Oficina de fanzine
práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68Palavras-chave:
educomunicação, fanzine, Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, Adote um Cientista, ensino fundamental e médioResumo
A prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral.
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