Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA)
Com base nos estudos realizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE) sobre Chatbots e Inteligência Artificial Generativa em Relação a Publicações Acadêmicas, a Revista Comunicação & Educação delimita as seguintes normas de submissão e avaliação:
1. Chatbots não podem ser listados como autores ou co-autores de nenhum artigo submetido à Revista Comunicação & Educação. Nenhuma ferramenta de IA deve ser utilizada na geração de textos que compõem a estrutura do artigo a ser submetido ao periódico.
Os chatbots não atendem aos critérios de autoria, pois não são capazes de fornecer aprovação final da versão a ser publicada, assumir as responsabilidades pelo trabalho enviado, compreender conflitos de interesse ou gerenciar contratos de direitos autorais e de licença.
2. Caso uma ferramenta de IA for utilizada para coleta de informações, produção de gráficos, análise de banco de dados, entre outras funções relativas ao apoio e sistematização de elementos que serviram à produção do artigo, os autores devem ser transparentes sobre seu objetivo, além de especificar qual chatbot foi utilizado e as demais informações sobre sua aplicação na produção do artigo.
Os autores que usarem ferramentas de IA na produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, coleta e análise de dados, entre outras funções que não categorizam a produção de texto do artigo, devem ser transparentes ao divulgar tanto no Resumo quanto nos Materiais e Métodos (ou seção semelhante) o tipo de chatbot utilizado, a função desempenhada pelo ferramente de IA e como esse processo ocorreu.
A fim de possibilitar análise científica, incluindo a replicação e a identificação de falsificação, as informações sobre o uso da ferramenta de IA devem ser disponibilizadas em sua totalidade, incluindo também as especificidades da ferramenta, resultados da pesquisa, a hora e a data da consulta.
3. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, mesmo aqueles relativos à pesquisa, organização e análise de dados e informações que compõem o artigo. Portanto, são responsáveis por qualquer violação da ética de publicação.
4. Os editores e pareceristas da Revista Comunicação & Educação não devem em nenhuma circunstância utilizar ferramentas de IA para efetuar as avaliações e análises dos artigos submetidos ao periódico.
Caso ocorra a utilização de qualquer ferramenta de IA durante o processo de análise e avaliação de submissões, os(as) editores(as) e pareceristas devem informar sua utilização (conforme o item 2) e estarem cientes que a avaliação/análise fornecida será desconsiderada do processo editorial.