Emojis: entre la libertad expressiva y el control de las plataformas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223263

Palabras clave:

Emojis, Comunicación, Consumo, Vigilancia, Control

Resumen

Este artículo reflexiona sobre la evolución de los emojis, signos visuales que aparecen inicialmente en el contexto de mensajes de texto mediados por dispositivos electrónicos. Para ello, parte de una revisión de los estudios académicos de estos elementos, que tienen su origen en campos tan diversos como la comunicación, el marketing, la lingüística, la psicología y la semiótica, etc., además de frecuentes enfoques interdisciplinares. Se identificó que los emojis forman parte de un conjunto de elementos que a lo largo del tiempo han sido utilizados como recursos expresivos y que evolucionan a medida que desbordan el entorno digital en el que surgieron y se presentan como parte integral de la cultura contemporánea. Con esto, se plantean discusiones sobre el control y la vigilancia en la producción de estos elementos que influyen en las prácticas de comunicación y el consumo de marcas.

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Biografía del autor/a

  • Silvio Koiti Sato, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo

    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015), com doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa - Porto - Portugal (bolsista Capes). Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2010). Possui especialização em Administração de Empresas pela EAESP FGV com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas - Austin e EAESP - FGV-SP (1999), com intercâmbio internacional no MBA da HEC França (1998). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1990). Leciona nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais da ESPM-SP (desde 2015). Anteriormente, foi professor do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da ECA-USP (2017-2019) e professor dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FAAP-SP (2011-2022). Foi coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP-SP (2017-2019). Leciona nos cursos de especialização da ECA-USP: Cultura Material e Consumo - CMC e MBA de Moda (desde 2014). Anteriormente, lecionou em cursos de especialização de instituições como FIA-SP, IED-SP e BSP-SP. É pesquisador do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP (desde 2008). Autor do livro Signos da mobilidade: marcas e consumo na cultura digital pela Editora Appris (2017) e coorganizador do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (2015). Autor de artigos em periódicos e capítulos de livro nas áreas de Branding, Propaganda, Semiótica e Consumo. Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.

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Publicado

2024-08-15

Cómo citar

SATO, Silvio Koiti. Emojis: entre la libertad expressiva y el control de las plataformas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e223263, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223263. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/223263.. Acesso em: 21 nov. 2024.