A práxis e os princípios da educomunicação são decoloniais? Revisando conceitos e aproximações

Autores

  • Ceres Marisa Silva dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Edilane Carvalho Teles Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p183-195

Palavras-chave:

Educomunicação, decolonialidade, transgressão, intervenção social, movimentos sociais, culturais e educacionais

Resumo

A Educomunicação tem referências e sustentação no projeto de decolonialidade, por meio da transposição dialógica como medium, que inclui a urgência de uma educação midiática e tecnológica com as realidades e contextos; propõe a (re)construção e o respeito à inclusão das vozes de grupos identitários, secularmente silenciados pela lógica colonialista, como as populações afrodiaspóricas, africanas e indígenas. De metodologia participante e de viés hermenêutico, este artigo analisa sua inserção como uma práxis de intervenção, gênese e imbricamento com os movimentos sociais, culturais e educacionais do campo em emergência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ceres Marisa Silva dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Mestrado em Educação e Contemporaneidade e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). É professora assistente da UNEB, no curso de Jornalismo em Multimeios.

  • Edilane Carvalho Teles, Universidade do Estado da Bahia

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Líder do Grupo de Pesquisa Polifonia (Uneb) e membro do Mediações Educomunicativa (ECA-USP).

Referências

ADICHIE, Chimamanda A. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALCOFF, Linda Martín. A epistemologia da colonialidade de Mignolo. Revista Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, 2017.

ANATEL – CONECTIVIDADE nas Escolas. Agência Nacional de Telecomunicações, Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 7 abr. 2023.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. São Paulo: Autêntica, 2018. Coleção Cultura Negra e Identidades.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2002.

CRUZ, Eliane Patrícia. Nove em cada 10 crianças e adolescentes são usuários da internet. Agência Brasil, São Paulo, 16 ago. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-08/nove-em-cada-dez-criancas-e-adolescentes-sao-usuarias-de-internet. Acesso em: 7 abr. 2023.

ELIAS, Marisa del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983a.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983b.

HABERMAS, Jurgen. Teoria dell’agire comunicativo. Razionalità nell’azione e razionalizzazione sociale. Urbino: Il Mulino, 2008. v. 1.

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. IBGEeduca, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21581-informacoes-atualizadas-sobre-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao.html. Acesso em: 13 jun. 2024.

JESUS, Marcus Vinicíus; SOUZA Paloma; SANTOS, Céres; GUENA, Márcia. O papel da oralidade no livro-reportagem do Terreiro Ylê Asé Ayara Onydancor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 43., 1º-10 dez. 2020, virtual. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0064-1.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. São Paulo: Autêntica, 2018. Coleção Cultura Negra e Identidades.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colinealidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. [S. l.: s. n.], 2003. p. 127-167. Disponível em: http://ram-wan.net/restrepo/decolonial/17-maldonado-colonialidad%20del%20ser.pdf. Acesso em: 7 abr. 2023.

MOREIRA, Gislene. A educomunicação e os sertões do século XXI. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mp5fXLnXZHLDXN6kFkV8ycd/?lang=pt. Acesso em: 6 abr. 2023.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018. Coleção Exit. E-book.

PEDROZA, Paulo. Comunicação e educação: um mapeamento das ações educomunicativas na rede pública de ensino de Juazeiro (BA). In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2-4 jul. 2015, Natal. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2015. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-1686-1.pdf. Acesso em: 1 mar 2023.

PESQUISA suplementar sobre acesso à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Agência Nacional de Telecomunicações, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 8 abr. 2023.

PRANDINI, Paola. Áfricas em cena: mediações cinematográficas e a práxis educomunicativa decolonial e decolonizadora. Ação Midiática, Curitiba, n. 24, jul./dez. 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/download/85314/46908. Acesso em: 7 abr. 2023.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. 1 ed. 4 imp. São Paulo: Cortez Editora, 2010. p. 84-130.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

SANTOS, Céres; TELES, Edilane Carvalho; SILVA, Francisco de Assis. Educomunicação nas graduações de Pedagogia e Jornalismo: a experiência do DCH III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). In: NAGAMINI, Eliana; GOMES, Ana Luisa Zaniboni (org.). Dinâmicas e suportes para conhecer, reconhecer e integrar saberes em Comunicação e Educação. Ilhéus: Editus, 2017. v. 4.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção educomunicação).

TELES, Edilane Carvalho (org.). Pesquisas e projetos em educomunicação: formação, contextos e percursos docentes. Curitiba: CRV, 2022.

TELES, Edilane Carvalho. Educação contextualizada e Educomunicação nas formações do pedagogo e do jornalista. In: REIS, Edmerson dos Santos; TELES, Edilane Carvalho. Contextualizar a educação, dar sentido aos saberes. Curitiba: CRV, 2019.

TELES, Edilane Carvalho. Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação do pedagogo. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

TELES, Edilane Carvalho; COSTA, Elissandra Brito. Educomunicação: um campo de mediações na formação docente. In: TELES, Edilane Carvalho Teles (org.). Pesquisas e projetos em educomunicação: formação, contextos e percursos docentes. Curitiba: CRV, 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Santos, C. M. S. dos, & Teles, E. C. (2024). A práxis e os princípios da educomunicação são decoloniais? Revisando conceitos e aproximações. Comunicação & Educação, 29(1), 183-195. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p183-195