Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Publicada por MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e por Metacrítica – Rede de Pesquisa em Cultura Midiática, a revista é um periódico semestral sediado na Escola de Comunicações e Artes da USP voltada para a divulgação de artigos científicos que contribuam para o debate sobre crítica de mídia e comunicação.

A revista recebe artigos dedicados ao estudo da crítica relacionada às mais diferentes expressões da cultura midiática que tragam contribuições teórico-metodológicas sustentadas em análises reflexivas. A um só tempo específica e plural, a linha editorial deste periódico científico se movimenta nas inumeráveis interrogações entre “como criticam os que criticam”, “como fazer para criticar”, “o que está sendo criticado” e “as razões de criticar”.

O objetivo é estimular a publicação de estudos circunscritos em duas grandes instâncias que conjugam esforços teóricos, conceituais e metodológicos, tanto nos exercícios de crítica como nos de metacrítica. A primeira instância abrange a crítica de produções midiáticas acompanhada de reflexões metodológicas e estudos teórico-conceituais; e a segunda se volta para a análise das críticas feitas pelos críticos especializados, pelos públicos e pelos acadêmicos, igualmente sustentada por reflexões metodológicas e estudos teórico-conceituais.

A revista aceita trabalhos originais e inéditos de autores/as com titulação mínima de doutor/a ou doutorando/a, vinculados a instituições de ensino superior, recebendo-os em sistema de fluxo contínuo. É possível, excepcionalemente, aceitar textos de mestres ou mestrandos/as de notória qualidade, desde que tenham sido escritos em coautoria com doutores/as. Os textos enviados não poderão ser submetidos simultaneamente a outras publicações e podem ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês.

Os artigos enviados fora das normas de publicação abaixo indicadas ou do foco e escopo da revista não serão avaliados.

1) O artigo deve ser enviado exclusivamente pelo sistema OJS.

2) Todos os artigos recebidos são analisados e enviados ao processo de avaliação por membros do conselho e consultores ad hoc, conforme afinidade temática, recebendo parecer favorável ou desfavorável à publicação. O resultado será informado por e-mail ao autor/a.

3) Em caso de aprovação, o texto passa por revisão ortográfica e gramatical, com possível contato com o autor/a para solução de dúvidas. Após revisão e diagramação, os artigos são publicados na edição indicada da revista e seus autores avisados da publicação por e-mail. O momento da publicação das contribuições recebidas será decidido pela Equipe Editorial.

4) O autor/a deve indicar o tipo de trabalho enviado (artigo ou resenha). Os artigos devem ter entre 30 mil e 45 mil caracteres (com espaços, incluindo notas e bibliografia). As resenhas (livros ou filmes) devem ter entre 10 mil e 15 mil caracteres (com espaços) e são submetidas mediante indicação dos editores.

5) O arquivo enviado não deve conter nenhum tipo de identificação que possa comprometer o anonimato do trabalho no processo de avaliação (assinatura, citações, propriedades), incluindo o nome do arquivo, que não pode conter o nome do autor.

6) O autor/a deve preencher, obrigatoriamente, todos os campos referentes aos metadados do sistema, tanto aqueles referentes aos artigos, como os que dizem respeito a sua inserção institucional, regional, titulação, formação e principais atividades profissionais e/ou publicações. Os dados relativos à coautoria, bem como a ordem de autoria, devem ser preenchidos no momento da submissão.

7) Submissões enviadas por um mesmo autor/a serão aceitas desde que observado o prazo mínimo de um ano para que um novo artigo possa ser enviado para avaliação. Ou seja, deve ser observado o intervalo de três edições para nova publicação de artigos por um mesmo autor, salvo em casos excepcionais.

8) Se o texto tiver sido apresentado anteriormente em congressos, deve-se fornecer as informações do evento na primeira nota de rodapé do artigo, desde que respeitadas as regras de anonimato na submissão.

9) Os artigos devem conter título (em português e em inglês), resumo de 5 a 10 linhas e 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgula, em português e inglês (abstract e keywords).

10) Os textos deverão ser padronizados da seguinte forma: arquivo em programa word (.docx); espaçamento 1,5, formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem recuo de parágrafo e sem espaço entre os parágrafos; títulos e subtítulos devem ser destacados em negrito (com um espaço antes e um depois deles) e sem numeração; destaques ao longo do texto devem ser feitos apenas em itálico e nunca em negrito.

