Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177Palavras-chave:
Comunicação, Meio ambiente, Jornalismo ambiental, EnsinoResumo
Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.
Downloads
Referências
ALVES, Kayc P. Questão ambiental em multimídia: um olhar sobre o rio das Garças a partir do projeto de hidrelétrica Boaventura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2017.
BUENO, Wilson. Comunicação, jornalismo e meio ambiente: teoria e pesquisa. São Paulo: Majoara, 2007.
BUENO, Wilson. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. In: GIRARDI, Ilza M. T.; SCHWAAB, Reges T. Jornalismo ambiental: desafios e reflexões. Porto Alegre: Dom Quixote, 2008. p. 105-118.
FERNANDES, Cleoni M. B. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASETTO, Marcos T. (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2012. p. 95-112.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 19. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FROME, Michael. Green ink: uma introdução ao jornalismo ambiental. Tradução de Paulo R. M. Santos. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
GIRARDI, Ilza M. T. et al. A contribuição do princípio da precaução para a epistemologia do jornalismo ambiental. Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 279-291, 2020. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2053.
GRILLO, Marlene C. O lugar da reflexão na construção do conhecimento profissional. In: MOROSINI, Marília C. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000. p. 75-80.
LÜCKMAN, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, Bruno C. M. de. O “pomar” desconhecido da UFMT: campus tem grande variedade de frutas que muita gente não sabe. Botoblog, Barra do Garças, 2018. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/single-post/2018/12/24/o-pomar-desconhecido-da-ufmt-campus-tem-grande-variedade-de-frutas-que-muita-gente-n%C3%A3o-sa. Acesso em: 27 maio 2022.
PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Corteza, 2010.
QUEM somos? Botoblog, Barra do Garças, 2017. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/quem-somos. Acesso em: 27 maio 2022.
SAMPAIO, Karin. As “corujíneas” da UFMT. Botoblog, Barra do Garças, 2018. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/single-post/2018/08/23/as-coruj%C3%ADneas-da-ufmt. Acesso em: 27 maio 2022.
SEM infraestrutura, Parque da Serra Azul completa 21 anos. Botoblog, Barra do Garças, 2015. Disponível em: https://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/single-post/2015/04/13/sem-infraestrutura-parque-da-serra-azul-completa-21-anos. Acesso em: 27 maio 2022.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TRIGUEIRO, André. Cidades sustentáveis. In: PORTO-GONÇALVES, Carlos W. (org.). A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 131-139.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores. Ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Publicado
Versões
- 2022-08-22 (2)
- 2022-07-14 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristóvão Domingos Almeida, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.