Emojis: among expressive freedom and the control of the platforms

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223263

Keywords:

Emojis, Communication, Consumption, Surveillanc, Control

Abstract

This study reflects on the evolution of emojis, visual signs that initially appear in text messages mediated by electronic devices. For this, academic studies of these elements in fields as diverse as communications, marketing, linguistics, psychology, semiotics, among others, and frequent interdisciplinary approaches were reviewed. This study found that emojis belong to a set of elements that have been used as expressive resources over time, that evolve as they overflow the digital environment in which they emerged, and configure integral parts of contemporary culture. Thus, discussions arise about control and surveillance in the production of emojis that influence communication practices and brand consumption.

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Author Biography

  • Silvio Koiti Sato, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo

    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015), com doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa - Porto - Portugal (bolsista Capes). Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2010). Possui especialização em Administração de Empresas pela EAESP FGV com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas - Austin e EAESP - FGV-SP (1999), com intercâmbio internacional no MBA da HEC França (1998). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1990). Leciona nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais da ESPM-SP (desde 2015). Anteriormente, foi professor do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da ECA-USP (2017-2019) e professor dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FAAP-SP (2011-2022). Foi coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP-SP (2017-2019). Leciona nos cursos de especialização da ECA-USP: Cultura Material e Consumo - CMC e MBA de Moda (desde 2014). Anteriormente, lecionou em cursos de especialização de instituições como FIA-SP, IED-SP e BSP-SP. É pesquisador do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP (desde 2008). Autor do livro Signos da mobilidade: marcas e consumo na cultura digital pela Editora Appris (2017) e coorganizador do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (2015). Autor de artigos em periódicos e capítulos de livro nas áreas de Branding, Propaganda, Semiótica e Consumo. Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.

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Published

2024-08-15

How to Cite

SATO, Silvio Koiti. Emojis: among expressive freedom and the control of the platforms. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e223263, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223263. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/223263.. Acesso em: 3 dec. 2024.