A lacuna crítica na ficção científica seriada: uma análise cultural de Westworld e a hibridização humano-androide

Autores

  • Raquel Lobão Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226104

Palavras-chave:

Crítica cultural, Ficção científica, Hibridização, Humano, Android

Resumo

Este artigo explora a limitada crítica cultural sobre séries de ficção científica no Brasil. A cultura contemporânea de séries, caracterizada por narrativas complexas e modos dinâmicos de consumo, requer uma nova abordagem adaptada às plataformas digitais. Embora tal aspecto tenha avançado, a disseminação da crítica sobre séries ainda é insatisfatória. Assim, o objetivo desta investigação é demonstrar que a complexidade narrativa da ficção científica torna a produção de críticas um processo intrincado, adotando-se como estudo de caso a série Westworld. Metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica, levantamento de críticas em plataformas e análise fílmica da série. O artigo propõe duas outras explicações para a escassez de críticas além da complexidade das narrativas de ficção científica: o atendimento mercadológico das expectativas da audiência e o foco da crítica tradicional em gêneros mais próximos da realidade, como o melodrama e o humor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Lobão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ),  onde leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação. 
    Fez Pós- Doutorado na UERJ, sob supervisão da Prof. Fátima Régis, Doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, com período sanduíche na Universidade do Colorado. É jornalista formada pela ECO-UFRJ. Atualmente, participa do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Lúdico e Cognição (CiberCog - Diretório CNPq), onde pesquisa ficção seriada e métodos digitais de pesquisa, especialmente, voltados para os estudos de recepção. 

Referências

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CASETTI, F.; DI CHIO, F. Cómo analizar un film. Barcelona: Paidós Ibérica, 2013.

JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.

JULLIER, L.; MARIE, M. Lire les images de cinéma. Paris: Larousse, 2007.

LOPES, M. I. V. de. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 26, p. 17–34, 2003. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i26p17-34. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469. Acesso em: 8 jun. 2024.

MARTIN, S.; MENARINI, R. Criticizing the series: Television criticism as a genre between cinephilia and fan culture. Comunicazioni Sociali, Milão, v. 37, n. 2, p. 183-190, 2015.

MATTOS, S. A Telenovela Brasileira e a Formação do Imaginário Nacional. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

MÍDIA DADOS BRASIL. Cenários da mídia atual. São Paulo: Mídia Dados Brasil, 2023. Disponível em: https://midiadados.gm.org.br/current-media-scenarios. Acesso em: 08 jun. 2024.

MITTELL, J. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. Nova Iorque: New York University Press, 2015.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo – Neurose. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

PENAFRIA, M. Análise de filmes – conceitos e metodologia(s). In: VI CONGRESSO SOPCOM, 6, 2009, Lisboa. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009. p. 1-11.

RÉGIS, F. Nós, ciborgues: Tecnologias de informação e subjetividade homem-máquina. Curitiba: PUCPRess, 2023.

SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. GALÁXIA, São Paulo, n. 27, p. 241-252, 2014. Disponível em: em: 08 jun. 2024.

SOARES, R.; SERELLE, M. A crítica de TV no Brasil: valores e repertórios. Intexto, Porto Alegre, n. 28, p.171-189, 2013.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus Editora, 1994.

WESTWORLD. Criadores: Jonathan Nolan; Lisa Joy. Nova Iorque: HBO, 2016-2022. Série de televisão (4 temporadas).

Downloads

Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

LOBÃO, Raquel. A lacuna crítica na ficção científica seriada: uma análise cultural de Westworld e a hibridização humano-androide. RuMoRes, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 83–100, 2024. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226104. Disponível em: https://journals.usp.br/Rumores/article/view/226104.. Acesso em: 21 nov. 2024.