoliberalismo en crisis. Estudios pedagógicos, Valdivia, v. 31, n. 1, p. 113-135, 2005. DOI: 10.4067/S0718-07052005000100007

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. Bielefeld: Bielefeld University Press, 2020.

GARCÍA-MARTÍN, Judit; GARCÍA-SÁNCHEZ, Jesús. The digital divide of know-how and use of digital technologies in higher education: The case of a college in Latin America in the COVID-19 era. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 19, n. 6, 2022. DOI: 10.3390/ijerph19063358

GREEN, Jonathan; GARG, Shruti. Annual research review: the state of autism intervention science: progress, target psychological and biological mechanisms and future prospects. Journal of Child Psychology and Psychiatry, Hoboken, v. 59, n. 4, p. 424-443, 2018. DOI: 10.1111/jcpp.12892

GUPTA, Kriti Priya; BHASKAR, Preeti. Inhibiting and motivating factors influencing teachers’ adoption of AI-based teaching and learning solutions: prioritization using analytic hierarchy process. Journal of Information Technology Education: Research, Santa Rosa, v. 19, p. 693, 2020. DOI: 10.28945/4640

JENA, Rabindra. Technostress in ICT enabled collaborative learning environment: An empirical study among Indian academician. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 51, p. 1116-1123, 2015.

JENSON, Jane. Diffusing ideas for after neoliberalism: The social investment perspective in Europe and Latin America. Global Social Policy, Thousand Oaks, v. 10, n. 1, p. 59-84, 2010. DOI: 10.1177/1468018109354813

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019.

MAHLIGAWATI, Fahdarina; ALLANAS, E.; BUTARBUTAR, M. H.; NORDIN, N. A. N. Artificial intelligence in Physics Education: a comprehensive literature review. Journal of Physics: Conference Series, Bristol, v. 2596, n. 1, 2023. DOI: 10.1088/1742-6596/2596/1/012080

MELO, Adriana Almeida Sales. A mundialização da educação: o projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2003.

MENDOZA, Pilar; DORNER, Lisa. The neoliberal discourse in Latin American higher education: A call for national development and tighter government control. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 28, p. 176, 2020. DOI: 10.14507/epaa.28.5610

PERROTTA, Carlo; GULSON, Kalervo N.; WILLIMASON, Bem; WITZENBERGER, Kevin. Automation, APIs and the distributed labour of platform pedagogies in Google Classroom. Critical Studies in Education, London, v. 62, n. 1, p. 97-113, 2021. DOI: 10.1080/17508487.2020.1855597

PERUZZO, Cecilia M. Krohling. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. Comunicação e Sociedade, Goiânia, v. 2, p. 651-668, 2000. DOI: 10.5216/c&i.v2i2.22855

RIBEIRO, Darcy. Educação como prioridade. São Paulo: Global, 2018.

SAHU, Pradeep. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, Bethesda, v. 12, n. 4, 2020.

SALEM, Njma; MOHAMMADZADEH, Behbood. A study on the integration of ICT by EFL teachers in Libya. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, East Sussex, v. 14, n. 7, p. 2787-2801, 2018. DOI: 10.29333/ejmste/90594

SANCHO, Álvaro Antón; SÁNCHEZ-CALVO, María. Influence of knowledge area on the use of digital tools during the COVID-19 pandemic among Latin American professors. Education Sciences, Basel, v. 12, n. 9, 2022. DOI: 10.3390/educsci12090635

SHAIK, Thanveer; TAO, Xiaohui; LI, Yan; DANN, Christopher; MCDONALD, Jacquie et al. A review of the trends and challenges in adopting natural language processing methods for education feedback analysis. IEEE Access, [s. l.], v. 10, p. 56720-56739, 2022.

SIQUEIRA, Alexandra; CARVALHO, Liana. Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no ensino médio. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 3, p. 117-138, 2013. DOI: 10.1590/s0103-73072013000300008

SOARES, Ismar. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014.

SRINIVASAN, Malini; JISHNU, Dineshan; SHAMALA, Ramappa. COVID-19 and online education: Digital inequality and other dilemmas of rural students in accessing online education during the pandemic. World of Media. Journal of Russian Media and Journalism Studies, Moscow, v. 4, p. 34-54, 2021. DOI:10.30547/worldofmedia.4.2021.2

TEIXEIRA, Anisio. Educação é um direito. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

TORRES-HERNÁNDEZ, Norma; GALLEGO-ARRUFAT, María. Indicators to assess preservice teachers’ digital competence in security: a systematic review. Education and information technologies, London, v. 27, n. 6, p. 8583-8602, 2022.

WILLIAMSON, Ben; EYNON, Rebecca. Historical threads, missing links, and future directions in AI in education. Learning, Media and Technology, London, v. 45, n. 3, p. 223-235, 2020.

WILLIAMSON, Ben. Making markets through digital platforms: Pearson, edu-business, and the (e) valuation of higher education. Critical Studies in Education, London, v. 62, n. 1, p. 50-66, 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação

Como Citar

Oliveira, T. M. de, Castro, G., & Ricaurte Quijano, P. (2024). Transformações sociotécnicas na Comunicação e Educação: do analógico ao digital. Comunicação & Educação, 29(1), 9-24. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p9-24