O consumo, o gosto, a ponte e a cerca: um estudo exploratório sobre o gosto e referências estéticas em propagandas dirigidas à baixa renda

Autores

  • Jôse Fogaça ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p108-124

Palavras-chave:

baixa renda, consumo, gosto, propaganda, classes sociais

Resumo

Desde a última década, o mercado emergente de baixa renda tem atraído a atenção de marcas e empresas, por seu grande potencial e pela ausência de conhecimento sobre essa parcela da população. A entrada desse contingente no mundo do consumo trouxe transformações de todas as ordens para diversos setores da sociedade e novos desafios e questionamentos para as marcas e para a publicidade. Este trabalho reflete sobre este fenômeno, dando foco à questão das particularidades culturais e da existência de demandas específicas desse mercado, especialmente no tocante às propagandas destinadas a esse público. O percurso inicia com a discussão do consumo como elemento definidor do pertencimento social, passa pelo tema do gosto estético de classes e termina com um exercício exploratório de análise de propagandas. Criam-se, nesse decorrer, os conceitos de consumo de inserção e consumo de ascensão.

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Biografia do Autor

  • Jôse Fogaça, ECA-USP
    Doutoranda do Programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP. Mestre em Sociologia pela Unicamp. Pesquisadora junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

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Publicado

2012-06-16

Como Citar

FOGAÇA, Jôse. O consumo, o gosto, a ponte e a cerca: um estudo exploratório sobre o gosto e referências estéticas em propagandas dirigidas à baixa renda. Signos do Consumo, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 108–124, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i1p108-124. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49982.. Acesso em: 21 nov. 2024.