O ensino e a aprendizagem não cabem em algoritmos: relato docente sobre o fetiche da inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p111-125Palabras clave:
Ética, Inteligência artificial, Relato de experiência, Docência, Economia política da informação e comunicaçãoResumen
Relato de experiência docente na disciplina Ética e Informação em uma universidade federal. A primeira seção apresenta a fundamentação teórica, apoiada na cibernética de Álvaro Vieira Pinto e na economia política da informação e comunicação. A segunda seção discorre sobre a metodologia participativa da disciplina inspirada em Paulo Freire, aluno de Vieira Pinto, que contou com didática multimídia, autoavaliação, dezenas de seminários discentes e trabalho final em formato aberto. Como resultado principal, a educação dialógica confirma o fascínio desmedido dos alunos com os textos criados por inteligência artificial, bem como o despreparo institucional para lidar com esse novo desafio.
Descargas
Referencias
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 192-204, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i3.1240. Acesso em: 18 mar. 2024.
DANTAS, Marcos. Dialética da informação: Uma leitura epistemológica no pensamento de Vieira Pinto e Anthony Wilden. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 491-505, 2015.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2021. Brasília, DF: Cetic.br; Nic.br, 21 nov. 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/ resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-dastecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios2021/. Acesso em: 28 fev. 2024.
OPPY, Graham; DOWE, Davi. The Turing Test. In: ZALTA, Edward (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford: Stanford University, Winter 2021. Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/win2021/entries/turing-test/. Acesso em: 24 fev. 2024.
OS BRASILEIROS da Amazon Mechanical Turk. DigiLabour, [s. l.], 20 dez. 2019. Disponível em: https://digilabour.com.br/pt/os-brasileiros-da-amazon-mechanical-turk/. Acesso em: 16 mar. 2024.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia – Volume I. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005a.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia – Volume II. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005b.
SHANNON, Claude; WEAVER, Warren. A teoria matemática da comunicação. São Paulo: Difel, 1975.
THE LIFE scientific. Michael Wooldridge on AI and sentient robots. [Locução de]: Lucy Taylor. BBC, London, 19 Dec. 2023. Podcast. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/programmes/m001tgk9. Acesso em: 24 fev. 2024.
VALERY, Gabriel. Cientistas divulgam diretrizes para lidar com a Inteligência Artificial. Rede Brasil Atual, São Paulo, 21 mar. 2023. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/cientistas-divulgam-diretrizes-para-lidar-com-a-inteligencia-artificial/. Acesso em: 16 mar. 2024.
WILDEN, Anthony. Enciclopédia Einaudi. comunicação – cognição. Lisboa: Imprensa Nacional, 2001. v. 34.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Monique Figueira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.