Diretrizes para compreensão dos silenciamentos nos discursos publicitários brasileiros: o setor automotivo

Autores

  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i1p94-106

Palavras-chave:

Publicidade, Discurso, Silenciamentos, Setor automotivo, Brasil

Resumo

Entre evidenciações e omissões, os discursos publicitários costumeiramente tendem a explicitar os argumentos favoráveis ao produto anunciado e a omitir tudo o que possa prejudicar a reputação deste. Esta investigação é de caráter teórico, mas também se sustenta na realidade mercadológica ao se apoiar em extensos dados que notabilizam o paradoxo de dizeres e silenciamentos nas publicidades de carros, com enfoque na realidade brasileira. A partir de revisão bibliográfica, cotejada com o levantamento de dados secundários, buscase compreender a lógica vigente em discursos hegemônicos confrontados com cenários de crise – sejam essas adversidades de ordem material ou de ordem simbólica. O artigo se apoia nas percepções sobre as retóricas do consumo a partir de Carrascoza, Casaqui e Nos Aldás; nas “contribuições” da publicidade para as práticas de consumo, com Coelho e Rocha; na discussão de ética e valores na sociedade de consumo, a partir de Baudrillard, Feenstra , Martín e Bauman. A pesquisa evidencia o hiato que há entre os dizeres e os silenciamentos nos discursos publicitários brasileiros do setor automotivo.

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Biografia do Autor

  • Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

COVALESKI, Rogério Luiz. Diretrizes para compreensão dos silenciamentos nos discursos publicitários brasileiros: o setor automotivo. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 94–106, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p94-106. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141283.. Acesso em: 21 nov. 2024.