Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
São aceitos artigos originais e inéditos de doutores. Serão aceitos de doutorandos, mestrandos e mestres desde que em coautoria com um doutor.
- Não há similaridade (autoplágio) com qualquer outro texto tornado público (anais e/ou dissertações e teses), lembrando que o máximo permitido é de 50%.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
URLs para as referências foram informadas quando necessário.
O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- Os títulos devem ser curtos, devem ter no máximo 15 palavras, e deixar clara a temática do artigo.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- O resumo deve conter entre 500 a 700 caracteres (com espaços); explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada, destacando o objeto de estudo; principais referências teóricas, principais resultados e conclusões.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
A norma adotada por Comunicação & Educação para a elaboração das referências é a ABNT NBR 6023 (confira em: www.abnt.org.br)
Deve constar nas referências bibliográficas o código DOI (Digital Object Identifier)
- As opiniões expressas no texto são de responsabilidade de seus autores.
- Cada artigo deverá ter no máximo 45 mil caracteres e no mínimo 30 mil caracteres com espaços, e apresentar as referências bibliográficas completas apenas e exclusivamente nas notas de rodapé. Quaisquer outros comentários devem estar incorporados ao texto.
- São aceitas submissões de autores alheios à instituição editora, desde que sigam as diretrizes da revista.
Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação
Os artigos deverão trazer, direta ou transversalmente, contribuições sobre:
- As mudanças no processo de ensino-aprendizagem na transição das mídias do analógico ao digital;
- Os modelos de negócio das big techs e a polarização dos discursos com reflexos na educação: desinformação, fake news, discurso de ódio;
- Educação a distância e os embates com a educação dialógica;
- A escola e a comunicação como espaço dos conflitos geracionais, de raça, de gênero, de classes e outros, mediados midiaticamente e tecnologicamente;
- As orientações dos organismos multilaterais internacionais e as prescrições ideológicas imanentes na educação midiática: avaliação, habilidades e competência etc.
- A qualidade do ensino e da escola no Brasil: desafios para a interface comunicação/educação, em meio às transformações tecnológicas e socioculturais;
- Permanência na escola: juventude e desigualdades sociais e o papel da comunicação neste cenário educacional em meio às dinâmicas de inclusão e exclusão social;
- Os gêneros dos discursos comunicacionais e os processos de aprendizado;
- As políticas públicas e a interface comunicação/educação;
- Democratização do conhecimento, participação da juventude e a educomunicação;
- Os conceitos e seus embates: comunicação/educação; educomunicação, educação midiática etc.
- ‘Inteligência Artificial’ e o processo de ensino-aprendizagem;
- Os desafios institucionais das relações entre Mídia e Escola;
- Educação e cidadania, acesso e direito à informação.
Para as submissões, os autores devem consultar as normas da revista em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/about/submissions
Cronograma de trabalho:
Submissão de artigos até 03 de março de 2024
Divulgação dos resultados da avaliação para os autores: até 30 de abril de 2024
Publicação da revista: lançamento até 30 de junho de 2024.
Declaração de Direito Autoral
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.
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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.