11) As notas de rodapé (somente as explicativas) devem vir em tamanho 10 e numeradas em sequência (1, 2, 3). Exemplos:

Certo: Atualmente existem mais de 300 unidades fechadas de...

Errado: Estrada, S. Previdência social e complementar e os mercados comuns, p. 13 (trata-se, nesse caso, de uma citação referencial).

12) As citações referenciais devem ser identificadas (entre parênteses) no texto (e não no rodapé), colocando o sobrenome do autor (com inicial em maiúscula), o ano e, quando necessário, a página. Exemplos: um autor: (Wenth, 1998, p. 12); dois autores: (Lamare; Soares, 1990, p. 134-135); três ou mais autores: (Harris et al., 1998, p. 26). O ponto final deve ser colocado após os parênteses, e não antes.

13) Citações com mais de quatro linhas deverão vir em parágrafo específico, com recuo de 4 cm à esquerda, tamanho 10 e espaço simples, com um espaço antes e depois das citações. Citações em língua estrangeira deverão estar traduzidas no corpo do texto, indicando a autoria da tradução (por exemplo, tradução nossa), e com o texto original incluso como nota de rodapé. O ponto final deve ser colocado após os parênteses, e não antes. 

14) A lista de referências bibliográficas deve estar em ordem alfabética, de acordo com as novas normas ABNT (2023). Exemplos:

a) Formato para livros: Caldwell, J. T. Televisuality: style, crisis, and authority in American television. New Jersey: Rutgers, 1995.

b) Formato para teses e dissertações: Muanis, F. As metaimagens na televisão contemporânea: as vinhetas da Rede Globo e MTV. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

c) Formato para artigos: Paiva, S. “A propósito do gênero road movie no Brasil: um romance, uma série de TV e um filme de estrada”. Revista Rumores, São Paulo, v. 1, n. 6, set.-dez. 2009.

d) Formato para trabalhos apresentados em eventos: Reguillo, R. “El lenguaje e los narcos”. In: Seminario Narcotráfico y Violencia en Ciudades de América Latina: retos para un nuevo periodismo. Anais eletrônicos. México: FNPI, 2009. Disponível em: url. Acesso em: 15 ago. 2011.

15) Caso o trabalho contenha imagens, quadros ou tabelas, é necessário incluí-los ao longo do texto. Os títulos e as legendas devem estar imediatamente abaixo das figuras e dos gráficos e imediatamente acima dos quadros e das tabelas. As fontes originais das imagens, quadros ou tabelas devem ser indicadas abaixo. De acordo com a lei de direitos autorais, as fotos e os desenhos devem vir acompanhados dos nomes de seus autores.

Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores/as. Os textos que não seguirem as diretrizes editoriais e formais indicadas não serão encaminhados para avaliação.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso tenha sido enviado para eventos científicos, o texto deverá ser revisado e submetido à revista apenas após sua apresentação.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para autores", na página "Sobre a revista".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF. O texto está em espaço 1,5; fonte TNR 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); não utiliza negrito no corpo do texto; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos; as referências seguem as normas ABNT 2023.
  • O texto não contém marcas de autoria em seu conteúdo, nas referências ou no nome do arquivo enviado, sendo que o autor/a inseriu corretamente os metadados referentes ao texto e a seus dados profissionais (instituição, região, titulação, entre outros); os nomes dos coautores, bem como a ordem de autoria, foram corretamente preenchidos.
  • Nas seções com avaliação pelos pares (como artigos), as instruções disponíveis em "Processo de avaliação pelos pares" (avaliação cega) foram seguidas, bem como aquelas previstas na "Política de ética".
  • Nas seções móveis, a submissão se fará mediante indicação e aprovação dos editores da revista, não podendo ser realizada diretamente pelo site.
  • URLs para as referências serão informadas quando possível, atualizadas se necessário e testadas antes da submissão. Endereços condensados são recomendáveis, bem como as páginas principais de websites, ou aquelas consideradas menos sujeitas a alterações em termos de acesso.
  • Os textos enviados serão submetidos a análise inicial que inclui elementos formais, padronização e adequação à linha editorial da revista. Textos encaminhados fora do foco e escopo da revista não serão encaminhados para avaliação, sendo os proponentes comunicados pela Equipe Editorial.

Dossiê

Artigos de eixo temático previamente recomendado pelos editores (tema da edição).

Artigos

Chamada de artigos para contribuições vinculadas ao tema e escopo editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.