Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177Palavras-chave:
Comunicação, Meio ambiente, Jornalismo ambiental, EnsinoResumo
Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.
Downloads
Referências
ALVES, Kayc P. Questão ambiental em multimídia: um olhar sobre o rio das Garças a partir do projeto de hidrelétrica Boaventura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2017.
BUENO, Wilson. Comunicação, jornalismo e meio ambiente: teoria e pesquisa. São Paulo: Majoara, 2007.
BUENO, Wilson. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. In: GIRARDI, Ilza M. T.; SCHWAAB, Reges T. Jornalismo ambiental: desafios e reflexões. Porto Alegre: Dom Quixote, 2008. p. 105-118.
FERNANDES, Cleoni M. B. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASETTO, Marcos T. (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2012. p. 95-112.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 19. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FROME, Michael. Green ink: uma introdução ao jornalismo ambiental. Tradução de Paulo R. M. Santos. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
GIRARDI, Ilza M. T. et al. A contribuição do princípio da precaução para a epistemologia do jornalismo ambiental. Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 279-291, 2020. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2053.
GRILLO, Marlene C. O lugar da reflexão na construção do conhecimento profissional. In: MOROSINI, Marília C. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000. p. 75-80.
LÜCKMAN, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, Bruno C. M. de. O “pomar” desconhecido da UFMT: campus tem grande variedade de frutas que muita gente não sabe. Botoblog, Barra do Garças, 2018. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/single-post/2018/12/24/o-pomar-desconhecido-da-ufmt-campus-tem-grande-variedade-de-frutas-que-muita-gente-n%C3%A3o-sa. Acesso em: 27 maio 2022.
PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Corteza, 2010.
QUEM somos? Botoblog, Barra do Garças, 2017. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/quem-somos. Acesso em: 27 maio 2022.
SAMPAIO, Karin. As “corujíneas” da UFMT. Botoblog, Barra do Garças, 2018. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/single-post/2018/08/23/as-coruj%C3%ADneas-da-ufmt. Acesso em: 27 maio 2022.
SEM infraestrutura, Parque da Serra Azul completa 21 anos. Botoblog, Barra do Garças, 2015. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/single-post/2015/04/13/sem-infraestrutura-parque-da-serra-azul-completa-21-anos. Acesso em: 27 maio 2022.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TRIGUEIRO, André. Cidades sustentáveis. In: PORTO-GONÇALVES, Carlos W. (org.). A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 131-139.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores. Ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Publicado
Versões
- 2022-08-22 (2)
- 2022-07-14 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristóvão Domingos Almeida, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.