A práxis e os princípios da educomunicação são decoloniais? Revisando conceitos e aproximações

Autores/as

  • Ceres Marisa Silva dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Edilane Carvalho Teles Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p183-195

Palabras clave:

Educomunicação, decolonialidade, transgressão, intervenção social, movimentos sociais, culturais e educacionais

Resumen

A Educomunicação tem referências e sustentação no projeto de decolonialidade, por meio da transposição dialógica como medium, que inclui a urgência de uma educação midiática e tecnológica com as realidades e contextos; propõe a (re)construção e o respeito à inclusão das vozes de grupos identitários, secularmente silenciados pela lógica colonialista, como as populações afrodiaspóricas, africanas e indígenas. De metodologia participante e de viés hermenêutico, este artigo analisa sua inserção como uma práxis de intervenção, gênese e imbricamento com os movimentos sociais, culturais e educacionais do campo em emergência.

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Biografía del autor/a

  • Ceres Marisa Silva dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Mestrado em Educação e Contemporaneidade e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). É professora assistente da UNEB, no curso de Jornalismo em Multimeios.

  • Edilane Carvalho Teles, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Líder do Grupo de Pesquisa Polifonia (Uneb) e membro do Mediações Educomunicativa (ECA-USP).

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Publicado

2024-07-17

Cómo citar

Santos, C. M. S. dos, & Teles, E. C. (2024). A práxis e os princípios da educomunicação são decoloniais? Revisando conceitos e aproximações. Comunicação & Educação, 29(1), 183-195. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p183-195