Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica

Autores/as

  • Maria Aparecida Baccega Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28

Palabras clave:

comunicação/educação, meios de comunicação, cidadania, criticidade, escola.

Resumen

O artigo conceitua o campo comunicação/educação como espaço privilegiado da atuação dos educadores, professores em particular, apresentando‑o como lócus na formação dos sentidos sociais. Arrola outras características e mostra que comunicação/educação é
muito mais que levar alunos a produzir telejornais, reproduzindo o que aí está. Afirma que as práticas comunicacionais no âmbito da escola, para que atuem no sentido das mudanças, devem resultar do conhecimento efetivo desse campo, para assim permitir que os sujeitos construam uma postura crítica diante da mídia, diante
do mundo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Aparecida Baccega, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
    Atua no mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com estudos e pesquisas nas relações comunicação e consumo; pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) e do Centro de Estudos Comunicação e Trabalho, ambos da Escola
    de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professora; é fundadora e editora de 1994 a 2004 da revista Comunicação & Educação.

Publicado

2009-12-30

Número

Sección

Artigos Nacionais

Cómo citar

Baccega, M. A. (2009). Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, 14(3), 19-28. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28